Troposfera: o que é, composição, características e poluição!

Troposfera: o que é, composição, características e poluição!

A atmosfera terrestre é fundamental para a manutenção da vida no planeta e cada uma de suas camadas desempenha um papel para preservar as dinâmicas atmosféricas. A troposfera por sua vez é a camada mais próxima da superfície do planeta e na qual vivemos.

Então, não perca esse conteúdo que o Estratégia Vestibulares preparou para te ajudar a entender esse assunto e garantir sua vaga na universidade dos sonhos!

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O que é a camada troposfera?

A troposfera é uma das camadas da atmosfera terrestre, sendo essa, a mais próxima da superfície do planeta, onde ocorrem os fenômenos meteorológicos como a chuva e a neve, por exemplo.

Composição da troposfera

Essa camada é composta, majoritariamente, por gases como o Oxigênio – O2 – e o Nitrogênio – N2 -, por exemplo, além de ser composta também por vapor de água.

Quais as características?

Observe algumas características dessa camada:

  • Camada mais perto da superfície;
  • Camada em que vivemos;
  • Presença de fenômenos meteorológicos;
  • A temperatura diminui com o aumento da altitude; e
  • Quanto maior a altitude, mais rarefeito fica o ar;
Características da troposfera

Qual a diferença da troposfera para a estratosfera?

A estratosfera é uma outra camada da atmosfera, e fica localizada entre a troposfera e a ionosfera, e é nessa região que se encontra a “Ozonosfera” –  popularmente conhecida como “Camada de Ozônio” -, importante por filtrar a radiação solar.

Portanto, a diferença entre a troposfera e a estratosfera é que são duas camadas distintas e integrantes da atmosfera terrestre.

Tropopausa

A tropopausa é uma região de limite entre as camadas troposfera e estratosfera.

Qual o impacto da poluição na atmosfera?

Diversas atividade econômicas como a indústria, a agropecuária e o transporte, têm gerado uma grande quantidade de gases poluentes para a atmosfera, que podem afetar negativamente toda a vida no planeta. 

Antes de mais nada, é importante saber que o efeito estufa é um processo natural e super importante para manter a temperatura do planeta

Contudo, a emissão exagerada de gases, como o CO2 – que pode ser proveniente da queima de combustíveis fósseis em automóveis, por exemplo -, acaba por intensificar o efeito estufa, o que provoca o aquecimento global.

Dentre as consequências do aquecimento global, pode-se citar o derretimento das calotas polares, aumento do nível da água dos oceanos, irregularidades nas taxas de pluviosidade, perda da biodiversidade e incêndios, por exemplo.

Um fato interessante, e preocupante, em relação ao aquecimento global é que, embora a temperatura do planeta esteja aumentando, haverá invernos mais rigorosos, já que o derretimento das calotas polares altera as dinâmicas de correntes marítimas.

Um exemplo desse fenômeno é a corrente do golfo, corrente marítima quente que sai da América em direção à Europa e acaba por deixar o inverno um pouco mais ameno nesse continente. Mas, a água gelada que derrete do Ártico acaba por modificar as dinâmicas marítimas e enfraquecer a corrente do golfo.

Além disso, a poluição atmosférica colabora para a degradação da camada de ozônio resultante, principalmente, da emissão de gases CFCs – Clorofluorcarbonetos. 

Exercício

Agora que você já está por dentro das características dessa importante camada da atmosfera, teste seus conhecimentos com essa questão que o Estratégia Vestibulares selecionou para você:

(UPE) A atmosfera é uma mistura de nitrogênio, de oxigênio e de diversos outros gases, que envolve a Terra. Essa camada gasosa encontra-se dividida em várias subcamadas com características particulares. Sobre esse importante assunto da Climatologia, são corretas as afirmativas a seguir, EXCETO:

  1. A Troposfera é, das camadas da atmosfera terrestre, a que apresenta a maior parte dos fenômenos meteorológicos e a que é mais fortemente influenciada pelas ações antrópicas, como a poluição atmosférica.
  1. A Atmosfera Terrestre se aquece de baixo para cima, em face da emissão da radiação de ondas longas pela superfície do planeta. O Sol, por outro lado, emite para a Terra radiação de ondas curtas.
  1. A temperatura do ar atmosférico pode ser modificada pela influência de fatores geográficos estáticos e dinâmicos, tais como a cobertura vegetal, as correntes marítimas e as superfícies frontais.
  1. As diferenças de calor específico, verificadas entre as massas continentais e as massas oceânicas, explicam as diferenciações de aquecimento e resfriamento do ar atmosférico. As áreas mais afastadas das superfícies oceânicas possuem amplitudes térmicas diárias mais enfáticas.
  1. A Ionosfera, em face de suas características físicas e químicas, bloqueia e evita que alguns perigosos raios emitidos pelo Sol atinjam a superfície terrestre. É nessa camada atmosférica que se situa a Ozonosfera ou Camada Protetora do Ar

Gabarito: E, pois, a Ozonosfera, Camada Protetora do Ar ou ainda Camada de Ozônio está situada na Estratosfera, e não da Ionosfera.

Gostou do conteúdo que o Estratégia Vestibulares preparou para você ir bem na prova de Geografia do Enem e do seu vestibular? Então não perca nossos próximos artigos! Aproveite para conhecer os nossos cursos, que são pensados para você alcançar seu sonho de entrar na universidade. Clique no banner abaixo e confira!

CTA - Estratégia Vestibulares 4

Veja também:

Você pode gostar também