Reino Plantae (Vegetal): classificação, evolução, reprodução e características

Reino Plantae (Vegetal): classificação, evolução, reprodução e características

O reino Plantae, também conhecido como reino vegetal, abrange organismos eucariontes, fotossintetizantes e com organelas celulares específicas, como os cloroplastos e vacúolos, além do revestimento externo, chamado de parede celular. 

Basicamente, estamos tratando sobre as plantas, das que tem organização mais simples até aquelas que possuem grande complexidade evolutiva. Vegetais foram importantes para o desenvolvimento de outras formas de vida na Terra, afinal, a energia utilizada por grande parte dos animais tem origem nos processos de fotossíntese.

Neste texto, você conhecerá melhor as características do reino Plantae, além de entender como as plantas são classificadas dentro desse agrupamento taxonômico. Veja, também, quais são as adaptações evolutivas selecionadas dentro do reino vegetal ao longo do tempo. Vamos lá?

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Quais as principais características do reino Plantae?

Vamos partir de um olhar microscópico para uma visão mais abrangente do reino vegetal. O primeiro ponto a ser considerado é que os organismos vegetais são eucariontes — isto significa que eles são multicelulares, possuem núcleo e material genético bem organizado, com organelas membranosas e mais complexas. 

Como foi citado anteriormente, eles possuem algumas organelas específicas, que não se repetem nas células animais. Os vacúolos são um exemplo importante: são estruturas grandes que servem para armazenar amido, proteínas, pigmentos e até mesmo toxinas. 

Os vegetais têm membrana celular que circunda e delimita o citoplasma mas, em adição a esse componente, existe uma parede celular composta de celulose, molécula que confere maior rigidez e estabilidade.

Por fim, podemos observar a presença de plastos, pequenos elementos que são importantes para a realização da fotossíntese, principalmente os cloroplastos (que contêm clorofila). Esse pigmento é o que confere a cor esverdeada para a maior parte dos vegetais, e também participa da captação e conversão da luz em energia.

Nesse sentido, o reino Plantae é caracterizado por sua característica autotrófica, ou seja, a capacidade de produzir o próprio alimento, sem a dependência de outros seres vivos. Retirando nutrientes do solo e a partir da incidência de luz, esses organismos formam glicose, oxigênio e energia para sua própria sobrevivência;

Em direção a uma visão mais ampla dos vegetais, as plantas possuem uma raiz para a fixação no solo e absorção de água e nutrientes do solo, as folhas para a exposição à luz e realização da fotossíntese e o caule que sustenta sua estrutura. 

Assim como os humanos, alguns organismos vegetais têm vasos condutores de seiva, semelhante ao que conhecemos como vasos sanguíneos. Essa estrutura é importante para circular os materiais coletados da terra em direção a todas as partes do vegetal. Todas essas estruturas podem variar a depender do filo em questão, como veremos no tópico a seguir. 

Classificação das plantas

Briófitas

As primeiras plantas que aparecem no processo evolutivo são as briófitas. Elas têm estrutura simples, com rizoides, cauloides e filoides — que nem chegam a ser raízes, caules ou folhas verdadeiras, mas um ancestral evolutivo desses componentes. 

As briófitas também são avasculares, por isso não conseguem crescer muito em altura. A difusão de água e nutrientes não é conduzida em vasos fechados, então todo o vegetal deve estar próximo ao solo.

Em termos reprodutivos, briófitas liberam as células gaméticas na água e a fecundação acontece externamente, somente em ambientes úmidos. Isso explica a proximidade delas com lagos e lugares muito chuvosos, como os musgos.

Pteridófitas

As próximas plantas observadas na escala evolutiva são as pteridófitas, mais adaptadas ao ambiente terrestre, elas já possuem raiz, caule e folhas verdadeiras. Além disso, já são vasculares, assim podem crescer mais no sentido vertical.

Ainda assim, suas células reprodutivas não resistem a desidratação, o que limita sua distribuição aos espaços mais úmidos. Os exemplos mais marcantes das pteridófitas, no reino Plantae, são as samambaias e avencas. 

Gimnospermas

Com o passar do tempo, foram selecionados organismos vegetais que pudessem crescer em altura e, ao mesmo tempo, sobreviver em lugares mais secos. As gimnospermas são, então, o próximo filo da escala evolutiva do reino Plantae.

Essas plantas são vasculares, têm raiz, caule e folhas verdadeiras mas, agora, sua reprodução é menos dependente de água: as células reprodutivas resistem a desidratação, pois estão acopladas a uma camada protetora — é aqui que surge a semente. Os representantes mais conhecidos de gimnospermas são os pinheiros e araucárias, que, no Brasil, são chamadas de Pinheiro-do-Paraná.

Angiospermas

Por fim, o último grupo do reino Plantae a ser citado são as angiospermas. Esses vegetais possuem todas as características mencionadas nas gimnospermas, com uma modificação muito importante: as sementes estão englobadas nos frutos, com proteção ainda maior contra desidratação e predadores. 

Ao mesmo tempo, essas plantas têm flores. Além de serem lindas e perfumadas, as flores são importantes para atrair animais polinizadores, que espalham o pólen daquele vegetal no ambiente, favorecendo a multiplicação e estabelecimento da espécie. 

Nesse sentido, a evolução das angiospermas está relacionada, historicamente, com o estabelecimento dos animais artrópodes. Como exemplo, podemos citar a polinização feita por abelhas entre roseiras, violeteiras, entre outras situações. Exemplos de angiospermas: mangueira, limoeiro, pitangueira, ameixeira, ipês, orquídeas, lírios e margaridas.

Processo evolutivo no Reino Plantae

O cladograma é um esquema biológico que elenca a relação filogenética entre diferentes grupos. Quanto mais próximo da ponta da árvore, mais recente é o processo evolutivo daqueles organismos.

É importante ressaltar que, ser mais recente ou mais antigo na evolução não torna um filo melhor ou pior. Na verdade, cada agrupamento de organismos possui características próprias favoráveis para o ambiente em que estão inseridos, então não devem ser comparados em termos de qualidade. Ao invés disso, p pensar, apenas, em quais são mais adaptados ao ambiente X ou Y.

cladograma do reino plantae
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Questão de vestibular sobre reino Plantae

 (PUC-RIO 2008)

Em relação aos indivíduos do reino vegetal, pode-se afirmar que os(as):

A) briófitas não dependem diretamente da água para sua reprodução.
B) fungos são vegetais aclorofilados.
C) flores dos pteridófitas são frutos modificados.
D) gimnospermas possuem flores e frutos verdadeiros.
E) frutos dos angiospermas se originam a partir do desenvolvimento do ovário.

Alternativa correta é a letra E, pois briófitas dependem de água para reproduzir, fungos não são vegetais, pteridófitas não tem frutos, assim como gimnospermas não possuem flores e frutos. Angiospermas possuem flores e frutos, de forma que estes últimos se desenvolvem a partir do ovário da planta.

Aprenda ainda mais com a Coruja!

Quer treinar seu conhecimento com questões de vestibulares? Conheça o banco de questões do Estratégia Vestibulares. Em nossos cursos você também encontra simulados, livros digitais, aulas gravadas com excelente didática, fórum de dúvidas e correção de redação. Clique no banner abaixo e confira nossos produtos:

CTA - Estratégia Vestibulares 2

Veja também:

Você pode gostar também