Corpo humano: estrutura, organização e funcionamento

Corpo humano: estrutura, organização e funcionamento

O corpo humano é um dos objetos de estudo mais intensos da biologia. É por meio dele que os humanos podem existir na Terra, explorando os diversos aspectos da vida, com a capacidade de se locomover, pensar racionalmente, desenvolver emoções, se alimentar, se desenvolver e muito mais. 

Muitas vertentes filosóficas trazem a noção de que o corpo humano é casa daquilo que somos, o conceito material que nos representa diante do mundo, uma matéria fascinante que tem atraído a atenção de estudiosos há milhares de anos. 

Neste artigo, você encontra um resumo sobre o corpo humano em seu funcionamento biológico: como ele está organizado, quais são os principais órgãos e sistemas, como eles estão conectados e propiciam o desenvolvimento da vida. Continue lendo e aprenda mais!

Como o corpo humano está organizado?

O corpo humano é formado pela menor unidade biológica: as células. Milhares de células são responsáveis por constituir os tecidos e órgãos que formam a nossa estrutura corporal, elas estão agrupadas conforme suas funções.

Cada conjunto de células específico pode ser chamado de tecido, que é um componente com atribuições específicas. Por exemplo, o tecido muscular é organizado por células que podem ser contraídas ou estiradas sutilmente, a fim de propiciar a movimentação do nosso esqueleto. 

Depois, os tecidos podem se unir para formar órgãos. Por exemplo, na pele é possível encontrar tecidos de maior resistência, que suportam melhor o desgaste do dia a dia, como na planta dos pés. Mas, outras partes do corpo não estão expostas à força mecânica, então não apresentam um tecido tão espesso, como o rosto. Então, a pele é considerada um órgão, construída por diferentes tipos de tecidos.

Ainda, os órgãos podem estar unidos para realizar cada um, parte de um processo maior. Para elucidar, imagine toda a porção digestória do nosso corpo: a boca, a faringe, o esôfago, o estômago, os intestinos grosso e delgado, o pâncreas, o fígado, a vesícula biliar e outros órgãos são estruturas que funcionam para a digestão dos alimentos e formam um sistema fisiológico específico para essa atribuição.

Por fim, todos os sistemas orgânicos trabalham em conjunto para realizar a manutenção da vida humana, por meio de processos controlados. Esse controle é muito importante para a perfeita obtenção dos nutrientes, manutenção da temperatura, equilíbrio hormonal, propiciar energias, estar preparado para movimentação muscular, defesa contra microrganismos e muito mais.

Organização do corpo humano

Sistema osteoarticular

corpo humano: esqueleto
Imagem: Reprodução/Wikimedia

O chamado sistema osteoarticular é composto pelo esqueleto ósseo e os músculos que se ligam a eles. Os ossos não são flexíveis, na verdade são muito rígidos e resistentes, o que confere a sustentação geral do corpo humano.

Os músculos se posicionam em cima ou conectados com os ossos e permitem a movimentação do esqueleto. Então, por exemplo, quando flexionamos o braço, o músculo bíceps braquial se contrai, de forma que os ossos possam se aproximar, como demonstrado na animação abaixo.

Sistema nervoso

O sistema nervoso é a organização que comanda o corpo humano. Por meio dele, são enviadas informações elétricas que permitem a ativação e inativação de algumas áreas corporais. Por exemplo, quando estamos comendo, ativam circuitos que auxiliam na digestão.

Esse sistema nervoso pode ser dividido em duas partes essenciais: o sistema nervoso central, que contém o cérebro e a medula espinhal, de onde partem os nervos principais tanto para o pensamento como para a movimentação corporal. A outra porção é o sistema nervoso periférico, que conecta o mundo externo e as sensações com o metabolismo interno do nosso corpo — como a percepção de calor e frio, por exemplo.

Sistema endócrino 

O sistema endócrino é formado por glândulas distribuídas por todo o corpo, responsáveis por liberar e/ou formar hormônios. Esses hormônios são substâncias químicas transportadas pelo sangue, que atuam em um local específico cada uma, com a função de regular o metabolismo. 

