Lipídios: o que são, exemplos, estrutura, solubilidade e questões

Lipídios: o que são, exemplos, estrutura, solubilidade e questões

Os lipídios são moléculas orgânicas essenciais para a sobrevivência de diversas espécies vegetais e animais. Nos humanos, por exemplo, são uma importante reserva energética e compõem diferentes tecidos, auxiliando até mesmo na manutenção da temperatura corporal. Conheça mais sobre essas substâncias no artigo abaixo. 

O que são lipídios?

Popularmente, os lipídios são chamados de gorduras. Eles são moléculas orgânicas biológicas que possuem duas funções: ácidos graxos e álcool, além de uma cadeia carbônica que varia entre uma molécula e outra. 

A olho nu, os lipídios podem ser semelhantes ao óleo de cozinha e ao azeite: viscoso, líquido e amarelado. Quando estão sólidos à temperatura ambiente, possuem um aspecto mais cremoso e esbranquiçado, como nas banhas para cozimento de alimentos. 

Além da função de reservar energia em diferentes espécies, como nos grandes mamíferos que hibernam, os lipídios também constituem a membrana celular dos animais eucariontes. É importante lembrar que a membrana plasmática humana é composta por uma bicamada lipídica. 

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

+ Veja também: Tipos de células: eucariontes, procariontes e diferenças

Classificação dos lipídios

A classificação dos lipídios é feita pelos produtos encontrados após a hidrólise da molécula. Veja abaixo quais são:

Lipídios simples

Nesse tipo de molécula, a reação de hidrólise gera apenas duas classes de produtos: ácidos graxos e álcoois. Conforme a equação geral: lipídio simples + água → álcool + ácido graxo. Nesse caso, os principais representantes são as gorduras, os óleos e as ceras.

É importante ressaltar que a estrutura das gorduras e óleos é semelhante, com três moléculas de ácidos graxos conectadas a uma moléculas de glicerol. A diferença na nomenclatura refere-se à diferença de estado físico, porque os óleos são líquidos à temperatura ambiente, enquanto que as gorduras são sólidas.

Lipídios compostos 

Esse tipo de lipídios inclui aqueles que, quando em reação de hidrólise, geram outros produtos além dos ácidos graxos e alcoóis. Os fosfolipídios, também presentes na membrana plasmática das células humanas, apresentam um grupamento de ácido fosfórico e compostos nitrogenados.

Essas estruturas são curiosas, porque possuem uma parte muito apolar pela presença da cadeia carbônica lipídica e, ao mesmo tempo, a presença do fósforo traz maior afinidade com a água. Em em meio aquoso, essas moléculas podem se arranjar para que a parte apolar fique afastada de H2O, enquanto que a porção polar fique mais externa — essa configuração chama-se micela e é representada na imagem abaixo.

Micela: estrutura fosfolipídica
Micela: estrutura fosfolipídica
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Lipídios derivados

Os lipídios derivados são moléculas que se originam a partir da hidrólise de outros lipídios. Alguns tipos de vitaminas são lipídios derivados. Elas são denominadas como lipossolúveis e são absorvidas e armazenadas por meio do tecido adiposo e do fígado, estruturas muito gordurosas do corpo humano — entre elas estão as vitaminas A, D, E e K, que são lipossolúveis. 

Lipídios esteroides

Outros lipídios de grande importância para a espécie humana são os esteroides, em que o mais conhecido é o colesterol. É um dos grandes componentes da membrana celular, participam do carregamento das gorduras pelo organismo e também estão envolvidos na síntese de hormônios esteroides, como a testosterona. 

Do lado oposto, os colesterol, quando ingeridos em excesso ou pouco metabolizados, podem se acumular nos vasos sanguíneos, comprometendo a passagem do sangue, em uma doença chamada de aterosclerose. 

Grande parte dos infartos do miocárdio são gerados por esse acúmulo de colesterol nas artérias. Por isso, controlar a quantidade dessa molécula que está circulando no sangue é muito importante para a manutenção da saúde do sistema cardiovascular.

Carotenoides

Os carotenoides são pigmentos que aparecem em vegetais como a cenoura, de coloração laranja e precursores da vitamina A. Por isso, são importantes no bom funcionamento da visão humana e podem ser ingeridos nesse tipo de alimento.

