9 citações sobre democracia para usar na redação

9 citações sobre democracia para usar na redação

Reunimos frases de nomes influentes sobre o sistema de governo que resguarda aos cidadãos o direito à participação política; confira

De origem grega, a palavra “democracia” surgiu na Cidade-Estado de Atenas no período clássico. Naquele contexto, se referia ao “povo” e ao “governo”, “demos” e “kratos”, respectivamente. Em resumo, a palavra “democracia” pode ser traduzida como “governo do povo” e “governo popular” desde essa época.

As citações sobre democracia para usar na redação que o Portal Estratégia Vestibulares listou no artigo a seguir ajudarão você a construir um bom texto dentro da temática de governo em que a soberania é exercida pelo povo.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Navegue pelo conteúdo

1- “Democracia com fome, sem educação e saúde para a maioria, é uma concha vazia.” — Nelson Mandela

Símbolo da luta contra o regime racista e segregacionista do apartheid, que vigorou entre as décadas de 1940 e 1990 na África do Sul, Nelson Rolihlahla Mandela (1918 – 2013) também foi um advogado e o primeiro presidente negro a ser eleito democraticamente em seu país, governando de 1994 a 1999.

Mandela passou 27 anos preso pelo regime do apartheid, condenado primeiramente por participar de protestos e fazer viagens consideradas ilegais para o exterior, e mais tarde, foi condenado à prisão perpétua sob acusação de traição e sabotagem. O líder político só foi liberto após o fim da ditadura segregacionista.

+ Dia Internacional Nelson Mandela: veja citações e questões sobre o líder sul-africano

2- “O Brasil lutou muito para se tornar um país democrático. E também está lutando muito para se tornar um país mais justo. Não foi fácil chegar onde chegamos, como também não é fácil chegar onde desejam muitos dos que foram às ruas. Só tornaremos isso realidade se fortalecermos a democracia — o poder cidadão e os poderes da República.” — Dilma Rousseff

Dilma Vana Rousseff (1947) é economista, e foi a primeira mulher a ser eleita democraticamente como presidente do Brasil, governando de 2011 a 2016, quando sofreu um processo de impeachment, antes de concluir seu segundo mandato.

Bem antes de seguir a carreira política, Dilma foi uma militante pelo fim da ditadura militar que se instaurou no Brasil por 21 anos (1964 – 1985). A ex-presidente chegou, inclusive, a ser presa e torturada pelo regime ditatorial.

+7 citações sobre política para usar na redação
+ Golpe Militar no Brasil: o marco inicial da ditadura no país

3- “O meu ideal político é a democracia, para que todo o homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado.” — Albert Einstein

Albert Einstein (1879 – 1955), físico responsável, entre outras coisas, pelo desenvolvimento da teoria da relatividade geral, é um dos cientistas mais famosos e influentes do mundo. Seu trabalho na área lhe rendeu o Prêmio Nobel de Física em 1921.

Einstein era judeu e alemão, e vivia nos Estados Unidos quando o partido de Hitler chegou ao poder na Alemanha. Por conta disso, o cientista nunca mais retornou a sua terra natal, tendo, inclusive, se naturalizado estadunidense.

+ 11 citações sobre ciência para usar na redação

4- “Democracia é a forma de governo em que o povo imagina estar no poder.” — Carlos Drummond de Andrade

Poeta, contista e cronista, Carlos Drummond de Andrade (1902 – 1987) é considerado um dos maiores nomes da segunda fase do Movimento Modernista brasileiro (1930 – 1945).  

No campo político, Drummond fez parte do Partido Comunista Brasileiro (PCB), no qual chegou a dirigir um jornal no Rio de Janeiro, realizando uma entrevista com o dirigente do partido Luís Carlos Prestes, preso pela ditadura de Getúlio Vargas, que durou de 1930 a 1945.

+ Modernismo: o que foi, características, contexto histórico e muito mais

5- “O único título em nossa democracia que é superior ao de Presidente é o de Cidadão.” — Louis Dembitz Brandeis

Conhecido pelo seu trabalho progressista e envolvimento com causas sociais, Louis Dembitz Brandeis (1856 – 1941) foi um advogado estadunidense, Associado de Justiça da Suprema Corte no Supremo Tribunal dos Estados Unidos.