Por exemplo, a insulina é um hormônio liberado pelo pâncreas após uma refeição, com o objetivo de favorecer a entrada de glicose para as células. Outro modelo seria o hormônio antidiurético, conhecido como ADH, que atua no sentido de diminuir a liberação de urina, quando é necessário regular a pressão arterial.

Sistema digestório

sistema digestório do corpo humano
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Entre os sistemas fisiológicos mais conhecidos e citados em provas de vestibulares, o sistema digestório é um dos mais importantes. Ele é constituído por diversos órgãos tubulares que permitem a passagem do alimento. 

Em cada órgão os nutrientes são extraídos processualmente: a boca pode digerir substâncias com amido, o estômago é essencial para a digestão de proteínas, os intestinos captam água, glicose e outros materiais. Diante disso, são selecionados os elementos que são úteis para o corpo e quais não são necessários naquele momento, que então serão eliminados por meio das fezes — conjunto de resíduos alimentares que se aglutinam durante a passagem intestinal.

Sistema cardiovascular e sanguíneo

Sistema cardiovascular e circulação sanguínea
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Todo o corpo humano depende, essencialmente, da circulação sanguínea. Afinal, por meio do sangue é que são carregados os nutrientes para todas as células, os hormônios que ativam ou inativam funções, os minerais essenciais à sobrevivência, entre outras atribuições. 

A circulação do sangue depende do bombeamento do coração, um órgão musculoso que se enche de líquido sanguíneo e, ao se contrair, expulsa esse material para dentro dos vasos sanguíneos. E por meio desses vasos é que o fluido circula, tanto quando está saindo do coração (artéria), como quando está a voltar para ele (veias).

Sistema respiratório

sistema respiratório
Imagem: Reprodução/Wikimedia

O sistema respiratório trabalha em conjunto com o sistema circulatório. Afinal, é por meio da circulação que conseguimos os gases essenciais para a sobrevivência de cada uma das nossas células. Por exemplo, o oxigênio é necessário para a produção de energia que permite todo o metabolismo do corpo humano.

Então, a respiração se dá com a inspiração de ar, que se dirige para os pulmões e lá os oxigênio é enviado para dentro do sangue. Ao mesmo tempo, o gás carbônico que sobra como um “resíduo” do trabalho das células vai para dentro dos pulmões. É neste ponto que ocorre a expiração, com a liberação de todo esse CO2 e depois o ciclo se reinicia.

Sistema excretor 

Uma parte funcional do corpo humano é a excreção, quando são liberadas as substâncias tóxicas, nocivas e/ou desnecessárias ao nosso corpo. Todos esses compostos são retirados do sangue e eliminados dos órgãos.

Esse processo depende dos rins, que filtram o sangue, com a seleção de quais substâncias serão descartadas. Pouco a pouco isso se mistura à água e forma a urina, que fica armazenada na bexiga e será liberada pela uretra, tubo musculoso que se abre na genitália feminina ou masculina.

Sistema reprodutor

Há também um sistema reprodutor em cada corpo humano, é um conjunto de órgãos com a função de perpetuar a espécie humana, por meio da reprodução. Para isso, tanto homens como mulheres produzem gametas, que poderão se encontrar e formar um zigoto. 

No caso dos homens, o espermatozoide é construído dentro dos testículos e fica armazenado no epidídimo, um órgão localizado dentro da bolsa escrotal. Já as mulheres liberam um óvulo por mês, que fica disponível e, se não originar uma gravidez, se degenera e culmina com a menstruação.

Estude mais com a Coruja!

O ser humano pode ser estudado em diversas dimensões, seja pela sua vida biológica, seu estado de pensamento, as teorias filosóficas sobre a existência, a relação entre ele e a sociedade, além de toda a produção de ciência, entre outros pontos. 

Esse tipo de conhecimento costuma ser cobrado em vestibular e, por isso, as aulas do Estratégia Vestibulares trazem esse panorama a respeito do homem e sua relação com o mundo em diferentes aulas que te direcionam para a realização de uma prova com maior embasamento teórico e interpretativo. Clique no banner e conheça mais vantagens dos cursos da Coruja!

CTA curso Enem
Você pode gostar também