Músculo estriado cardíaco: o que é, função e importância

Músculo estriado cardíaco: o que é, função e importância

O coração é um dos órgãos mais importantes do corpo humano, responsável por permitir a circulação dos nutrientes por todos os tecidos. O trabalho principal dessa estrutura é se contrair e relaxar para enviar o sangue pelos vasos sanguíneos, por isso, ela é composta por músculo estriado cardíaco — um tecido corporal adaptado para se contrair continuamente. 

Continue lendo e conheça os mecanismos associados à contração muscular cardíaca, as células especializadas do miocárdio e sua relação com infartos. Depois, veja algumas questões de prova resolvidas sobre esse tema. Leia atentamente!

O que é músculo estriado cardíaco?

Para entender o básico do funcionamento cardiovascular, é importante entender que os corpos são formados por tecidos, que são agrupamentos de células que trabalham no sentido de realizar a mesma atividade. 

Diante disso, o músculo estriado cardíaco é um tecido corporal composto por células alongadas próprias para a contração. É uma estrutura encontrada unicamente no miocárdio, também chamado de coração, o órgão principal do sistema sanguíneo. 

Características do músculo estriado cardíaco

Como vimos anteriormente, os tecidos são agrupamentos de células que trabalham para a mesma finalidade. No caso do músculo estriado cardíaco, há predominância de um tipo de célula, também chamada de cardiomiócitos.

São células que possuem um único núcleo, por isso são classificadas como mononucleadas. Quando comparada a outras células musculares, são pequenas. É possível observar uma união bem estabelecida no músculo cardíaco — isso é importante para que a contração do coração aconteça harmoniosamente entre todas as partes do órgão.

Para manter essa relação tão próxima, a membrana plasmática dos cardiomiócitos apresenta uma especialização chamada de disco intercalar. Nessas estruturas existem canais para a passagem de íons, com isso, um impulso elétrico sináptico é capaz de ser transmitido de uma célula a outra com facilidade.

Se as células do miocárdio forem observadas ao microscópio, serão observadas pequenas estriações ao longo dela e é a partir desta característica que surgiu a nomenclatura “estriado cardíaco”. 

histologia de músculo estriado cardíaco
Imagem: Reprodução/Wikimedia

É importante citar também que as mitocôndrias são as organelas mais abundantes no tecido muscular cardíaco. Afinal, o órgão se contrai rapidamente o tempo todo e, para isso, depende da energia. Como as mitocôndrias são especializadas na formação do ATP, molécula de energia da célula, elas são extremamente necessárias nesse órgão.

Todo processo de contração muscular observada no coração depende de um sistema gerador de impulsos elétricos chamado de nó sinoatrial. Ele funciona como um marca-passo, à medida que gera os sinais elétricos, elas são enviadas e produzem contração, o que acontece periodicamente, em situações normais.

Músculo estriado cardíaco e outros tecidos musculares

Essas definições podem nos levar ao questionamento: “se a definição de músculo é um tecido vivo que pode se contrair, então porque o material do coração precisa ser tão específico que só aparece em único órgão do corpo?”

Na estrutura corporal humana existem três tipos de tecido muscular:

  • Os músculos estriados esqueléticos, que dependem de uma ação voluntária do indivíduo para contrair, como é o caso do bíceps, tríceps, músculos da boca, entre outros;
  • Os músculos lisos (sem estrias) são aqueles que contraem sozinhos, involuntariamente, sem que o indivíduo precise pensar nisso. São grandes exemplos os músculos do sistema respiratório e digestório, que fazem seus trabalhos independentemente da nossa vontade;
  • O músculo estriado cardíaco, que possui as estrias transversais dentro das células e que contraem continuamente, com uma capacidade de contração involuntária, mas com alta resistência à fadiga. 

Perceba, então, que cada músculo pode ser utilizado em sistemas fisiológicos diferentes. Por outro lado, o músculo estriado cardíaco é o único que precisa contrair várias vezes por minuto. Geralmente, entre 60 e 100 vezes por minuto, mas esse número pode aumentar durante exercícios físicos e descarga de adrenalina. 

Ao mesmo tempo, é uma atividade que não pode parar em qualquer momento, porque é responsável pela oxigenação de todos os outros órgãos e, principalmente, do cérebro. Até porque o cérebro não pode ficar sem suprimento sanguíneo, porque sofre danos extensos rapidamente.

Já os outros músculos não precisam contrair com tanto afinco. O sistema digestório, por exemplo, tem períodos de atividade intensa após as refeições, mas pode ficar em fases de repouso durante o jejum. 

No caso dos músculos estriados esqueléticos, a contração é seletiva a depender do movimento que o indivíduo realiza. Por exemplo, ao andar, é necessário a contração de alguns músculos e o relaxamento de outros. 

Fica evidente, portanto, que o único órgão que requer uma contração contínua, mantida e suficientemente forte para cumprir sua função o tempo todo é o coração. Por isso é tão necessário que o tecido muscular seja especializado. 

Músculo estriado cardíaco e infarto

Para entender as bases biológicas de um infarto, é importante saber que o coração é formado por câmaras que recebem o sangue e enviam para o pulmão e corpo, no sentido de reoxigenar o fluido e também de enviar material oxigenado para os outros órgãos. 

Mas, além disso, o tecido do coração também precisa de circulação sanguínea para sobreviver. Dentro do músculo cardíaco são encontrados vasos que fazem o suprimento das células musculares e trazem o oxigênio, essencial para os batimentos cardíacos. 

Diante disso, um infarto acontece justamente quando algum fator impede a circulação do sangue pelos cardiomiócitos. Assim, não chega oxigênio para o metabolismo do tecido e as mitocôndrias não podem formar ATP — nesse momento as áreas afetadas entram em um estado de sofrimento, com lesões irreversíveis do tecido. 

Geralmente, as causas associadas a um infarto são hipertensão arterial, diabetes mellitus descompensadas, obesidade, níveis aumentados de colesterol, doenças arteriais, tabagismo, entre outros. 

Questões de vestibulares

(PUC-MG-2007) Observe o esquema que representa células do tecido muscular estriado cardíaco humano. Sobre esse assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.

questão sobre músculo estriado cardíaco

a) A contração dessa musculatura, em condições normais, depende de um sistema próprio gerador de impulsos.

b) As células musculares cardíacas apresentam, em seu citoplasma, actinas, miosinas e mioglobinas.

c) As células musculares cardíacas podem realizar contração, mesmo sem estímulos do sistema nervoso central.

d) As células musculares cardíacas apresentam intenso consumo de oxigênio, que é recebido diretamente do sangue contido nos átrios e nos ventrículos.

Lembre-se que o sangue que circula nas câmaras cardíacas não é o fluido que faz o suprimento do órgão. Todo o tecido estriado cardíaco tem vasos sanguíneos para que receba sangue arterial e troque-o por sangue venoso.

Estude mais com o Estratégia!

Os cursos intensivos da Coruja possuem um conteúdo programático completo para cada área do conhecimento. Todas as aulas foram montadas a partir dos assuntos que mais aparecem em cada exame, assim, você se aplica em conhecer os temas essenciais para aprimorar seu desempenho. Clique no banner e saiba mais!

CTA - Estratégia Vestibulares 2
Você pode gostar também