Revolução russa: antecedentes, características e eventos

Revolução russa: antecedentes, características e eventos

A revolução russa ocorreu entre 1917 e 1928. Nesse período, muitos movimentos populacionais e eventos rebeldes buscaram derrubar a monarquia czarista que imperava na Rússia até o momento. Como resultado desses acontecimentos, instalou-se a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), que viria a ser uma das nações mais citadas no século XX. 

Neste artigo, saiba mais sobre as situações que antecederam a Revolução Russa e a influência delas para a eclosão do movimento. Veja também quais são as características políticas e econômicas defendidas pelos revolucionários e como os conflitos se desenvolveram. 

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Contexto histórico

O contexto social russo entre o fim do século XIX e começo do XX não era favorável para a população. A diferença no estilo de vida entre as camadas sociais era marcante, principalmente porque as terras estavam concentradas nas mãos dos nobres. Esse é um dos primeiros tópicos que inclinou a população para um sentimento de insatisfação. 

Depois, é possível observar que a Rússia antes da revolução ainda estava presa aos moldes absolutistas: ainda existe um rei (o czar) que exercia um poder maioral frente ao povo. Lembre-se de que, na Europa, o declínio do absolutismo já era uma realidade desde a Revolução Francesa em 1789.

Em termos de mão de obra, até 1861 o país ainda utilizava mão de obra servil, prática que não era mais explorada na Europa do século XX. Inclusive, há relatos de que resquícios do sistema feudal ainda perduravam na sociedade russa. 

Fato é que os czares da dinastia Romanov, que estava no poder durante o século XIX, iniciou um processo de modernização do território. Entre as medidas, foi decretada a emancipação dos servos, que tornaram-se camponeses e cada vez mais propensos à disputa social. 

Agora, cada um podia produzir em seu favor, o que gerou o acúmulo de riquezas para alguns e menores recursos para outros. Pode-se inferir que esse cenário favoreceu uma “redivisão” da sociedade, porque, agora, existiam camponeses ricos e pobres.

Apesar disso, a terra para o plantio ainda não era suficiente para essa classe social. Afinal, os terrenos eram de propriedade nobre, o que causava uma sensação de revolta na população, que gostaria de ter acesso às terras, em uma distribuição mais igualitária.

Ao mesmo tempo, a gestão da população era repressora, não permitia liberdades para os cidadãos. Existia, por exemplo, uma polícia política para o controle do ensino, da imprensa e dos tribunais. Isso indica, inclusive, que a oposição não era acolhida e o regime czarista não deveria ser questionado. 

Ainda nesse contexto, as decisões político-econômicas favoreceram a industrialização do território em alguns pontos. Com isso, muitos trabalhadores se concentraram ao redor das fábricas formando grandes cidades, como é o caso da atual capital russa: Moscou. 

Até mesmo a instalação das indústrias não foi favorável para sanar o problema russo. Agora, as questões de moradia, a fome, os salários insuficientes e a falta de emprego para todos somaram-se aos outros pontos de insatisfação. Veja que nem a burguesia estava convencida do czarismo, até porque os valores arrecadados do processo industrial estavam escoados para os bancos.

Com todo esse contexto, a oposição ao absolutismo e ao governo russo estava em constante crescimento. Claro, que esse posicionamento era feito de maneira velada, quando não os indivíduos eram exilados. Foi o caso dos principais adversários, Plekhanov e Lênin, que estavam entre os membros do Partido Social Democrata.

Antecedentes da revolução russa de 1917

Historicamente, o primeiro evento marcante que está relacionado com a Revolução Russa é o Domingo Sangrento. Nessa ocasião, um grupo de pessoas estava posicionado na porta de um palácio para apresentar um abaixo assinado ao rei, buscando vias pacíficas de transformação.

Apesar disso, o tratamento repressivo foi tão intenso que matou centenas de pessoas. Devido a isso, muitas revoltas e protestos se espalharam pela Rússia, em defesa dos manifestantes que foram assassinados.

Diante desse episódio que ocorreu em 1905, a primeira alteração foi estabelecida. Por pressão social, o czar alterou a forma de governo para uma monarquia constitucional, em que um parlamento (chamado de Duma) teria um mínimo poder, com maior a parte da autoridade sob o jugo do rei.

Alguns anos depois, já no período da Primeira Guerra Mundial, o país se envolveu no conflito, o que gerou grande insatisfação na população. A questão não era o conflito em si, mas os gastos destinados a ele e como isso afetava o dia a dia da nação.

Como foi a revolução russa?

Com tantos pontos de questionamento e insatisfação, os ânimos estavam prontos para a eclosão de uma revolução. E foi o que aconteceu: durante um protesto cotidiano, os manifestantes invadiram o palácio real e forçaram a renúncia do czar. 

