Arte ameríndia pré-colombiana: manifestações artísticas na América

Arte ameríndia pré-colombiana: manifestações artísticas na América

As Américas são povoadas há milhares de anos, com civilizações e sociedades bem consolidadas como astecas, maias, incas, indígenas de diferentes etnias, entre outros. A arte ameríndia pré-colombiana representa todas as expressões artísticas produzidas por povos que viviam na região durante um período em que os europeus não tinham feito intervenção alguma no continente.

O conhecimento sobre as mais diversas formas de arte é uma das competências valorizadas pelo Enem em termos de interpretação artística, bem como na correlação entre arte, história, sociedade, cultura e geografia.

Para te ajudar na criação de um acervo de conhecimento sobre a arte ameríndia pré-colombiana, o Estratégia Vestibulares preparou este resumo completo com as informações mais relevantes sobre os povos que viviam nas Américas e suas construções artísticas.

Arte ameríndia e pré-história

O termo “arte ameríndia” faz referência a toda arte produzida no continente americano ao longo da história. Já a arte ameríndia na pré-história delimita um período de tempo para estudar essas manifestações artísticas. 

Considera-se que os primeiros indícios de ocupação das Américas ocorreram no período Paleolítico Inferior. O processo de desenvolvimento dos grupos e civilizações humanas na região foi semelhante ao que estudado em outras partes do mundo, com o aprendizado em relação ao fogo, manipulação de pedras, criação de ferramentas, desenvolvimento das habilidades com metais, caça e coleta e, por fim, a agricultura, que diminuiu o estilo de vida nômade.

O período de desenvolvimento desses povos, além de ser pré-histórico, é anterior à chegada dos europeus às Américas, especialmente antes da chegada de Cristóvão Colombo, com a consequente colonização espanhola. Por isso, muitos dos vestígios artísticos que datam de tempos mais remotos da América são chamados também de arte ameríndia pré-colombiana.

Tipos de artes, técnicas e materiais utilizados na arte ameríndia

Grande parte do acervo artístico pré-histórico das Américas é decorrente de três grandes civilizações pré-colombianas: os astecas, maias e incas. Esses povos se desenvolveram entre as regiões de Colômbia, México, Peru e arredores, constituindo grandes civilizações, bem organizadas, estruturadas, com arquitetura, religião, formas de linguagem, entre outras características de grande desenvolvimento para a época.

Arte maia

Os maias foram um povo de importante desenvolvimento, com uma civilização bem consolidada que cresceu na Mesoamérica. São considerados fontes de conhecimento em astronomia e matemática, com produções exuberantes para a época. 

As manifestações artísticas dos maias são expressas principalmente em esculturas e pinturas que tinham um aspecto zoomórfico, como se lembrassem a figura de animais e/ou humanos. Os materiais utilizados eram, especialmente, argila, barro e pedras.

As cores vibrantes e bem destacadas também faziam parte do acervo artístico dos maias, sempre utilizadas com sofisticação. Aponta-se para uma função social, de retratar situações do cotidiano, pessoas de destaque dentro da civilização, entre outras finalidades. Além disso, havia uma função das artes plásticas dentro das cerimônias religiosas, com simbologias mitológicas.

Nesse sentido, ainda, foram encontrados sítios arqueológicos com construções arquitetônicas que são considerados templos e/ou pirâmides. Acredita-se que tinham uma função religiosa e cerimonialista dentro da sociedade maia. 

Arte asteca

No caso do Império Asteca, há uma grande relação com a arquitetura, porque além de templos e pirâmides, eles foram eficientes na construção de uma cidade urbana em cima de um corpo d’água, com sistemas de irrigação, drenagem e abastecimento de água muito complexos e bem elaborados.

Do ponto de vista das artes plásticas, havia uma tendência à iconografia, em que as situações poderiam ser representadas por algo visual. Os temas eram variados, como o cotidiano, as guerras, crenças, deuses e outros aspectos da vida da civilização asteca.

Arte inca

Um dos pontos em que a arte inca se destaca entre as outras manifestações ameríndias pré-colombianas está na criação de produtos artísticos têxteis. Os tecidos eram tingidos, decorados intencionalmente e muitas vezes tinham padrões de desenhos, inclusive com figuras geométricas.

Do ponto de vista da arquitetura, as construções tinham um caráter mais funcional, de forma que os objetos mais decorativos eram mais escassos, com uma tendência mais minimalista. A função desses prédios, em sua maioria, tinha uma relação litúrgica, cerimonial.

Vasos de cerâmica estão entre as produções incas, eles eram bem decorados e adornados, com cores fortes, pequenas estátuas que representavam deuses (principalmente nos vasos dedicados aos momentos cerimoniais).

A região em que se desenvolveram as três civilizações pré-colombianas tem uma expressiva riqueza em metais preciosos. Por isso, não é raro encontrar resquícios de ouro ou prata entre os materiais artísticos encontrados em estudos arqueológicos.

Principais sítios arqueológicos

Os sítios arqueológicos que revelam as obras de arte ameríndias do período pré-histórico e do período pré-colombinano estão espalhados por toda Mesoamérica, as regiões mais ao sul, bem como toda a América do Sul, incluindo o Brasil.

Um dos mais conhecidos sítios arqueológicos fica no Peru, em Machu Picchu, onde estão as construções desenvolvidas pela civilização inca, como uma das cidades principais para esse povo, bem próxima à antiga capital do império inca, Cuzco. 

Na Mesoamérica, a própria cidade de Tenochtitlán, atualmente chamada de Templo Mayor, é um importante centro de conhecimento arqueológico sobre os astecas. Assim como as regiões de Tulum e Tikal, que representam um pouco mais sobre a vivência dos maias.

No Brasil, existem também resquícios pré-históricos, que se distribuem em diferentes sítios arqueológicos. Dá-se grande importância para o Parque Nacional da Serra da Capivara, que fica no Piauí e abriga diversas pinturas rupestres e outros artefatos da pré-história ameríndia.

Estude mais com a Coruja!

Conforme o conhecimento sobre diversas disciplinas se aprimora, fica mais fácil conectar diferentes temas para a consolidação das informações e também para compreender como os temas se influenciam nas sociedades. 

No caso das artes, além de conhecer mais sobre essa temática, é importante reconhecer como a história, as culturas, as sociedades, as religiões e todo o cotidiano tem total relação com o tipo de expressão que será produzida. Nesse sentido, abaixo estão disponíveis aulas de artes e de história, para uma abordagem mais interdisciplinar do tema. Acompanhe em nosso canal do YouTube.

Nos pacotes do Estratégia Vestibulares, você pode acessar trilhas estratégias, elas são compostas por cronogramas completos para te guiar sobre o que, como e quando estudar. Além disso, os Livros Digitais Interativos (LDI) te ajudam durante todo o processo de aprendizagem, você ler, grifar e anotar e, quando precisar revisar, todas as informações estarão disponíveis.

CTA - Estratégia Vestibulares 1
Você pode gostar também