O estabelecimento da vida humana só é possível porque moramos no planeta Terra, que fica no Sistema Solar e permite a transmissão de calor dessa estrela para o nosso ambiente. É por meio da luz do sol que ocorre a fotossíntese, por exemplo, que garante a energia para a sobrevivência humana.
Isso significa que a entidade astronômica “Sistema Solar” não é um mero conceito científico, mas uma organização necessária para a vida. Então, é necessário entender a organização desse conjunto de planetas, quais são os satélites e como eles estão dispostos no espaço. Leia mais e veja características e curiosidades sobre o tema!
Navegue pelo conteúdo
O que é o Sistema Solar?
O conceito de Sistema Solar abrange um conjunto de oito planetas que se estabelecem no espaço sideral, que orbitam sobre uma grande e importante estrela que chamamos de Sol. Além dos planetas, também são encontrados outros corpos celestes, asteroides, cometas, meteoros e satélites, como a lua, que descrevem órbitas ao redor dos planetas.
Dentro do estudo astronômico, o universo pode ser dividido em várias galáxias e o Sistema Solar está inserido na Via Láctea. Propõem-se que esses corpos espaciais se formaram a partir da explosão de materiais primitivos, com posterior reorganização e estabelecimento de órbitas, a partir da diferença de massas, gravidade e outras definições físico-astronômicas.
Planetas do Sistema Solar
Como foi citado, o Sistema Solar é constituído por oito planetas, que estão distribuídos da seguinte forma: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Nesse caso, o Mercúrio é o que fica mais próximo do sol, com a menor órbita, enquanto Netuno está mais afastado, com uma órbita muito maior.
Para decorar essa sequência, existe uma frase característica que diz “Minha Vó Tem Muitas Joias, Só Usa No Pescoço”. Cada uma das primeiras letras faz referência a um planeta do Sistema Solar — para o “p”, de pescoço”, há uma relação com Plutão, e esse é um planeta anão, que anteriormente era contado no Sistema Solar, mas agora não entra mais na classificação principal.
Mercúrio
Mercúrio é o menor entre os planetas do Sistema Solar, com a menor órbita e o mais próximo da estrela solar. Essa proximidade resulta em temperaturas tão altas que impedem a sobrevivência de qualquer espécie naquele ambiente. Trata-se de um planeta rochoso, ou seja, formado predominantemente por rochas, ferro e metais pesados
Vênus
Já Vênus é um planeta de características semelhantes à da Terra, mas que não são suficientes para propiciar o desenvolvimento de vida, já que há muita nuvem e gases tóxicos. Em algumas noites e regiões da Terra é possível observar um corpo brilhante que se destaca, que é Vênus visível, também conhecido como Estrela D’Alva. Também tem muitas rochas em sua estrutura.
Terra
A Terra é o planeta em que estão situados todos os humanos e, atualmente, o único corpo celeste em que foi encontrada vida. É caracterizado por uma grande quantidade de água, que se mescla com uma superfície rochosa. Realiza uma volta em torno do sol a cada 365 dias e 6 horas, além de girar em torno de si mesma a cada 24 horas — isso é quem garante os períodos de “anos” e “dias”, respectivamente.
+ Veja também: Surgimento da Terra: qual a origem do planeta?
Marte
Também conhecido como planeta vermelho, Marte é um dos corpos que mais intriga os cientistas em todo o Sistema Solar. Muitos estudos apontam para condições que podem permitir a sobrevivência nesse planeta, como o clima, a atmosfera, a formação rochosa e alguns elementos químicos. Tem semelhanças com a Terra, porque também rotaciona sobre seu próprio eixo e faz translação ao redor do sol.
Júpiter
Júpiter é considerado um corpo gasoso e é o maior planeta do Sistema Solar. Eles possuem muitos satélites em sua órbita, que foram descobertas por Galileu Galilei. Não há muitas informações a respeito de sua superfície, acredita-se que é pouco definida, porque o Júpiter não contém muitas formações rochosas.
Saturno
O planeta dos anéis, Saturno, também é classificado como planeta gasoso, que possui baixa densidade, concentrações de hidrogênio e hélio, além de poucas rochas. Seu único satélite natural chama-se Titã, que é relativamente grande quando comparado ao seu tamanho, e aponta-se que os anéis são constituídos de gelo e pedras.
Urano
Devido a sua distância do sol, Urano é um país com baixas temperaturas e pouca luminosidade. Sua composição também tem é gasosa, com hidrogênio, hélio e metano. Tem uma cor azulada e possui anéis, que não refletem a luz muito bem, diferentemente do que é visto em Saturno. Quanto aos corpos orbitantes, possui dezenas de pequenos satélites naturais.
Netuno
Por fim, o último país da classificação atual do Sistema Solar é Netuno. Ele é o mais distante do sol, com temperaturas baixas (-218 ºC), possui formação gasosa semelhante à do Urano e também apresenta uma coloração azulada. Possui cerca de 13 satélites e um sistema de anéis menos proeminentes do que o de Saturno.
Questões sobre Sistema Solar
(UCPEL 2017) Cientistas dizem ter evidências da existência de um novo planeta no Sistema Solar. Desde o rebaixamento de Plutão, o Sistema Solar passou a contar com oito planetas. Entretanto, com a suposta existência de um novo planeta, voltaria a ter nove. Em estudo publicado no periódico Astronomical Journal, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, os cientistas demonstram, por meio de modelos matemáticos e simulações de computadores, as conclusões de sua pesquisa. Entretanto, ainda não foi possível a observação direta do chamado “Planeta Nove”.
Com relação aos planetas integrantes do Sistema Solar, é correto afirmar que
A) Marte é um planeta do tipo terrestre ou telúrico, é conhecido como Estrela D’Alva ou Estrela da Manhã, e, por sua característica brilhante, pode ser visto durante o dia.
B) Júpiter é o último (partindo do Sol) dos planetas rochosos, aparece como uma “estrela de fogo” à noite, possui calotas polares que contêm água.
C) Urano é conhecido como o “planeta azul”, mas não pela presença de água e sim pelo gás metano, possui 13 luas.
D) Saturno é outro dos planetas rochosos, composto basicamente de hidrogênio e hélio, caracterizado pela existência de anéis formados por seus satélites.
E) Mercúrio é o menor e o mais interno, tem uma aparência similar à da Lua, com crateras de impacto e planícies lisas, não possui satélites naturais.
- A alternativa A está incorreta porque a Estrela D’Alva é o planeta Vênus.
- B está errada, uma vez que Júpiter é um planeta gasoso.
- C está incorreta porque Urano possui dezenas de satélites naturais e cerca de 27 luas, quem tem as características apontadas na afirmação é Netuno.
- D é falsa, uma vez que Saturno não é rochoso.
- E é a opção certa e todas as informações apontadas são válidas.
Estude com o Estratégia Vestibulares!
Os cursos da Coruja trazem o essencial para te ajudar na jornada rumo à aprovação: as aulas estão disponíveis em vídeos, pdf ou livros digitais. Com isso, o acesso ao conteúdo é facilitado e você pode aprender de onde quiser, além disso, suas anotações ficam salvas e podem ser conferidas durante as revisões. Não perca tempo e saiba mais!