Características de lipídios

A figura abaixo resume a estrutura dos quatro principais tipos de lipídios. Note que todos apresentam extensas cadeias carbônicas. Todos possuem pelo menos um átomo de oxigênio e, geralmente, os ácidos graxos livres tem a formulação simples entre todos os outros.

Em termos de solubilidade, os lipídios tendem a se dissolver melhor em solventes apolares, como éteres e benzinas. Isso acontece porque as cadeias carbônicas têm afinidade por esse tipo de solvente. 

Você pode testar esse conhecimento de forma prática: adicione uma colher de óleo de cozinha a um copo de água e, depois, observe como o óleo não se dissolve em um meio aquoso, formando acúmulos ou poças na superfície do líquido.

Importância

Agora, vamos conhecer as funções dos lipídios que são essenciais para o desenvolvimento correto da vida humana e de outras espécies. 

Existe um tipo de tecido humano que é especializado no armazenamento de lipídios. Em geral, ele aumenta conforme a ingestão desses componentes for maior. Mas sua responsabilidade não termina aqui: durante os primeiros dias de vida esse tecido é capaz de gerar calor para manter a temperatura do corpo do bebê. 

No adulto, é especializado em realizar o isolamento térmico, evitando que os indivíduos sintam muito frio. Ao mesmo tempo, está relacionado com a liberação de hormônios que regulam a fome. A leptina, por exemplo, informa ao cérebro que o corpo está alimentado e controla o apetite. 

Os lipídios também participam da formação de outros hormônios, são fontes de energia para nossas células. Outra função importante é também a constituição da bainha de mielina, estrutura que fica no sistema nervoso e favorece que os impulsos nervosos sejam transmitidos com mais rapidez.

Questão do Enem sobre lipídios

(Enem/2008) Defende-se que a inclusão da carne bovina na dieta é importante, por ser uma excelente fonte de proteínas. Por outro lado, pesquisas apontam efeitos prejudiciais que a carne bovina traz à saúde, como o risco de doenças cardiovasculares. Devido aos teores de colesterol e de gordura, há quem decida substituí-la por outros tipos de carne, como a de frango e a suína. O quadro abaixo apresenta a quantidade de colesterol em diversos tipos de carne crua e cozida.

Questão do Enem sobre lipídios

Com base nessas informações, avalie as afirmativas a seguir:

I. O risco de ocorrerem doenças cardiovasculares por ingestões habituais da mesma quantidade de carne é menor se esta for carne branca de frango do que se for toucinho.

II. Uma porção de contrafilé cru possui, aproximadamente, 50% de sua massa constituída de colesterol.

III. A retirada da pele de uma porção cozida de carne escura de frango altera a quantidade de colesterol a ser ingerida.

IV. A pequena diferença entre os teores de colesterol encontrados no toucinho cru e no cozido indica que esse tipo de alimento é pobre em água.

É correto apenas o que se afirma em:

a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.

I está incorreta porque, para 100g de carne de frango branca, encontram-se 58g (cru) e 75g (cozido) de colesterol. Para o toucinho os valores são menores, com 54g cru e 56 cozido. Nesse sentido, comer toucinho oferece menos risco do que o frango. 

II é incorreta porque, para 100g de contrafilé cru, 51mg são compostos de colesterol — 50% seria no mínimo 50000mg. 

III está certa porque a pele de frango é uma das carnes mais gordurosas apresentadas na tabela.

IV está correta porque, com o cozimento da carne, a água presente nela se evapora. Quando o produto é rico em água, a concentração de lipídios por 100g aumenta, como observamos na carne de frango escura — como o toucinho não tem muita água, sua variação é praticamente insignificante. 

Estude para o Vestibular com a Coruja!

Você sabia que o Estratégia Vestibulares traz estudos, simulados e materiais para provas em vários estados do Brasil?! Com a Coruja, você pode focar seus esforços em uma só universidade ou abrir-se para novas possibilidades, treinando com questões de bancas do país todo. Não perca tempo, clique no banner e saiba mais.

CTA - Estratégia Vestibulares 2

Veja também:

Você pode gostar também