Esculturas da pré-história: características e temas

Esculturas da pré-história: características e temas

Há mais de 40 mil anos, a humanidade tem a tendência em se manifestar por meio de artes, como pinturas, criação de utensílios, gravuras e já foram encontradas até mesmo esculturas que datam da pré-história, além de outros tipos artísticos. 

Do ponto de vista histórico e sociológico trata-se de expressões importantes para compreender como os ancestrais humanos compreendiam a vida e seu cotidiano. Por essa razão, muitos vestibulares conferem grande importância para o tema, que deve ser estudado com cautela no preparo pré-prova. 

Neste artigo você encontra uma breve apresentação de como as esculturas da pré-história são compreendidas, como elas foram feitas segundo relatos históricos, bem como entender a função que elas possivelmente exerciam dentro das populações pré-históricas. Continue lendo e saiba mais.

Arte na pré-história: esculturas

A pré-história é um período de grande importância para a História das Artes, porque marca o início de diferentes tipos de manifestações artísticas. As pinturas rupestres, por exemplo, são o primeiro sinal de desenvolvimento criativo humano, do ponto de vista das artes, que se tem documentado. Nesse mesmo período, as datações arqueológicas apontam que surgiram as primeiras esculturas do mundo, pelo menos quando comparado ao que se tem documentado. 

Esculturas artísticas são criadas por meio de talhas, furos, fissuras ou empilhamento de materiais como mármores, granitos, pedra-sabão, madeira, ferro, alumínio, papel, gesso, cerâmica ou outros substratos.  No período pré-histórico, especialmente no período Paleolítico Superior, os registros arqueológicos dão bastante importância às artes esculpidas em pedras. 

Note que os metais foram manipulados com maestria pelo homem apenas na Idade dos Metais, que é mais recente na história cronológica. Então, por milhares de anos, a pedra foi um substrato importante para a vida humana como um todo. 

Como eram as esculturas da pré-história?

Geralmente, as esculturas apresentam um caráter imitativo do mundo real, representando figuras masculinas, femininas, cenas do cotidiano, animais, conteúdos religiosos, entre outras temáticas que foram adentrando o território das artes ao longo do tempo. 

Especificamente nas esculturas da pré-história, observa-se que a imitação era principalmente dos corpos femininos, com evidência para os caracteres sexuais que diferem os sexos biologicamente, como seios e nádegas mais avantajadas. Acredita-se que esse conteúdo tinha correlação com a ideia de fertilidade e abundância de filhos.

Estatuetas de Vênus e animais 

As estatuetas de Vênus, conjunto de esculturas  em pedra calcária que datam da pré-história, possuem esse aspecto de quadris largos, seios grandes, região genital delimitada e pernas grossas. 

esculturas da pré-história
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Entre elas, a mais conhecida foi encontrada na Áustria, datada de mais de 20 mil anos, e foi nomeada de Vênus de Willendorf ou Mulher de Willendorf. A escultura não tem rosto, possui estruturas semelhantes a tranças na região do couro cabeludo e todas as curvas que apontam para a feminilidade, já citadas. Confeccionada em  pedra calcária, ela também foi tingida em tons de ocre avermelhado, indicando uma relação de cores, criatividade, imitação e simbolismo para essa arte pré-histórica. 

Estudiosos do tema apontam que essas pequenas estátuas, que medem cerca de 11 centímetros, fazem alusão à deusas da fertilidade e feminilidade dentro da crença da época. Inclusive, acredita-se que essa divindade teria o nome de Deusa Mãe, indicando que já havia um forte simbolismo religioso e espiritualista nos humanos desde os primórdios da espécie. 

Os animais também eram esculpidos nessa época, especialmente os grandes mamíferos como leões, mamutes, bisontes e ursos. Isso indica que, claramente, os grupos de Homo sapiens pré-históricos tiveram contato com essas espécies. 

Questões sobre artes e esculturas da pré-história

Enem (2009) – Adaptada

A arte é quase tão antiga quanto o ser humano. A função decisiva da arte nos seus primórdios foi a de conferir poder mágico: poder sobre a natureza, poder sobre os inimigos, poder sobre o parceiro de relações sexuais, poder sobre a realidade, poder exercido no sentido de um fortalecimento da coletividade humana. Nos alvores da humanidade, a arte pouco tinha a ver com a “beleza” e nada tinha a ver com a contemplação estética, com o desfrute estético: era um instrumento mágico, uma arma da coletividade humana em sua luta pela sobrevivência. Por exemplo, a figura apresentada de uma pintura rupestre comprova que as pinturas de animais nas cavernas tinham a função de ajudar a dar ao caçador um sentido de segurança e superioridade sobre a presa.

FISCHER, Ernst. A necessidade da arte. Rio de Janeiro: Guanabara, p. 45. (adaptado).

Com base nas informações do texto, conclui-se que a arte, nos seus primórdios, tinha a função de

A) dar ao homem a sensação de domínio da natureza e no desenvolver as relações sociais.
B) dotar o ser humano de ferramentas de trabalho que servissem para caçar presas, na luta pela sobrevivência.
C) guiar o ser humano em suas atividades de trabalho coletivo.
D) transformar magicamente a natureza pelo esforço do trabalho coletivo, como uma arma de defesa da coletividade humana.
E) desenvolver uma atividade individual, por meio de signos, imagem e palavras, destacando a importância do artista em relação ao grupo social.

Resposta: A teoria mais aceita até hoje acerca das pinturas rupestres é de que elas teriam uma função mística, um rito para dominar a natureza na hora da caçada, criando também sensação de união no coletivo. Do ponto de vista das esculturas da pré-história, tinham também uma relação mágica e mitológica, com apelo à feminilidade e à fertilidade. A arte pré-histórica não é sobre ter ferramentas de trabalho, mas uma relação mística com os objetos artísticos.

Alternativa correta: A. 

+ Veja também: Arte Indígena: características e tipos

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