Brandeis ainda publicou um artigo intitulado “O Dinheiro de Outras Pessoas e Como os Banqueiros o Usam”, sugerindo formas de limitar o poder dos grandes bancos e fundos financeiros. Ele se posicionava contra as grandes corporações, o monopólio, a corrupção pública, e o consumo em massa.

6- “A democracia está perdendo os seus adeptos. No nosso país, tudo está enfraquecendo. O dinheiro é fraco. A democracia é fraca e os políticos, fraquíssimos. E tudo o que está fraco, morre um dia.” — Carolina Maria de Jesus

Carolina Maria de Jesus (1914 – 1977) foi uma escritora, compositora e poetisa, que ficou mundialmente conhecida pelo seu livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, publicado em 1960. De origem extremamente pobre, Carolina nasceu em Minas Gerais e migrou para a cidade de São Paulo após a morte de sua mãe, em 1937.

Seu gosto e prática de leitura e escrita se desenvolveu no primeiro emprego que conseguiu na cidade paulista, o de empregada na casa de um médico, onde ela podia ler os livros da biblioteca. Depois de dar a luz ao seu primeiro filho, a autora perdeu seu emprego e foi viver na extinta Favela do Canindé, vivendo da venda de materiais recicláveis.

+ Estratégia resume: Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus

7- “Numa democracia, é essencial a consciência da responsabilidade, a responsabilização daqueles que detêm o poder e o exercem.” — Karl Popper

Filósofo e professor austro-húngaro, Karl Raimund Popper (1902 – 1944) fez parte do Partido Comunista da Áustria antes de se tornar um liberal. Em seu livro “A Sociedade Aberta e Seus Inimigos”, de 1945, Popper apresenta o “Paradoxo da tolerância”, no qual ele defende que a tolerância com ideologias e grupos intolerantes não é aceitável.

“A tolerância ilimitada leva ao desaparecimento da tolerância. Se estendermos a tolerância ilimitada mesmo aos intolerantes, e se não estivermos preparados para defender a sociedade tolerante do assalto da intolerância, então, os tolerantes serão destruídos e a tolerância com eles”, afirma na obra.

+ Partido nazista: liberdade de expressão ou discurso de ódio?

8- “A democracia não pretende criar santos, mas fazer justiça.” — Paulo Freire

Patrono da Educação Brasileira, Paulo Reglus Neves Freire (1921 – 1997)  foi formado em Direito, mas trabalhou a vida inteira com educação. Sua atuação como educador mudou a forma de alfabetização dentro e fora do Brasil, ao tratar o processo educacional como um ato de conscientização.

Em seu livro mais famoso, “Pedagogia do Oprimido”, Freire propõe uma revisão da relação entre educadores e alunos. Levando em conta seu pressuposto de que “o diálogo é uma exigência existencial”, o autor argumenta que a educação dialógica é o caminho para um modelo educacional libertador para as massas, sem excluí-las do processo de aprendizagem.

+ Quem foi Paulo Freire e por que ele é considerado o Patrono da Educação?
+ 24 citações de Paulo Freire sobre educação para usar na redação

9- “Democracia é oportunizar a todos o mesmo ponto de partida. Quanto ao ponto de chegada, depende de cada um.” — Fernando Sabino

Fernando Sabino (1923 – 2004) foi um jornalista e escritor. Seu primeiro livro de contos, chamado “Os Grilos Não Cantam Mais” foi publicado quando ele tinha apenas 18 anos e serviu para criar uma amizade entre ele e o também escritor Mário de Andrade.

Como jornalista, ingressou no jornal carioca “Correio da Manhã”, posto que o aproximou e o fez criar laços de amizade com outros dois grandes nomes modernistas: Vinícius de Moraes e Clarice Lispector.

Prepare-se para a redação com o Estratégia Vestibulares

Sabia que o Estratégia Vestibulares oferece correções ilimitadas de redações? Você estuda com nosso material e treina quantas vezes quiser, sempre recebendo o feedback sobre suas produções. Não é incrível?

Com os cursos da Coruja você se prepara para o vestibular com um material completo e atualizado, aulas dinâmicas e funcionais, além de contar com Banco de Questões, revisões de véspera, salas VIP, monitorias e muito mais.

Cursos de Redação Estratégia Vestibulares
Você pode gostar também