Gênero lírico: o que é, características e exemplos

Gênero lírico: o que é, características e exemplos

Na língua portuguesa, gênero lírico é a classificação dos textos que estão dispostos em forma poética, com versos e estrofes, além de abordar temas sentimentais e amorosos, com maior tendência à subjetividade do autor. 

Este artigo resume as principais características e formas de identificar um texto literário do gênero lírico. Além disso, acompanhe a descrição de grandes obras que admitem o gênero lírico e aparecem nas listas de leitura obrigatória ou nas questões de diferentes vestibulares nacionais. Leia mais!

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O que é o gênero lírico?

O gênero lírico, nada mais é do que um dos três principais gêneros textuais, juntamente com o dramático e o épico. Mas, afinal, o que é essa classificação por gêneros?

Os gêneros textuais são formas de agrupar os diversos tipos de textos, conforme suas características de escrita, como a disposição das palavras, temas abordados e o nível de subjetividade ou objetividade.

No caso do gênero lírico, há uma forte referência ao instrumento musical chamado lira, do latim,  “lyricu”. As melodias eram entoadas durante a proclamação de poesias, com essa característica mais sentimental e envolvente emocionalmente.

Características do gênero lírico

A consolidação do gênero, então, se deu com a composição de textos em formas de versos, poesias e poemas. Isso não significa que textos em prosa não podem ser líricos, mas é mais comum que eles estejam dispostos em estrofes. 

Em relação à mensagem transmitida nessas obras, o padrão estabelecido anteriormente se manteve. Ou seja, a subjetividade, as temáticas amorosas e emocionais, uma visão mais comovente da vida e da natureza predominam nos textos do gênero lírico. 

Outra característica que foi preservada no lirismo é a musicalidade. Por meio de rimas, escolha adequada das palavras conforme sua sonoridade, os autores buscam uma beleza auditiva e autêntica na construção dos textos. 

Entre as ferramentas linguísticas utilizadas para trazer essa ritmicidade à poesia, observa-se o uso da metrificação dos versos. A contagem das sílabas e manutenção de um padrão melodiante são tão importantes para o aspecto musical quanto para a riqueza formal do texto em questão.

Eu lírico

Nos textos do gênero lírico, o eu lírico ou eu poético representa o enunciador daquela mensagem. Isso indica que, quando lemos uma poesia que se refere ao “eu”, não devemos pensar que a poesia trata-se sobre o autor, mas sobre o eu lírico criado por ele. 

Você pode pensar no eu poemático como a voz que proclama aquela poesia, um narrador para o conteúdo apresentado, um personagem que pode (ou não) fazer referência aos acontecimentos da vida de algum ser humano real.

Muitas vezes, os escritores adicionam seus sentimentos e subjetividade no texto por meio do eu lírico. Em outras ocasiões, podem admitir um eu poético completamente diferente de suas personalidades, como os diferentes heterônimos criados por Fernando Pessoa no Modernismo, ou a escrita de temáticas femininas por trovadores homens, durante a época medieval. 

Observe que o conceito de eu lírico é diferente da definição de sujeito autobiográfico. Neste segundo caso, o autor está relatando sua própria história de vida de forma clara, se colocando como protagonista do enredo.

É muito comum, no caso do gênero lírico, que o texto esteja descrito com verbos e pronomes flexionados na primeira pessoa do singular, com referência a um mundo interno. Mesmo assim, a questão relatada não é, necessariamente, a posição do autor sobre a situação mencionada.

Exemplos de textos do gênero lírico

Hino e ode

São tipos de textos líricos voltados para a exaltação de algo. No caso dos hinos, geralmente fazem menção à uma nação ou pátria; enquanto que as odes se dedicam à elevação de personagens e figuras. 

“Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança, à terra desce
Se em teu formoso céu, risonho e límpido
A imagem do Cruzeiro resplandece

Gigante pela própria natureza
És belo, és forte, impávido colosso
E o teu futuro espelha essa grandeza
Terra adorada

Entre outras mil
És tu, Brasil
Ó Pátria amada!

Dos filhos deste solo, és mãe gentil
Pátria amada, Brasil!”


Hino Nacional Brasileiro

Soneto

O soneto é uma composição de gênero lírico muito conhecida, principalmente pela importância dos sonetos produzidos pelo português Luís de Camões. Então, acompanhe as mais importantes características de um soneto:

  • Possui duas estrofes iniciais compostas por quatro versos, os quartetos;
  • Tem as duas estrofes finais com três versos, os tercetos; e
  • Todos os versos são estritamente metrificados e rimados.

