Haja ou aja: qual é a diferença?

Haja ou aja: qual é a diferença?

Haja e aja são flexões de dois verbos distintos. Veja quais são as diferenças entre os termos, seus usos e não tenha mais dúvidas!

Na hora de falar, o mesmo som, mas na hora de escrever bate aquela dúvida: o correto é haja, com H ou aja, iniciando com A? Confira qual é a resposta correta no artigo abaixo.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Haja ou aja: entenda as diferenças e seus usos

Ainda que possuam significados distintos, haja e aja estão corretas. A diferença entre elas é que haja é uma flexão do verbo haver, enquanto aja é também uma flexão, mas do verbo agir.

Haja: como usar?

O verbo é conjugado nos modos subjuntivo (primeira e terceira pessoa) e imperativo (terceira pessoa). O significado de haja, portanto, é o mesmo que existir, fazer, obter, possuir, recuperar, experimentar, receber de volta e outros mais. Veja exemplos:

  • Que haja formas de sobreviver a este final de ano;
  • Haja paciência para tanta ladainha;
  • Que haja um pouco de clareza nesse seu plano; e
  • Haja coração, amigos!

Aja: como usar?

O verbo agir indica que algo será feito, buscará algum efeito ou resultado, podendo ser usado para expressar algum tipo de atuação ou até mesmo trabalho. Aja, portanto, é uma indicação sobre uma ação que será tomada.

  • Preciso que você aja pensando em cada detalhe dos seus atos;
  • Aja de forma direta, sem rodeios;
  • Independentemente do que houver, aja com parcimônia; e
  • Tomara que eu aja bem diante do que está por vir.

Mais dicas de estudo

Tire mais dúvidas sobre como escrever e garanta um vocabulário nota 1000.

Estude dicas de Português com o Estratégia Vestibulares

Essa e outras dicas de Português você confere no Estratégia Vestibulares. Temos cursos preparatórios para todas as matérias que caem nas provas, redação e cursos específicos para as principais instituições do país, além do Enem!

Você pode gostar também