Unesp 2026: 5 possíveis temas para a redação e como se preparar
Unesp – Campus Registro. Foto: AFPESP/Divulgação

Unesp 2026: 5 possíveis temas para a redação e como se preparar

Confira os palpites de temas de redação do professor de Redação e Filosofia do EV, Fernando Andrade, para a Unesp 2026

As provas da segunda fase do vestibular 2026 da Universidade Estadual Paulista (Unesp) acontecem nos dias 07 e 08 de dezembro e contam com 36 questões discursivas e uma redação.

No primeiro dia (domingo) são aplicadas as 24 questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza e Matemática. Já no segundo dia (segunda) são passadas as 12 questões de Linguagens e a redação.

O exame objetivo vale 72 pontos e a redação vale 28 pontos, totalizando 100. Ou seja, a realização do texto dissertativo corresponde a praticamente um terço da nota final, o que costuma amedrontar muitos candidatos.

+ Quais são as mudanças no Vestibular Unesp 2026?

Pacote Unesp

Conheça nosso curso

O tema de redação escolhido na edição 2025 foi “Medicalização da vida: a quem interessa?”. Já em 2024, os candidatos escreveram sobre a proposta “é possível um mundo off-line?”.

Se você está em busca de uma das 5.867 vagas que a Unesp oferta este ano, confira a seguir as apostas de temas de redação para o vestibular, em uma análise feita em parceria com o professor de Redação e Filosofia do Estratégia Vestibulares, Fernando Andrade.

Aliás, o professor tem histórico de acertos: em 2021, ele previu o tema da redação do Enem no 2º Simulado do Estratégia Vestibulares e, em 2024,  acertou o tema de redação do Encceja Ensino Médio

Será que vem mais um acerto por aí? Confira a seguir os temas sugeridos por Fernando Andrade, com comentários na íntegra e dicas para se preparar!

+ Temas de redação do vestibular da Unesp nos últimos anos

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Temas de redação para Unesp

De acordo com o professor Fernando, “o problema de apostar para a Unesp é que a fundação que faz a prova e a proposta de redação é a Vunesp”. A Vunesp é responsável por diversos processos seletivos no ano, sejam eles concursos ou vestibulares de universidades privadas e públicas. Ou seja, ela é encarregada de escolher o tema da redação de todas essas seleções, chegando a mais de 20 propostas por ano.

Em todo caso, o professor de Redação elaborou cinco temas, todos em forma de pergunta, como é típico da Vunesp, exigindo posicionamento do candidato. Confira!

1 – Para se ter segurança, vale qualquer esforço?

“Este tema dialoga com uma das principais demandas da sociedade contemporânea: a segurança. O brasileiro, cansado da ameaça à vida e ao patrimônio, parece estar disposto a aceitar qualquer tipo de política que possa significar uma vida sem a possibilidade de ser vítima da criminalidade. Os eventos ocorridos em Santos e no Rio de Janeiro, nos quais a polícia agiu de forma até truculenta e recebeu o apoio popular, têm demonstrado isso. 

Mas o assunto não se esgota somente a partir desse viés. Em nome da segurança pública, alguns governos da América Latina adotaram práticas autoritárias e contrárias aos direitos humanos. 

Além disso, pode-se sempre pedir que o candidato trabalhe esse tópico pelo binômio segurança/vigilância, conforme proposta por Foucault. Em nome de uma vida mais segura, abrimos mão da privacidade e aceitamos essa forma de controle social baseada na vigilância.”

2 – Adultização das crianças: regulamentar as redes é a solução?

“Esse tema foi a grande coqueluche do ano corrente. Não seria de admirar que a banca escolha essa proposta. Embora a resposta da sociedade brasileira pareça não deixar muita dúvida em relação à opção do senso comum, regulamentar as redes, uma boa coletânea pode elevar o patamar da discussão, até porque a pergunta é clara: isso seria a solução para pais que adultizam ou infantilizam seus filhos de acordo com a necessidade afetiva deles? Um ótimo tema para refletir sobre que tipo de relação estamos estabelecendo com as crianças.”

3 – COP 30: hipocrisia ou oportunidade?

“Esta proposta aborda um tema de extrema atualidade e relevância global, que coloca o Brasil no centro de um dos debates mais urgentes do nosso tempo: a crise climática.

 A escolha de Belém, no coração da Amazônia, para sediar a COP 30, transforma o evento em um momento decisivo não apenas para a política ambiental internacional, mas para a própria imagem e futuro do país. 

Considerando esse contexto, esta proposta visa fomentar uma reflexão crítica sobre o duplo desafio que a COP 30 representa: uma oportunidade única de o Brasil assumir a vanguarda da agenda climática global, mas também um risco concreto de expor as contradições internas que minam sua autoridade moral para tal. A conferência é, portanto, um palco onde as ambições e as ações do governo serão colocadas à prova.”

4 – Empresário de si mesmo: entre a liberdade e a perda de humanidade

“Esse tema é batido, várias bancas já pediram para que o candidato discutisse o tópico dentro da chave da precariedade do trabalho. Contudo, um recorte específico que não discutisse diretamente o trabalho, mas a valorização de uma liberdade que talvez seja mais ilusória que real, abriria a possibilidade de uma reflexão deslocada do eixo do trabalho para a forma como, subjetivamente, estamos nos constituindo. 

Ao aceitar os parâmetros do mundo do trabalho e da competição como modelo de subjetividade, limitamos nossa capacidade de empatia para com o próximo e reduzimos nossa forma de nos deixar afetar pelos outros e por nossos próprios sentimentos.”

5 – Ressurreição digital: ajuda terapêutica ou alienação?

“Recentemente, foram publicadas notícias sobre como as pessoas estão se valendo da Inteligência Artificial para lidar com questões emocionais e afetivas. Ora, a situação mais extrema pela qual alguém pode passar é a do luto. Seria possível alimentar um robô com informações sobre a pessoa amada de tal forma que ele pudesse emular o ente querido que morreu. Vale a pena qualquer artifício para evitar a dor? 

Essa questão traz dilemas éticos diante dos quais não temos ainda respostas precisas. Propor um tema como esse para o candidato seria como convidá-lo para refletir sobre como nosso avanço tecnológico nos desafia a reconfigurar a nossa própria humanidade.”

Calendário Vestibular Unesp 2026

  • Divulgação do edital: 08/08/2025;
  • Pedidos de isenção e redução da taxa: 25/08 a 31/08/2025;
  • Resultado isenção e redução: 22/09/2025;
  • Inscrições: 04/09 a 08/10/2025;
  • Locais de prova 1ª fase: a partir de 24/10/2025;
  • Prova 1ª fase: 02/11/2025;
  • Gabaritos e cadernos 1ª fase: 20h do dia 02/11/2025;
  • Locais de prova 2ª fase: 28/11/2025;
  • Provas 2ª fase: 07 e 08/12/2025;
  • Cadernos 2ª fase: 20h do dia 07 e 08/12/2025;
  • Resultado: 30/01/2026;
  • Matrícula: 02 a 04/02/2026.

Como estudar para passar na Unesp?

A Unesp possui um dos vestibulares mais concorridos do Brasil. Ou seja, para garantir a aprovação, é necessário focar nos estudos e apostar em um material de qualidade. Para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Vestibular!

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Vestibular Unesp 2026, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

CTA Curso para Vestibular Unesp

Você pode gostar também
Leia mais

Como é a prova da Fuvest?

Você sabe como é a prova da Fuvest? Neste artigo você confere todas as informações a respeito do vestibular da USP