Tema de redação Encceja 2022: “indústria da moda” e “preservação da cultura”; confira

Tema de redação Encceja 2022: “indústria da moda” e “preservação da cultura”; confira

Prova foi aplicada para mais de 1,6 milhões de inscritos; veja quais foram os temas de redação do Encceja 2022

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep) aplicou neste domingo (28) o Encceja 2022, prova de certificação de jovens e adultos que não conseguiram concluir os estudos na idade adequada.

Além de responder as questões objetivas, os candidatos inscritos nas provas de Linguagens, tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio, também tiveram que produzir uma redação sobre as seguintes temáticas:

  • Encceja Ensino Médio: “Desafios da indústria da moda para a preservação do meio ambiente”
  • Encceja Ensino Fundamental: “O papel da tradição oral na preservação da cultura no Brasil”

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Quando sai o resultado do Encceja 2022?

O Inep publicou o resultado do Encceja 2022 no dia 22 de dezembro. Para ficar por dentro das datas do Encceja 2022 e da divulgação do novo edital, fique de olho no Portal Estratégia Vestibulares.

+ Confira o resultado do Encceja 2022!

Qual é a nota mínima para estar aprovado no Encceja?

Para o candidato ser aprovado no exame, é preciso alcançar a nota mínima de 100 pontos em cada uma das provas objetivas e conseguir, no mínimo, a nota cinco na redação.

Caso o candidato não alcance a nota mínima nas provas de múltipla-escolha ou na redação, será necessário refazer o exame apenas dessa área do conhecimento na próxima edição do Encceja ou realizar a matéria em específico via algum curso supletivo ou EJA, que é focado na educação de jovens e adultos.

Além disso, no caso do Ensino Médio, caso o inscrito não alcance a nota mínima na redação, será necessário realizar a prova de redação e de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Qual é a diferença entre o certificado e declaração parcial de proficiência?

Caso o candidato não tenha sido aprovado em todas as áreas do conhecimento ou já tenha o certificado parcial de outras matérias, é possível solicitar a “declaração parcial de proficiência”.

Nela, constará as informações do inscrito e qual as notas das matérias em que ele foi aprovado. Essa declaração também é emitida pela instituição certificadora escolhida durante a inscrição.

Como solicitar a declaração de proficiência ou o certificado do Encceja?

O Inep é responsável apenas pela aplicação da prova, quem emitirá o certificado é a instituição certificadora indicada pelo participante durante a inscrição. Veja o trecho do edital:

13.6 A utilização dos resultados individuais do Encceja Nacional 2022 para fins de Certificação, seleção, classificação ou premiação não é de responsabilidade do Inep, mas da instituição certificadora indicada pelo participante. 

Ou seja, será preciso acionar a Instituição de Ensino ou a Secretaria Estadual de Educação que foi indicada durante o período de inscrição. Essa informação está no Cartão de Confirmação na Página do Participante de cada candidato.

Cada instituição indicará qual é o prazo para a emissão do certificado ou quais são os próximos passos para que o candidato possa ter acesso ao seu diploma.

Como estudar para o Encceja no Youtube?

Agora que você está por dentro do calendário do Encceja, uma opção para se preparar para as provas é acompanhar as aulas gratuitas oferecidas pelo Estratégia Vestibulares, um dos maiores cursos pré-vestibulares on-line, no YouTube!

Todos os dias, os professores do Estratégia realizam aulas ao vivo de assuntos cobrados em diversos vestibulares, inclusive no Encceja.

Além disso, caso você tenha interesse em seguir os estudos com o acompanhamento de uma equipe de professores, ainda é possível assinar o Pacote Encceja do Estratégia Vestibulares. Veja o que está incluso no curso:

  • Aulas completas com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares:

curso encceja

Saiba mais sobre o Encceja

Você pode gostar também