Agropecuária no Brasil: características, importância e questões

Agropecuária no Brasil: características, importância e questões

A agropecuária do Brasil é reconhecida mundialmente e, não à toa, representa grande parte da economia da nação O Brasil é um dos maiores produtores de diversos produtos, como café, cana-de-açúcar, milho e as carnes suínas ou bovinas.

Dada a importância dessa atividade econômica para a constituição do PIB brasileiro, o tema aparece com frequência nas questões e redações de vestibular. Afinal, é necessário compreender as vantagens, desvantagens e nuances históricas que baseiam a agropecuária no Brasil.

No texto abaixo, você aprenderá sobre o contexto histórico que favoreceu o desenvolvimento da agricultura e pecuária brasileiras, os fatores que facilitam o protagonismo do país nesse ramo e a relação disso com a economia nacional. Ao final, acompanhe a resolução de uma questão do Enem que aborda esse assunto. Vamos lá?

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Definição e importância da agropecuária no Brasil

Atrás de Estados Unidos e União Europeia, o Brasil é o terceiro maior produtor agrícola do mundo. No campo da pecuária, a potência do país não é diferente: estamos entre os mais relevantes produtores de carnes e produtos pecuários do globo, inclusive, alguns estudos apontam que somos os maiores exportadores de carne bovina.

Além de toda a importância econômica e mundial da atividade agropecuária, ela também aparece na construção da história e sociedade brasileira.

Desde os primórdios da ocupação europeia no país, os produtos agrícolas são relevantes: a exportação do pau-brasil, seguida do cultivo de cana-de-açúcar e o estabelecimento dos engenhos, o crescimento da cultura do café e o desenvolvimento de atividades pecuárias são grandes eventos históricos do país. 

Por exemplo, a partir da organização agropecuária, construiu-se o modelo de exportação do plantation. Nesse sistema, a produção de café ou outros produtos era feita em grandes espaços de terra, os latifúndios. A mão de obra era, em grande parte, realizada por pessoas escravizadas, o cultivo era focado em somente uma mercadoria, ou seja, eram monoculturas. Por fim, a maior parte da colheita se destinava ao mercado externo, para a exportação.

No século XX, ainda, podemos entender a influência política da agropecuária no Brasil. São Paulo e Minas Gerais tinham maior poder sobre as decisões governamentais, já que detinham a maior parte das mercadorias agrícolas e pecuárias. 

Esse período ficou conhecido como política do café-com-leite, pela associação entre os produtos bovinos (como carne, leite, queijos) e a grande exportação de café realizada em território paulista, nos arredores da cidade de Campinas, principalmente. 

Características da agropecuária no Brasil

No ano de 2021, a agropecuária brasileira representou cerca de 27% do produto interno bruto (PIB) total do país. Isso significa que grande parte da renda brasileira provém desse setor, indicando a importância dele.

Ao mesmo tempo, ele atinge a sociedade brasileira com a geração de empregos. Cerca de 12% das novas vagas de trabalho provêm de atividades agrícolas. Isso significa que boa parte da população economicamente ativa do país retira suas rendas do setor agropecuário, direta ou indiretamente.

A ascensão da agricultura e pecuária brasileiras não aconteceu em vão, muitos fatores foram favoráveis para o desenvolvimento da atividade no país. Entre eles estão a extensão do território, solos férteis em diferentes partes do país, relevos que permitem o plantio e outras superfícies que favorecem o crescimento dos gados e o clima brasileiro também nesses processos.

Agricultura, agropecuária e pecuária, qual a diferença?

A palavra agricultura representa o cultivo de plantas, que serão colhidas e destinadas para diferentes usos. O termo pecuária, por sua vez, diz respeito à criação de animais, principalmente o gado. Por fim, a agropecuária é a junção de ambas as atividades, que podem ser desenvolvidas ao mesmo tempo, aumentando a produtividade e lucratividade do produtor.

Sistemas agropecuários

A agropecuária pode ser realizada em modelos extensivos ou intensivos, a depender do objetivo da produção, dos modos de plantio, das tecnologias empregadas e da mão de obra utilizada, veja:

  • O sistema intensivo busca a maior produtividade e lucro possível, com modernas máquinas e técnicas agrícolas, mão de obra especializada e estudo prévio do solo para o plantio ou estabelecimento dos gados. No fim do processo, a produção é destinada ao mercado externo.
  • Os trabalhos extensivos têm mais foco no abastecimento do mercado interno, em um modelo mais familiar. A mão de obra não é especializada, as técnicas de cultivo e criação dos gados são tradicionais, os territórios utilizados são pequenos e há pouco uso de agrotóxicos.

Impactos da agropecuária no Brasil

A agropecuária é um setor importante, mas requer um cuidado especial com as questões ambientais. Como os gados precisam de espaço para a pastagem, é comum que os pecuaristas optem por desmatar territórios para expandir suas produtividades. 

Ao mesmo tempo, o gado, em geral, precisa de muita água para sobreviver e o processamento da carne também requer desse recurso natural. Na agricultura, o problema do desmatamento também pode ocorrer, assim como a água precisa ser utilizada na irrigação do plantio. 

Nesse sentido, é relevante que a atividade seja realizada com os critérios ambientais necessários para preservar o planeta, ao mesmo tempo em que seja favorável para o crescimento da economia brasileira.

Questão do Enem sobre agropecuária no Brasil

A demanda mundial para a produção de alimentos aumenta progressivamente a taxas muito altas. Atualmente, na maioria dos países, continentes e regiões, a água consumida na agricultura é de cerca de 70% da disponibilidade total.

TUNDISI, J. G. Recursos hídricos no futuro: problemas e soluções. Estudos Avançados, n. 63, 2008 (adaptado).

Para que haja a redução da pressão sobre o recurso natural mencionado, a expansão da agricultura demanda melhorias no(a)

a) fertilização química do solo.

b) escoamento hídrico do terreno.

c) manutenção de poços artesianos.

d) eficiência das técnicas de irrigação.

e) velocidade das máquinas colheitadeiras.

Um dos grandes problemas da agropecuária massiva é porque essa atividade requer um uso extensivo dos recursos naturais, principalmente da água. Nesse sentido, é necessário que as técnicas aplicadas sejam aprimoradas, a fim de diminuir a pressão sobre os recursos hídricos. 

As técnicas de irrigação são tecnologias que permitem distribuir um menor volume de água, de maneira a suprir as necessidades nutricionais das plantas, sem gastar mais recursos do que é necessário. Nesse sentido, a melhor alternativa para responder à questão é a letra D.

Estude para o Enem com a Coruja!

Conheça o pacote Enem do Estratégia Vestibulares: reunimos as informações essenciais para um bom estudo pré-prova, com aulas de atualidades, de planejamento de estudos, de obras literárias sobre a sociedade brasileira, entre outras ferramentas. Clique no banner e saiba mais!

CTA curso Enem

Veja também:

Você pode gostar também