A vós correndo vou, braços sagrados,
Nessa cruz sacrossanta descobertos,
Que, para receber-me, estais abertos,
E, por não castigar-me, estais cravados.

A vós, divinos olhos, eclipsados
De tanto sangue e lágrimas abertos,
Pois, para perdoar-me, estais despertos,
E, por não condenar-me, estais fechados.

A vós, pregados pés, por não deixar-me,
A vós, sangue vertido, para ungir-me,
A vós cabeça baixa, p’ra chamar-me.

A vós, lado patente, quero unir-me,
A vós, cravos preciosos, quero atar-me,
Para ficar unido, atado e firme.

Gregório de Matos Guerra (barroco brasileiro)

+ Veja mais: Texto Literário: conceitos e características

Epitalâmio

São textos destinados à exaltação matrimonial, geralmente proclamados durante uma cerimônia de casamento.

O alto fulgor desta paixão insana
Há-de cegar nossos corações
E deserdados da esperança humana
Palmilharemos por escuridões…

Não mais te orgulharás da soberana
Beleza! e eu, minhas cálidas canções
Não mais dedilharei com mão ufana
Na harpa de luz das minhas ilusões!…

Pela realização que ora se ultima
Vai apagar-se em breve o alto fulgor
Que te inflama e ilumina o meu desejo…

Como no último verso a última rima,
Eu deporei, sem gozo e sem calor,
Meu derradeiro beijo no teu beijo!

Mário de Andrade

Haicai

Haicais são pequenos textos de origem japonesa, com apenas três versos com exatamente dezessete sílabas. O conteúdo, em geral, envolve temas da natureza.

Arco-íris
Arco-íris no céu.
Está sorrindo o menino
Que há pouco chorou.

Helena Kolody

Idílio e Écloga

São subgêneros do gênero lírico que contém textos para retratar a vida no campo, com temas bucólicos e pastoris. O idílio traz essas informações por meio do diálogo entre personagens, enquanto que a écloga tem uma conformação mais direta, com menores interações faladas.

Elegia

Tipo de texto que traz temas subjetivos com certa tristeza, melancolia, sentimento de arrependimento. A elegia, no geral, refere-se ao sofrimento por eventos traumáticos da vida, como a morte de alguém querido ou à perda de um amor não correspondido.

Cântico do calvário

À memória de meu Filho
morto a 11 de dezembro de 1863

Eras na vida a pomba predileta
Que sobre um mar de angústias conduzia
O ramo da esperança. Eras a estrela
Que entre as névoas do inverno cintilava
Apontando o caminho ao pegureiro.

Eras a messe de um dourado estio.
Eras o idílio de um amor sublime.

Eras a glória, a inspiração, a pátria,
O porvir de teu pai! – Ah! no entanto,
Pomba, – varou-te a flecha do destino!

Trecho da elegia de Fagundes Varella

Sátira

Muito produzido durante o barroco brasileiro, principalmente com os trabalhos de Gregório de Matos, o texto satírico traz críticas a uma pessoa ou situação. A depender dos critérios do autor, as ofensas podem ser diretas ou indiretas.

É comum o abuso da ironia nesse tipo de texto do gênero lírico, além de que, muitos escritores tentam “desmascarar” a hipocrisia de alguns setores da sociedade por meio dessa ferramenta literária. 

Epigrama

Que falta nesta cidade?… Verdade.
Que mais por sua desonra?… Honra.
Falta mais que se lhe ponha?… Vergonha.

O demo a viver se exponha,
Por mais que a fama a exalta,
Numa cidade onde falta
Verdade, honra, vergonha.

Quem a pôs neste rocrócio?… Negócio.
Quem causa tal perdição?… Ambição.
E no meio desta loucura?… Usura.

Trecho da sátira de Gregório de Matos

Estude redação com a Coruja!

Com os planos de estudo do Estratégia Vestibulares, você pode fazer redações ilimitadas ao longo do ano. Cada texto é especialmente corrigido para aprimorar seu desempenho e te deixar preparado para a escrita de diferentes gêneros textuais. Clique no banner e saiba mais!

CTA curso Enem

Veja também:

Você pode gostar também
têm ou tem
Leia mais

Tem ou têm: qual é a diferença?

O Estratégia Vestibulares preparou este artigo para que você saiba quando usar os termos "têm" e "tem" de forma correta