A ação foi mais guiada pelos mencheviques, que assumem o poder do país nesse primeiro momento. Agora, o sistema absolutista deu lugar a ideias mais liberais, na estrutura conhecida como República de Duma. 

Com a força de uma revolução, o povo achou que as atitudes dos líderes não estavam dentro dos padrões esperados, por gastar muitas energias e dinheiro com a Primeira Guerra Mundial. Além disso, camponeses e burgueses passaram a perceber que os burgueses estavam sendo beneficiados com algumas alterações de leis, enquanto que as outras camadas nem eram notadas. 

A miséria e os problemas nacionais só aumentavam, enquanto que o país estava ainda envolvido em questões da Guerra. Isso fortaleceu o ideal revolucionário mais ativo dos bolcheviques, que organizaram a Guarda Vermelha, sob comando de Leon Trotsky e apoio de Lênin. 

A partir disso, foi organizada e efetuada a Revolução de Outubro de 1917, quando Lênin assumiu o poder. Agora, os ideais socialistas foram empregados, uma vez que os bolcheviques buscavam essa modificação imediata. 

Terras foram divididas entre as classes e instituições sociais, os operários tomaram o controle sobre as fábricas, os poderes econômicos passaram ao controle do estado e muito mais. Tudo isso baseado no lema que pregava “pão, paz e terra”. 

É possível assumir que houve uma monopolização das ideias, já que foi determinado que apenas um partido poderia desenvolver política no país. Era um partido de viés comunista, em concordância com a autoridade vigente. 

O caráter autoritário se intensificou ao longo do tempo e, mesmo que os bolcheviques tenham deixado a Primeira Guerra Mundial, não conquistaram o povo como gostariam. Isso favoreceu um novo crescimento das ideias pacíficas dos mencheviques. 

Nasce, então, o exército branco para lutar contra a revolução imediata dos bolcheviques. Nesse momento, instalou-se uma guerra civil na Rússia de 1918. De um lado estavam os mencheviques apoiados por países como EUA (que tinham medo da propagação do comunismo) e do outro os bolcheviques, que não tinham apoio externo. 

A falta de recursos da Guarda Vermelha foi solucionada com  o redirecionamento de todas as produções russas para sustentar a guerra civil. De fato, a estratégia foi suficiente para ganhar a guerra em 1921.

Características da Revolução Russa

O Partido Social Democrata representa a instituição que reuniu muitos dos revolucionários, que tinham em comum a contrariedade ao modelo absolutista que foi estabelecido na Rússia a algum tempo. 

Apesar da semelhança dessa ideia, o partido também estava dividido quanto à melhor forma de solucionar as questões. Alguns acreditavam que a luta armada era a única forma de implantar uma revolução na nação — esses são os chamados bolcheviques, liderados por Lênin. 

Por outro lado, haviam os mencheviques, que idealizavam uma revolução mais pacífica, por vias diplomáticas e comuns, sem extrapolar para conflitos violentos. Os modos de intervenção deveriam atender à democracia, diálogo e etc.

Tanto bolcheviques quanto mencheviques tinham ideias socialistas. Sua ideia era a redivisão das terras e propriedades entre os povos, de maneira igualitária. A grande diferença estava na forma e no tempo de implantação. Afinal, bolcheviques queriam uma transformação imediata, enquanto que os mencheviques estavam dispostos a esperar um processo de implantação do socialismo.

Consequências da Revolução Russa

Com a guerra civil e o comunismo de guerra, quando toda a economia girava em torno da disputa entre bolcheviques e mencheviques, o crescimento econômico da nação foi mínimo. E, para solucionar isso, foi necessário abrir mais as portas para medidas capitalistas. 

O governo mantinha seus ideais socialistas, mas o capital estrangeiro poderia ser utilizado e até mesmo a comercialização foi liberada nesse período, conhecido como Nova Política Econômica. Era uma forma de restaurar a nação, para que estivesse saudável para receber o socialismo. De fato, a estratégia foi eficaz e alcançou seus objetivos, apesar de intensificar a desigualdade social.

Por fim, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) nasceu a partir da anexação de territórios durante a Revolução Russa. Lênin chegou a governar sobre os povos, até sua morte. A partir disso, Trotsky e Stálin guerrearam pelo poder.

Stálin ganha a disputa, depois do assassinato encomendado de Trotsky. Seu governo foi muito violento, autoritário e ditatorial — é o regime chamado de stalinismo. O início da autoridade de Joseph é o marco para o fim da Revolução Russa.

Estude para o vestibular com o Estratégia!

Conheça os cursos preparatórios para o vestibular da Coruja! Os temas são abordados com profundidade, a partir de um olhar crítico e de uma interpretação social. Além disso, você pode acessar os materiais didáticos onde e como quiser: pdf, online ou vídeos. Clique no banner e saiba mais!

CTA - Estratégia Vestibulares 1
Você pode gostar também