Quais são os gêneros textuais da Unicamp?

Quais são os gêneros textuais da Unicamp?

Saiba quais foram as propostas de redação e gêneros textuais apresentados nas últimas edições do vestibular da Unicamp

O vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) conta com duas propostas de redação que variam de acordo com diversos gêneros textuais. Entretanto, o processo seletivo da instituição exige a produção de apenas um texto com gênero a ser escolhido pelo candidato dentre as opções ofertadas.

Para desenvolver os modelos de redação exigidos pela Unicamp, o candidato deve dominar cinco elementos textuais principais: dissertativo, narrativo, descritivo, expositivo e opinativo. A seguir, confira os gêneros textuais apresentados nas últimas edições do vestibular da Unicamp:

Abaixo Assinado

No gênero textual “Abaixo Assinado”, os candidatos devem desenvolver um texto para um abaixo assinado que defenda ou repudie o tema proposto. Neste modelo, deve-se explicar e justificar sua posição ao longo do texto, além dos motivos pela criação do abaixo assinado. Na edição de 2019, este modelo foi proposto com o tema “ Doutrinação Ideológica em Sala de Aula”.

Artigo

Quando apresentado “Artigo” nas propostas de redação da Unicamp, o candidato precisa apresentar duas posições sobre o assunto e defender apenas uma delas. Este gênero se assemelha ao texto jornalístico, uma vez que o candidato deve apresentar sua opinião e discutir a temática. Em 2019, uma das propostas de redação com este gênero foi “Liberdade de Expressão”.

Carta do Leitor

Ao se deparar com o gênero “Carta do Leitor”, o estudante deve se colocar na posição de leitor e desenvolver uma carta onde discute as problemáticas do tema e sua posição sobre o mesmo. No ano de 2017, o tema “A volta do rio que faz sonhar” foi uma das propostas para os candidatos escreverem dentro deste gênero textual.

Crônica

A “Crônica” é um gênero textual que aborda situações do cotidiano inserindo a vivência do autor. Neste modelo, os candidatos contam uma história narrada em primeira pessoa com sentimentos e perspectivas pessoais em relação à temática. Na edição de 2018, este modelo de redação foi proposto em cima da problemática “Micromachismo”.

Diário

O gênero textual “Diário” possui algumas características específicas exigidas pela Unicamp, sendo elas: data e experiências pessoais cotidianas. Dessa maneira, o candidato deve contar um evento cotidiano com base em suas vivências e desenvolver uma crítica ou opinião a respeito da problemática. No vestibular 2021 da Unicamp, este gênero textual foi apresentado na proposta de redação “Trabalhador Exposto ao Coronavírus”.

Discurso Político

No “Discurso Político”, o candidato deve fazer um balanço das duas visões propostas e  assumir uma posição sobre como agir diante do dilema. Vale ressaltar que as ideias propostas devem ser visadas com impactos nos encaminhamentos da assembleia ou política proposta. Ainda na edição de 2021, o tema “Retirada de Estátuas” foi uma das propostas voltada a este gênero.

Palestra

No gênero textual “Palestra”, o texto deve ser escrito em formato de roteiro para uma palestra e conter uma explicação sobre o conceito proposto e seus resultados. Na edição de 2018, este gênero textual foi proposto com o tema “Pós Verdade”.

Postagem

Ao encontrar o modelo “Postagem”, o estudante deve desenvolver o tema de acordo com cada temática, visando o desenvolvimento e mudanças ao defender seu ponto de vista. Uma das propostas encontradas no vestibular 2019 voltado a este modelo foi “ IDH e o crescimento do PIB como indicadores de desenvolvimento”.

Resenha

A “Resenha” é um gênero textual voltado à apresentação de um determinado produto cultural a um determinado público. Em 2016, a temática “ A deliberação tomada pelos ratos” foi abordada para que os candidatos escrevessem dentro deste gênero.

Texto de Divulgação Científica

O modelo de redação “Divulgação Científica” tem como objetivo divulgar as ideias do autor para um público mais amplo. De acordo com público alvo o texto deve apresentar uma linguagem mais simplificada, apontando todos os principais pontos da temática. Ainda em 2016, a outra proposta foi “ O Induzir das Emoções”, sendo cobrada neste modelo.

Texto para Campanha

Quando encontrado “Campanha” como gênero textual, o estudante deve apresentar uma campanha, com históricos e ações que ressaltam a importância da campanha e convencem o leitor da temática proposta. Já em 2017, este modelo de redação foi cobrado em cima da temática “Arrecadação de Fundos para Biblioteca”

Texto para Podcast

Os “Podcasts” são conteúdos digitais em forma de áudio que abrangem diversos conteúdos e podem ser baixados ou consumidos de maneira online. Desse modo, o candidato deve escrever um roteiro para um podcast, para convencer os seus ouvintes da importância da proposta. Na edição de 2020, uma das propostas de redação seguia este modelo e tinha como proposta “Biodiversidade”.

A seguir, veja os temas de redação da Unicamp das últimas edições:

  • Unicamp 2021:
    • Redação 1 – Discurso Político: Retirada de Estátuas
    • Redação 2 – Diário: Trabalhador Exposto ao Coronavírus
  • Unicamp 2020:
    • Redação 1 – Texto para Podcast: Biodiversidade
    • Redação 2 – Crônica: Micromachismo
  • Unicamp 2019:
    • Redação 1 – Abaixo Assinado: Doutrinação Ideológica em Sala de Aula 
    • Redação 2 – Postagem: IDH e o crescimento do PIB como indicadores de desenvolvimento
  • Unicamp 2018:
    • Redação 1 – Palestra: Pós Verdade
    • Redação 2  – Artigo: Liberdade de Expressão
  • Unicamp 2017:
    • Redação 1 – Texto para Campanha: Arrecadação de Fundos para Biblioteca
    • Redação 2 – Carta do Leitor: A volta do rio que faz sonhar
  • Unicamp 2016:
    • Redação 1 – Resenha: A deliberação tomada pelos ratos
    • Redação 2 – Texto de Divulgação Científica: O Induzir das Emoções

Como é avaliada a redação da Unicamp?

De acordo com o edital, a avaliação da redação da Unicamp passa por quatro eixos principais, sendo eles:

  • Proposta Temática: os candidatos devem cumprir as tarefas que estão sendo solicitadas, observando o recorte temático e as instruções do enunciado; 
  • Gênero: o texto elaborado deve ser representativo do gênero solicitado tendo em vista a situação de produção e os interlocutores nela implicados;
  • Leitura: é esperado que os candidatos façam uma leitura crítica do(s) texto(s) fornecido(s) na proposta e saibam mobilizá-lo(s) em função do seu projeto de escrita, e não simplesmente reproduzir o(s) texto(s) ou partes dele(s) em forma de colagem;
  • Articulação Escrita: os textos produzidos pelos candidatos devem propiciar uma leitura fluida e envolvente, apresentar uma articulação sintático-semântica ancorada no emprego adequado de elementos coesivos e de outros recursos necessários à organização e clareza dos enunciados. Os candidatos também devem demonstrar competência na seleção lexical apropriada ao estilo dos gêneros solicitados e no emprego de regras gramaticais e ortográficas que atendem ao registro de linguagem esperado no gênero, levando-se em consideração a situação de produção da proposta.

Estude com o Estratégia Vestibulares

Já pensou em conquistar nota máxima na redação da Unicamp? Com o Estratégia Vestibulares você tem acesso a correção, cursos e simulados preparatórios que te ajudarão nesta jornada!

pacotes-intensivos-cta
Você pode gostar também