Nematelmintos: definição, características e importância

Nematelmintos: definição, características e importância

Nematelmintos ou, em nomenclatura taxonômica filo Nematoda, inclui um grupo de animais invertebrados que possuem um corpo afilado, semelhante a um fio cilíndrico, fino, longo e com um contínuo, ou seja, sem segmentação.

Esse conjunto de vermes afilados é importante do ponto de vista humano principalmente porque algumas doenças importantes surgem a partir da infecção parasitária de certas espécies nematóides. 

Para te ajudar na compreensão do tema, o Estratégia Vestibulares preparou este resumo com as principais características do filo dos nematelmintos, quais são as espécies mais conhecidas e as enfermidades associadas. 

Características gerais dos nematelmintos

Estrutura corporal

O primeiro tópico observado a respeito dos nematelmintos é o corpo muito longo, que pode chegar a meio metro de comprimento, a depender da espécie. Esse tamanho varia, geralmente, com o sexo do indivíduo: fêmeas costumam ser mais compridas e com uma cauda reta afilada, enquanto os machos são mais curtos, com a extremidade enrolada.

Estilo de vida dos nematelmintos

Apesar de ser conhecido pelas verminoses, principalmente pela infecção parasitária de mamíferos, o filo dos nematelmintos não é restrito às espécies endoparasitas. Na verdade, existem cerca de oitenta mil espécies de nematódeos, mas são conhecidas algumas poucas dezenas de espécies realmente com hábitos de parasitismo. 

Nos exemplares com vida livre, há uma diversidade de hábitats e nichos ecológicos. Por exemplo, podem viver no solo, na água doce e salgada. Inclusive, alguns tipos são parasitas oportunistas, que podem viver bem sozinhos, mas também podem parasitar com certa eficiência. 

Embriologia

A formação embriológica de nematelmintos é constituída pelos três folhetos embrionários, mas o celoma não é verdadeiro, é um pseudoceloma, porque não é derivado completamente do mesoderma. Em relação ao desenvolvimento do sistema digestório, são animais invertebrados protostômios, quando a boca é formada antes do ânus. Por fim, são bilateralmente simétricos.

Respiração e circulação

O filo dos nematelmintos está no início da escala evolutiva dos animais invertebrados e, por isso, alguns sistemas fisiológicos ainda estão em sua forma mais primitiva de adaptação. Essa informação não indica uma inferioridade desses indivíduos, apenas que possuem uma necessidade biológica diferente dos outros grupos estudados.

Por exemplo, os vermes não contém um sistema circulatório desenvolvido, então todos os nutrientes e gases se difundem dentro da estrutura corporal, em fluido que corre dentro do pseudoceloma. 

E a captação do oxigênio e outros gases do ar acontece por troca cutânea, na epiderme — isso influencia em uma maior necessidade de se estabelecer em locais mais úmidos, para garantir a integridade da pele e, consequentemente, da respiração. 

Ainda em relação à pele, é importante citar que algumas espécies apresentam um proteção cuticular, também ajudando na lubrificação e movimentação dos animais. Até porque os nematelmintos, em geral, se locomovem pela contração de sua estrutura corporal longilínea.

Digestão e excreção

Após a ingestão dos alimentos, eles serão digeridos em um sistema completo. É importante citar que este é o primeiro filo que possui boca e ânus, também estão citados faringe e intestino, para condução e digestão do conteúdo alimentar.

A partir dessa etapa da evolução, seria possível digerir as partículas alimentares no interior do tubo digestivo, que são processadas para extrair os nutrientes do material ingerido. Depois, serão eliminadas as substâncias não necessárias e nocivas, tudo isso acontece pela excreção de um fluido com compostos nitrogenados, por meio de uma abertura próxima à boca.

Reprodução

Como vimos anteriormente, a maior parte dos nematelmintos apresentam dimorfismo sexual, ou seja, indivíduos que possuem apenas um sexo cada (não são hermafroditas), e que também possuem diferenças corporais associadas ao sexo.

