Havia ou haviam: qual é a diferença?

Havia ou haviam: qual é a diferença?

Você sabe qual é a diferença entre os termos “havia” e “a haviam”? Descubra nesse texto preparado pelo Portal Estratégia Vestibulares

Você já se perguntou qual é a diferença entre os termos “havia” e “haviam”? Por mais que seja um problema de concordância recorrente, o uso de cada um dos termos é simples. Os dois termos são conjugações do verbo “haver” no pretérito imperfeito do indicativo, mas que variam entre o singular e o plural.

A seguir, o Portal Estratégia Vestibulares separou as principais informações a respeito da diferença entre “havia” e “haviam” para você evitar possíveis confusões.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Havia ou haviam?

Confira algumas regrinhas básicas que te ajudarão a não se confundir na conjugação do verbo:

  • Havia: verbo conjugado na 3° pessoa do singular
  • Haviam: verbo conjugado na 3° pessoa do plural

Havia: como usar?

A palavra “havia” indica a terceira pessoa do singular do pretérito imperfeito do indicativo do verbo “haver”. Este verbo, quando usado no sentido de “acontecer”, “existir” e “ocorrer”, é impessoal e não possui sujeito, e consequentemente não é flexionado, permanecendo no singular. 

  • Havia três meninos chegando mais cedo.
  • Havia vários estudantes no local.
  • Havia um mês que não comprava livros.
  • Havia um aluno sozinho na sala de aula.

Haviam: como usar?

Já o termo “haviam” indica a terceira pessoa do plural do pretérito imperfeito do indicativo do verbo “haver”. Quando usado no sentido de “ter”, o verbo torna-se auxiliar e é conjugado seguido de um sujeito.

  • Elas haviam chegado mais cedo.
  • Os alunos haviam falado sobre o problema.
  • Quando visitei meus tios, eles haviam voltado de viagem.
  • Eles haviam chorado na noite anterior.

Mais dicas de estudo

A seguir, confira mais dicas

Estude com o Estratégia Vestibulares

Quer saber mais dicas de Português? Com o Estratégia Vestibulares você tem acesso a benefícios exclusivos, como cursos e simulados preparatórios. Acesse agora e confira essas e demais novidades que te ajudarão a conquistar a vaga dos seus sonhos!

CTA - Estratégia Vestibulares 2
Você pode gostar também
Leia mais

Vir ou vim: qual é a diferença?

Já bateu aquela dúvida na hora de escrever? Nessa dica, o Portal Estratégia Vestibulares te explica toda as regras sobre as palavras