Massas de ar do Brasil: quais são e como atuam?

Massas de ar do Brasil: quais são e como atuam?

A forma como o ar se movimenta ao redor da Terra tem total influência no clima e características meteorológicas das regiões. As massas de ar do Brasil conferem mais calor para algumas regiões, enquanto trazem muito frio no inverno sulista — também estão envolvidas na umidade das estações ao longo do ano, em cada localidade. 

Como a influência da movimentação das massas de ar é determinante para o clima e tempo brasileiros, é importante entender as características das cinco massas encontradas no território e qual sua influência no panorama meteorológico nacional. 

Além de ser um conhecimento relevante para observar o comportamento da atmosfera ao longo do tempo e para entender as previsões e estações climáticas, esse tema também aparece com frequência em provas de vestibular, por isso merece sua atenção durante a preparação para as provas. Leia este artigo e aprenda mais!

O que são massas de ar?

As massas de ar são volumes de ar grandes o suficiente para influenciar o clima de uma grande extensão territorial, geralmente vários municípios ou até mesmo abrangendo mais de um estado. Essas porções de ar possuem características próprias, que estão associadas com o lugar de partida. 

Isso é observado porque cada massa de ar apresenta diferentes temperaturas, pressão e umidade. Por exemplo, as massas que surgem da região sul do planeta em direção ao Brasil, geralmente têm origem polar e têm temperaturas mais baixas. Da mesma forma que algumas massas que nascem em áreas oceânicas podem carregar muita umidade e assim por diante.

O deslocamento dos corpos de ar pela troposfera acontece de forma horizontal, sempre de uma área com alta pressão atmosférica para outra de baixa pressão. A mudança de clima ocasionada por elas é resultado de uma “transferência” de suas características para o local por onde passam.

À medida que se afastam da região de origem, cada vez mais seus aspectos vão se difundindo pelos territórios e, então, elas perdem força. Isso explica, em partes, porque uma massa polar pode causar tanto frio na região Sul, mas não tem a mesma influência sobre as porções mais ao norte do território brasileiro.

Em termos de superfície terrestre, o ponto de origem das massas de ar pode ser em regiões continentais ou oceânicas. No sentido de referências geográficas, podem ser classificadas como equatoriais, tropicais ou polares. 

Essa divisão é o ponto de partida para nomear as massas de ar. Elas sempre têm um nome com a seguinte estrutura: “massa de ar  + classificação geográfica latitudinal + local de nascimento”. Por exemplo, um volume de ar que se desloca da região polar do oceano atlântico em direção ao sul do Brasil, será chamada de massa polar atlântica (mPa). 

Massas de ar no Brasil

Mapa massas de ar do Brasil
Imagem: Reprodução/Concurso SEE-MG

Massa equatorial continental (mEc)

Para descobrir o ponto de partida dessa massa de ar do Brasil, vamos estudar seu nome? A ideia de “equatorial” traz certa noção sobre a temperatura: a linha do Equador é tipicamente quente. Já o termo “continental” confere a ideia de que o nascimento é dentro do continente.

Uma análise mais cuidadosa permite entender que a mEc nasce próximo à Floresta Amazônica, um bioma extremamente úmido do território brasileiro, que está próximo à bacia Amazônica. Essa localização traz a essa massa uma característica peculiar: mesmo nascendo em território continental, apresenta níveis altos de umidade, diferente das outras massas que também nascem no continente. 

A principal atuação de mEc é na região Norte do Brasil, durante todo o ano, de forma que também se expande para as áreas Nordeste e Sudeste, especialmente no verão — com menor influência no inverno. 

Massa equatorial atlântica (mEa)

O nome da massa aponta para um nascimento na região da linha do equador, mas com origem nas proximidades do oceano Atlântico. Com isso, o corpo de ar apresenta uma temperatura elevada associada também com umidade aumentada.

Sua ação é na região Norte, especialmente no litoral dos estados, incluindo ainda os territórios do Nordeste. Essa atuação é mais impulsionada durante o verão, o que explica uma maior quantidade de chuva nesta época do ano.

Massa tropical atlântica (mTa)

Como aponta a nomenclatura, essa massa de ar nasce no oceano Atlântico, então será caracteristicamente úmida. Ao mesmo tempo, como a origem é mais tropical, também carrega consigo calor e o espalha por onde passa. 

A influência principal se dá durante os meses de verão, em um intervalo entre o fim da primavera e o começo do outono, em especial nas regiões Sul e Sudeste. Durante o inverno, a massa é deslocada por outros ventos que permitem sua subida até o nordeste, levando precipitações para a região. 

Massa tropical continental (mTc)

Com origem próxima ao Trópico de Capricórnio, a mTc não tem grandes influências oceânicas ou de outros corpos d’água, o que explica uma umidade mais baixa do que observada nos outros movimentos de ar observados até agora.

Em termos de temperatura, o nascimento tropical justifica valores mais altos. Em geral, sua atuação se expande por estados do Centro-Oeste e Sul. Com a chegada de outras massas e alterações na distância entre o sol e a Terra, a mTc perde sua força durante o inverno.

Massa polar atlântica (mPa)

Esta é a única massa polar encontrada no Brasil, com características úmidas e frias. Sua passagem no território é marcada pelo inverno rigoroso no Sul do país, além de uma redução nas temperaturas do Sudeste e Centro-Oeste.

Como seu nascimento é oceânico, ainda é possível observar índices pluviométricos significativos, que geralmente se manifestam como garoas, geadas e até mesmo quedas de neves nos pontos mais frios do clima subtropical da região Sul. 

Quando a mPa é muito intensa, ela pode subir o território e influenciar nos climas da região mais ao norte do Centro-Oeste e também a região Norte propriamente dita. Esse fenômeno é conhecido como friagem e acontece em invernos mais rigorosos, com duração média de menos de uma semana.

+ Veja também: Climas do Brasil: quais são, tipos e características

Questão sobre massas de ar no Brasil

 (UNIFESP 2008) 

Durante o inverno, pode ocorrer a chamada friagem, por meio da ação da

a) Massa Tropical Atlântica, que diminui as chuvas no Rio Grande do Sul.

b) Massa Equatorial Atlântica, que abaixa as temperaturas em São Paulo.

c) Massa Equatorial Continental, que aumenta a temperatura no Ceará.

d) Massa Tropical Continental, que incrementa as chuvas em Brasília.

e) Massa Polar Atlântica, que reduz a temperatura no Amazonas.

Estude para o vestibular com o Estratégia!

Conheça os cursos preparatórios para o vestibular da Coruja! Os temas são abordados com profundidade, a partir de um olhar crítico e de uma interpretação social. Além disso, em todas as disciplinas, você pode acessar os materiais didáticos onde e como quiser: pdf, online ou vídeos. Clique no banner e saiba mais!

Você pode gostar também
Tecido Epitelial: entenda!
Leia mais

Tecido Epitelial: entenda!

Aprenda sobre tipos de tecido epitelial, suas respectivas funções e localidades para gabaritar a prova de biologia do seu vestibular!