Revolta da vacina: o que foi, causas e consequências

Revolta da vacina: o que foi, causas e consequências

No atual cenário de saúde que o mundo vive devido à Covid-19, muito se tem discutido a respeito da importância da vacinação para controlar a pandemia, mas ainda é possível observar posicionamentos contraditórios circulando pelas mídias sociais.

Contudo, essa não foi a primeira vez na história do Brasil que tivemos embates sobre a imunização populacional, ocorrendo algo semelhante na chamada Revolta da Vacina!

Ficou interessado no assunto? Então, não perca esse conteúdo que o Estratégia Vestibulares preparou para você sobre a Revolta da Vacina, principalmente porque, por ser uma questão da atualidade, tem chance de ser cobrado nas provas do Enem e de diversos vestibulares do país!

O que foi a Revolta da Vacina?

A Revolta da Vacina foi um movimento que aconteceu no Rio de Janeiro motivado pela obrigatoriedade da vacinação da população contra a varíola.

Quais foram as causas da Revolta da Vacina?

O que motivou essa revolta popular foi justamente a obrigatoriedade da vacinação que usava a força policial para invadir as casas dos moradores e realizar a imunização contra a varíola.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Contexto histórico

A Revolta da Vacina ocorreu no ano de 1904 no período da República brasileira recém proclamada, sendo o Rio de Janeiro a capital administrativa da época.

Nesses tempos, houve uma grande reforma na cidade, a fim de torná-la moderna e urbanizada. Com isso, ruas foram alargadas e prédios demolidos, o que intensificou o processo de favelização nas porções mais periféricas da cidade pela saída da população que residia nessas localidades.

Campanha sanitarista

E como o Brasil enfrentava uma crise de saúde em decorrência de doenças, o médico Oswaldo Cruz propôs uma campanha sanitarista para tentar combater essas enfermidades, que, no caso da varíola, previa a vacinação obrigatória em massa, o que teve forte repulsão popular.

Quem foi Oswaldo Cruz?

Oswaldo Cruz foi um médico brasileiro natural da cidade de São Luís do Paraitinga, no estado de São Paulo.

Esse médico sanitarista foi extremamente importante para combater diversas doenças no País com seus estudos sobre tratamento dos doentes e sobre prevenção de novos infectados.

Oswaldo participou do combate de doenças como a peste bubônica, a febre amarela e a varíola, sendo que o combate dessa última doença está vinculado à eclosão da Revolta da Vacina.

Atualmente, a fundação que leva o nome do médico, Fiocruz, fez parceria com uma empresa europeia, e se tornou uma das fabricantes de vacinas contra a Covid-19 no país.

Revolta da vacina

O fim da Revolta da Vacina

Essas manifestações populares foram fortemente reprimidas pelos agentes do governo, mas, depois de um tempo, acabou levando à suspensão dessa obrigatoriedade, que passou a ser facultativa. Tempos depois, a varíola foi considerada erradicada do Brasil por conta das campanhas de vacinação.

Exercício

Agora que você já aprendeu sobre a Revolta da Vacina, teste seus conhecimentos com essa questão que o Estratégia Vestibulares preparou para você:

(MACKENZIE)  “E era preciso embelezar as principais cidades, para que bem representassem suas funções: cuidar dos edifícios públicos; afastar a pobreza para os novos subúrbios; implementar o transporte coletivo, e construir instituições representativas. Foi com esse intuito ‘civilizatório’ que o presidente Rodrigues Alves (1902-1906) montou uma equipe técnica para fazer do Rio de Janeiro uma vitrine para os interesses estrangeiros (…). A comissão responsável pelas obras recebeu poderes ilimitados e estabeleceu um plano com três grandes metas: a modernização do porto, que estaria a cargo do engenheiro Lauro Müller; o saneamento da cidade, de cuja realização se incumbiria o médico sanitarista Oswaldo Cruz, e a reforma urbana, que caberia ao engenheiro Pereira Passos, o qual conhecia de perto o projeto para Paris elaborado pelo barão de Haussmann”.

Lilia M. Schwarcz e Heloísa M. Starling. Brasil: Uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p.327.

No início do século XX, as autoridades republicanas elaboraram um projeto de embelezamento das principais cidades do Brasil, sintonizando o país com a modernização vivenciada por outros centros urbanos mundiais. No entanto, tal projeto provocou diversas reações contrárias, principalmente por parte das camadas populares, diretamente afetadas. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

a) Símbolo do “Ciclo da Borracha”, a cidade de Manaus passou por um grande processo de reforma urbana, liderada por Pereira Passos. A pujança econômica contribuiu para a remodelação do centro da cidade e para a construção do teatro municipal, aprofundando as desigualdades sociais e, por isso, gerando revoltas.


b) A construção de Belo Horizonte, pelos republicanos mineiros, representou um projeto autoritário de deslocamento da população pobre para a zona suburbana. Ao mesmo tempo, simbolizou a intenção das elites burgueses, ao fazer da cidade uma pretensa candidata à condição de nova capital federal.

c) Em São Paulo, o acelerado crescimento econômico contribuiu, de forma decisiva, para o surgimento de uma nova paisagem urbana. A construção de grandes avenidas resultou na destruição de todos os casebres de madeira e na vacinação obrigatória contra a varíola, gerando contestações da população.

d) No Rio de Janeiro, a Revolta da Vacina (1904) representou a contestação popular às medidas autoritárias da prefeitura. Resultado da incompreensão de parte a parte, tal Revolta não deixou de simbolizar o entendimento, por parte das camadas atingidas, sobre os limites das ações das autoridades públicas.

e) A construção de Brasília representava o desenvolvimento econômico e social do interior do país. Ao mesmo tempo, permitia às autoridades públicas inserir a nova capital entre as cidades mais modernas e planejadas do mundo, acentuando o caráter modernizador e positivista da República recém instaurada.

Gabarito: D

Gostou do conteúdo que o Estratégia Vestibulares preparou para você ir bem na prova de História do Enem e do seu vestibular? Então não perca nossos próximos artigos! Aproveite para conhecer os nossos cursos, que são pensados para você alcançar seu sonho de entrar na universidade. Clique no banner abaixo e confira!

CTA curso Enem

Veja também:

Você pode gostar também