Diante disso, a reprodução acontece sexuadamente, pela união entre gametas. Isso é vantajoso porque permite uma variabilidade genética, uma maior capacidade de transmitir genes evolutivos importantes para as próximas gerações. 

Em geral, eles possuem um desenvolvimento indireto, passando por estágios larvais até que originem um organismo adulto. Inclusive, na maior parte das espécies, cada uma das fases possui hábitos distintos o que torna esses ciclos de vida complexos.

Algumas doenças causadas por nematelmintos 

Ancilostomíase

Nematelminto que causa ancilostomíase
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Conhecida também como amarelão, a ancilostomíase é uma verminose causada por um nematelminto de nome Ancylostoma duodenale ou pela espécie Necator americanus. Ambas as espécies possuem ciclo de desenvolvimento com larvas, que podem penetrar na pele humana. 

Após adentrar o corpo humano por meio da epiderme, o verme pode se disseminar pelos órgãos, passando principalmente pelo pulmão. Lá ele completa mais uma etapa de seu desenvolvimento, ao se transformar em um novo tipo larvário. 

Ao fim de seus processos migratórios, os vermes podem se instalar no intestino delgado, onde perfuram a superfície e retiram o sangue, como alimentação parasitária — então, surge uma anemia tão intensa no humano que sua tonalidade de pele fica mais amarelada. 

O intestino delgado é também onde são eliminados os ovos. Quando a pessoa evacua, esses ovos são liberados para o ambiente, se transformam em larvas e se desenvolvem, caem no solo e podem, novamente, penetrar na pele de outra pessoa. E é assim que o ciclo se sustenta. 

Diante dessa forma de transmissão e manutenção do ciclo, é importante que os indivíduos doentes sejam tratados, o saneamento básico seja adequado para evitar a liberação das fezes em locais inapropriados, além de evitar andar descalço em solos com possível risco de contaminação.

Ascaridíase

Nematelminto: Ascaris lumbricoides
Imagem: Reprodução/Wikimedia

A ascaridíase é conhecida popularmente como lombriga e é causada por um verme nematódeo de nome Ascaris lumbricoides. Esse verme é transmitido por via fecal oral, ou seja, uma pessoa contaminada defeca e libera ovos para o ambiente, se houver alguma chance de contaminação de alimentos, um novo indivíduo se alimenta ou bebe água com esses ovos.

A partir de então o verme se desenvolve no intestino delgado do paciente, que geralmente é uma criança, e se alimenta dos materiais ingeridos. Dessa forma, o indivíduo infectado tende a não ficar saciado após as refeições, podendo chegar a subnutrição.  

Com o ciclo demonstrado, fica nítido que o saneamento básico, a boa higienização da água, alimentos e mãos é essencial para profilaxia (prevenção) da ascaridíase. Afinal, se os ovos não forem disseminados para o ambiente, não há como transmitir a doença.

+ Veja também: Quais são as doenças que mais caem no Enem?

Diferença entre platelmintos, nematelmintos e anelídeos

Como vimos, os nematelmintos são um filo de animais invertebrados de corpo cilíndrico, alongado, não segmentado e semelhante a um fio. No caso dos platelmintos, também são invertebrados não segmentados, mas seu corpo é achatado, como uma fita, como nas tênias. Por fim, os anelídeos já são animais invertebrados de hábito terrestre úmido, como as minhocas, que apresentam um corpo cilíndrico segmentado.

Estude mais com a Coruja!

Estudar é sempre necessário para o crescimento pessoal, profissional e intelectual. Durante as preparações para o vestibular, o Estratégia te fornece materiais para aprender o conteúdo de uma forma contextualizada, com os temas necessários para a prova e que podem ser aplicados no seu cotidiano! 

Os materiais são didáticos, adaptáveis e podem ser acessados por diferentes dispositivos, em qualquer lugar. As aulas são gravadas e o fórum de dúvidas estará disponível para sanar eventuais dificuldades que surgirem durante sua trajetória. Não perca tempo, clique no banner e saiba mais!

CTA - Estratégia Vestibulares 2
Você pode gostar também