Função composta: definição, esquema e exercícios resolvidos

Função composta: definição, esquema e exercícios resolvidos

Uma função composta acontece quando uma função matemática está dentro de outra função, de forma que pode combinar duas ou mais variáveis. De maneira geral, esse tipo de cálculo favorece a inter-relação entre diferentes conjuntos numéricos.

Para entender com mais precisão o que é uma função composta, além de observar diagramas matemáticos que sintetizam esse conhecimento, continue lendo este artigo. Ao final, você pode acompanhar a resolução de uma questão de prova com esse tema, que é bem recorrente nos vestibulares que mais existem matemática, como Fuvest e Vunesp. Vamos lá?

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Definição de função composta

A função composta é formada por no mínimo duas outras funções. De maneira genérica, podemos chamá-las de g e f, que compartilham um dos conjuntos numéricos: o domínio da função g é igual ao contradomínio da função f. 

Antes de continuar as explicações a respeito do tema, vamos recordar os conceitos de domínio e contradomínio?

O domínio de uma função é o conjunto de todos os elementos que podem ser substituídos pela incógnita naquela expressão matemática. Por exemplo, se a função f(x) = x + 2, o domínio pode ser dado por qualquer número real, com resultados possíveis. Entretanto, se f(x) = 2/x, a incógnita inserida não poderá ser igual a 0, já que é impossível dividir por 0. Nesse caso, o domínio da função é representado por todos números reais, exceto 0. 

O contradomínio da função é o grupo de números y que podem ser dados como resposta para aquele cálculo. Ainda com exemplos para facilitar a compreensão, se f(x) =x2, o contradomínio não pode possuir valores negativos, já que não existem valores reais que, elevados ao quadrado, resultem em y<0. 

Em sequência à definição de função composta, admite-se as funções f: X → Y e g: Y→Z. Dessa forma, a relação entre f(x) e g(x) pode ser chamada de gof (x) = g(f(x)). Com esse conceito, pode-se concluir que gof: X → Z. 

Acompanhe o esquema gráfico abaixo, que exemplifica as informações citadas até aqui:

Como resolver uma função composta?

Para solucionar um problema matemático em que apareça uma função composta, deve-se seguir a regra dos parênteses. Observe a expressão que define ambas as funções. A partir disso, pode-se substituir o cálculo da função interior na incógnita da função que fica por fora. Acompanhe os exemplos!

(Cefet – PR) Se f(x) = x5 e g(x) = x – 1, a função composta f[g(x)] será igual a:

a) x5 + x – 1
b) x6 – x5
c) x6 – 5x5 + 10x4 – 10x3 + 5x2 – 5x + 1
d) x5 – 5x4 + 10x3 – 10x2 + 5x – 1
e) x5 – 5x4 – 10x3 – 10x2 – 5x – 1

O primeiro passo será substituir “g(x)” dentro do colchete. Nesse sentido, colocamos toda a expressão g(x) = x -1 como incógnita da função f, assim:

f [g(x)] = f [ x -1]

Em seguida, assume-se que a incógnita da equação matemática é toda a expressão que fica dentro do colchete. E, a partir disso, podemos realizar a substituição em f(x)=x5.

f [g(x)] = f [ x -1]
f [ x -1] = (x -1)5

A seguir, a ideia da questão é desenvolver os cálculos, com as habilidades de potenciação, exponenciação e domínio das propriedades da multiplicação:

 f [ x -1] = (x -1)5
(x -1)5 = (x-1)2.(x-1)2.(x-1)
(x -1)5 = (x2 – 2x + 1).(x2 – 2x + 1).(x-1)
(x -1)5 = (x4 – 2x³ + x² – 2x³ + 4x² – 2x + x² – 2x + 1) . (x – 1)
(x -1)5 =(x4 – 4x³ + 6x² – 4x + 1) . (x – 1)

f (g(x)) = x5 – 5x4 + 10x3 – 10x2 + 5x – 1, conforme alternativa D.

Questões de vestibular sobre função composta

1 – (Unicamp 2020) Sabendo que a é um número real, considere a função f(x) = ax + 2 definida para

todo número real x. Se f(f(1)) = 1 então

a) a =-1.
b) a = -1/2
c) a = 1/2
d) a=1​

O primeiro passo é descrever a função f(f(1)), substituindo x=1 na expressão que fica dentro do parênteses principal.

f (f(1)) = f (a.1 + 2)
f (f(1)) = f (a + 2)
f (f(1)) = a. (a+2) + 2 
f (f(1)) = a2 + 2.a + 2 

Se f(f(1)) = 1, podemos concluir os cálculos assim:

a2 + 2.a + 2 = 1 
a2 + 2.a + 2 -1 = 0
a2 + 2.a + 1 = 0

Com o método da soma e produto, fazemos:

a=1
b=2
c=1

-b/a = a1 + a2
c/a = a1.a2

-2  = a1 + a2
1 =  a1.a2

Por tentativa e erro, pode-se imaginar que -1 + (-1) = -2. De modo semelhante, (-1).(-1)=1. Dessa forma, a1 = a2 = a = -1, conforme alternativa A.

2 – (Mackenzie – SP) As funções f(x) = 3 – 4x e g(x) = 3x + m são tais que f(g(x)) = g(f(x)), qualquer que seja x real. O valor de m é:

a) 9/4
b) 5/4
c) -6/5
d) 9/5
e) -⅔

Primeiramente, é necessário igualar gof = fog, assim:

 f(3x + m) = g(3 – 4x)

Como conhecemos a expressão matemática de cada uma delas, é necessário substituir o valor de x em f(3x + m) =  3 – 4(3x + m). Em sequência, substitui-se em g(3 – 4x) = 3(3 – 4x) + m. Agora, igualamos os cálculos:

3 – 4(3x + m) = 3(3 – 4x) + m
3 – 12x – 4m = 9 – 12x + m 
3 – 9 = m + 4m 
-6 = 5m 

m = -6/5, como aponta a alternativa C.

Estude com o Estratégia Vestibulares!

O canal do YouTube da Coruja disponibiliza aulas gratuitas sobre os mais variados temas, desde matemática e português, até uma abordagem interdisciplinar sobre temas geopolíticos. Na aula abaixo, o professor de matemática Andrew Cazemiro faz um grande resumo sobre as funções matemáticas, uma ótima forma de revisar o conteúdo sem perder muito tempo!

O Banco de Questões do Estratégia é uma ferramenta essencial para o preparo antes da prova: são milhares de questões de vestibulares agrupadas por disciplina e tema, com resolução em vídeo e/ou texto. Assim, você pode treinar seu conhecimento e reconhecer suas maiores habilidades e dificuldades em cada área do ensino. 

Banco de Questões EV

Veja também:

Você pode gostar também