Elementos e fatores climáticos: como são definidos os climas

Elementos e fatores climáticos: como são definidos os climas

O clima de uma região é determinado a partir dos elementos e fatores climáticos que compõem o ambiente ao longo de um grande espaço de tempo. Entender essas relações é importante para a relação entre o espaço geográfico, os seres vivos e a sociedade ali existente.

Nos vestibulares, esse assunto pode ser cobrado de maneira contextualizada e intertextual e, para te ajudar na construção desse conhecimento, o Estratégia preparou um artigo que resume os principais componentes do clima. Ao final, treine seu conhecimento com questões sobre o assunto. Vamos lá?

O que é clima?

O clima pode ser definido como uma condição atmosférica média que ocorre em uma determinada área do planeta. Para entender o perfil das localidades é importante entender os elementos e fatores climáticos existentes ali e como eles se comportam no decorrer do tempo. 

Por exemplo, ao observar o perfil climático da região amazônica, encontra-se um padrão no tempo atmosférico: temperaturas relativamente altas, umidade relativa do ar elevada, precipitações abundantes ao longo do ano. Nesse sentido, o local pode ser enquadrado no clima equatorial — determinado a partir de diferentes conceitos da geografia.

O que são elementos climáticos?

Os elementos climáticos podem ser considerados como características que o clima apresenta. São eles temperatura, umidade e pressão atmosférica. Conheça-os com mais detalhes nos tópicos a seguir.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Temperatura

Temperatura - elementos climáticos

É o índice científico utilizado para mensurar a quantidade de calor na atmosfera. No Brasil, esse valor é dado em graus celsius (ºC), mas algumas outras escalas termométricas podem ser adotadas, como kelvin (K) e Fahrenheit (ºF).

Umidade

É o parâmetro utilizado para entender a quantidade de água gasosa presente na atmosfera. Ele pode ser dividido em duas principais vertentes:

  • Umidade total do ar: soma da quantidade água atmosférica; e 
  • Umidade relativa do ar: que relaciona o valor de água na atmosfera e a quantidade de água máxima de água que poderia haver antes da precipitação (chuva).

Pressão atmosférica

É o peso ou força exercida pela coluna de ar sobre a superfície terrestre. Quanto mais alto um local é, menor a quantidade de ar acima dele e, consequentemente, menor a pressão atmosférica.

Por outro lado, a nível do mar, a pressão atmosférica é resultado do peso de toda a coluna de ar atmosférico — por isso é muito alta. Em razão da padronização, é considerado que a pressão atmosférica no nível do mar é de 1 atm. 

O que são fatores climáticos?

Os fatores climáticos são os componentes geográficos que causam o comportamento climático. São eles quem determinam as padronizações dos elementos climáticos. 

Latitude

É o fator climático que mede a distância entre a localidade e a Linha do Equador (latitude 0º). Essa linha é importante porque marca o ponto de maior incidência solar e, por isso, quanto mais próximo dela, mais quentes são os climas. Por outro lado, as regiões de maior latitude são mais frias e recebem menos radiação solar. 

Por meio desse conceito geográfico é possível criar as zonas climáticas, conforme o esquema abaixo:

Fatores climáticos - latitude

Altitude

A altitude mede a distância entre a região e o nível do mar. Quanto maior a altitude, mais frias são as temperaturas. Uma das explicações para essa afirmação é a distância do solo, que impede uma grande ascensão do calor até esses locais.

fatores climáticos - altitude

Além disso, esse fator climático se relaciona intimamente com a pressão atmosférica: localidades de grande altitude apresentam menor pressão atmosférica, ar rarefeito e menor propagação da umidade e temperatura, situação que ocasiona essa queda nos índices termométricos.

Maritimidade e continentalidade

A maritimidade diz respeito à proximidade a corpos hídricos, ela tem grande influência no clima porque a água é um importante regulador térmico, que garante menor amplitude térmica no decorrer do tempo. 

Em contraposição, a continentalidade é mensura a distância da localidade até os corpos d’água. Regiões intercontinentais tendem a possuir maior amplitude térmica ao longo do ano, além de estarem mais sujeitas à baixa umidade relativa do ar. 

Correntes Marítimas

As correntes marítimas são grandes fluxos de água que se movimentam no interior dos mares. Podem ser consideradas como grandes rios ou corpos d’água salgada que se movem em um fluxo independente do movimento oceânico.

Conforme se direcionam entre as regiões, elas podem influenciar na umidade e temperatura. Os locais onde as correntes marítimas são quentes, possuem maior evaporação d’água, e por consequência, maior índice pluviométrico — isso ocorre, por exemplo, na costa litorânea brasileira.

Em contrapartida, os litorais de água fria são mais secos, uma vez que o vapor d’água se condensa antes de chegar próximo à superfície continental. É o que acontece no litoral chileno, nas formações próximas ao deserto do Atacama.

Massas de ar

Por último, as massas de ar são fatores climáticos relacionados com o vento, que nada mais é do que o ar em movimento. Esse deslocamento ocorre pela diferença de pressão entre as regiões. 

Nesse contexto, as massas de ar partem das regiões de alta pressão para as regiões de maior pressão atmosférica. Geralmente, essa movimentação leva o calor e a umidade de uma localidade para outra, o que influencia no perfil climático de ambos os locais.

Questão de Elementos e fatores climáticos

Agora que você já possui as principais informações sobre elementos e fatores climáticos, treine sua compreensão do assunto com questões de vestibulares. Depois, compare sua linha de raciocínio e sua resposta com aquela proposta pela Coruja, esse processo te ajudará na consolidação do conhecimento. Confira!

UFLA 2011

As colunas abaixo apresentam elementos climáticos e fatores climáticos. Associe as duas colunas.

Coluna I

1 – Elementos climáticos
2 – Fatores climáticos

Coluna II

( ) altitude
( ) pressão atmosférica
( ) chuvas
( ) correntes marítimas
( ) latitude

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

a) 2 – 1 – 1 – 2 – 2
b) 1 – 1 – 2 – 1 – 1
c) 2 – 2 – 1 – 1 – 1
d) 1 – 2 – 1 – 2 – 2

Altitude, correntes marítimas e latitude são fatores climáticos porque são a causa de muitas características do clima. Por sua vez, a pressão atmosférica e a temperatura são elementos climáticos, pois são características do clima. 
Por isso, a alternativa correta é a letra A.

Veja como a Coruja te ajuda com elementos e fatores climáticos

Quer conhecer mais sobre elementos e fatores climáticos? Assista as aulas do Estratégia Vestibulares, formuladas para que seu conhecimento seja fundamentado em boas bases teóricas e possa ser aplicado com clareza durante suas provas, confira.

Conheça também nossos cursos preparatórios para o vestibular, acesse nossos conteúdos e veja mais sobre climatologia no Enem, com questões e resumos. Aproveite: clique no banner abaixo e entenda como funcionam as nossas aulas.

Veja também:

Você pode gostar também