Prosa: o que é, características e usos

Prosa: o que é, características e usos

Existem diversas maneiras de classificar um texto, seja ele literário ou não, formal ou informal, pertencente a determinado gênero, entre outros fatores. Dentre essas classificações está o conceito de prosa, que é uma forma específica de escrever e organizar um conteúdo. Leia este artigo e conheça a definição e as características de um texto em prosa. 

O que é prosa?

Além de uma classificação textual, a prosa é uma forma de escrita, um estilo completo de organizar o texto para construir uma narrativa. Aqui, a linguagem é descrita de forma natural, dinâmica, variável, sem perfeccionismo formal ou preocupação excessiva com a estética e a estrutura linguística. 

O texto é construído de forma corrida, sem versos, estrofes ou rimas, como é observado em uma produção poética. Em prosas, as ideias são encadeadas e concluídas em parágrafos, a exemplo deste artigo do Portal Estratégia Vestibulares que você lê neste momento. 

O objetivo dos textos em prosa está na transmissão da mensagem, o conteúdo é relevante e está sendo descrito em cada frase. É um tipo textual utilizado em e-mails, ficções, matérias jornalísticas, narrativas, contos de fadas, textos didáticos, entre outros exemplos. Por isso, a preocupação estética, o preciosismo formal e as questões líricas são colocadas em segundo plano. Espera-se, então, que o conteúdo seja exposto com clareza para o leitor.

Classificações

Prosa narrativa

O tipo mais clássico de prosa são as narrativas. Representadas principalmente pelos contos de fada, esses textos prosaicos são utilizados para contar histórias, sejam elas biográficas, históricas, apenas baseadas em fatos reais, ou puramente imaginárias.

Em uma narração, um dos pontos principais está em construir uma história que possua começo, meio e fim. Então, é necessário que os acontecimentos narrados estejam bem conectados e que haja um desfecho para o enredo descrito. 

Além disso, muitas vezes, a prosa narrativa possui um ou mais ambientes específicos em que se passa a história. São desenvolvidos personagens, que podem apresentar características próprias, traços de personalidade e ainda serem descritos quanto à aparência — todos esses elementos trazem riqueza para a prosa narrativa. 

Acompanhe um trecho do livro “Quarto de Despejo”, da autora brasileira Carolina Maria de Jesus. Trata-se de uma obra em formato de diário, em que a escritora descreve seus dias e conta parte de sua história no subúrbio paulista.

“Fui no rio lavar as roupas e encontrei D. Mariana. Uma mulher agradavel e decente. Tem 9 filhos e um lar modelo. Ela e o espôso tratam-se com iducação. Visam apenas viver em paz. E criar filhos. Ela tambem ia lavar roupas. Ela disse-me que o Binidito da D. Geralda todos os dias ia prêso. Que a Radio Patrulha cançou de vir buscá-lo. Arranjou serviço para êle na cadêia. Achei graça. Dei risada!… Estendi as roupas rapidamente e fui catar papel. Que suplicio catar papel atualmente! Tenho que levar a minha filha Vera Eunice. Ela está com dois anos, e não gosta de ficar em casa. Eu ponho o saco na cabeça e levo-a nos braços. Suporto o pêso do saco na cabeça e suporto o pêso da Vera Eunice nos braços. Tem hora que revolto-me. Depois domino-me. Ela não tem culpa de estar no mundo.

Refleti: preciso ser tolerante com os meus filhos. Êles não tem ninguem no mundo a não ser eu. Como é pungente a condição de mulher sozinha sem um homem no lar.”

Prosa demonstrativa

O segundo tipo de prosa a ser abordado é a prosa demonstrativa, que tem por finalidade esclarecer ou trazer uma informação ou conhecimento sobre o tema. É como uma grande descrição e demonstração sobre o assunto. 

Os artigos e textos didáticos exemplificam bem esse tipo textual. Afinal, são escritos justamente para elucidar os principais pontos e características de uma determinada temática, em diferentes áreas do conhecimento. 

Além disso, a maior parte dos textos informativos, como matérias jornalísticas, documentários, artigos científicos, editoriais, registros estatísticos também podem ser classificados como prosa demonstrativa. Afinal, apresentam o tema de forma corrida e encadeada por parágrafos.

O trecho abaixo foi retirado do site do Ministério da Saúde do Brasil e apresenta, em prosa, dados a respeito dos procedimentos de transplantes realizados em território nacional no ano de 2023. Note como as informações são apresentadas em forma de prosa e tem o objetivo único de demonstrar algo sobre o tema. 

“No Brasil, de 1º janeiro até 27 de agosto deste ano, o tempo de espera para transplante de coração foi menor do que 30 dias para 72 dos pacientes na lista – o equivalente a 27,5% do total de pessoas transplantadas. Para outros 65 pacientes (29%), o tempo de espera foi de 30 a 90 dias. Isso significa que mais da metade do percentual de pacientes (52,3%) teve a oportunidade de receber a doação em até três meses, segundo dados do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde.”

Prosa poética

Existe ainda a prosa poética, que representa a união entre características das poesias com os aspectos clássicos de uma prosa. Nesse caso, o texto é descrito de forma corrida e organizado por parágrafos, ao mesmo tempo em que há uma preocupação com a estética, o ritmo, a sonoridade e outros recursos líricos.

As figuras de linguagem são utilizadas com muita frequência, entremeadas dentro dos parágrafos. Diante disso, há maior possibilidade de inserir a subjetividade do autor e acrescenta-se um aspecto de estética literária para o texto. 

O excerto abaixo é do autor Guimarães Rosa em sua clássica obra Grande Sertão Veredas:

“O senhor… Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior”

Usos da prosa

A prosa é um dos tipos textuais mais utilizados no cotidiano, por ser construída de maneira simples e possuir excelência para a transmissão de mensagens, comunicação e informação da população. 

Diante disso, é um tipo de texto que pode ser explorado tanto em termos literários, como nas escolas da Literatura Brasileira, como o Realismo, o Romantismo, o Classicismo, entre outros. Ou também, a prosa pode aparecer em textos não literários, apenas para a informação dos cidadãos, a exemplo de jornais e revistas.

Estude para o vestibular com o Estratégia!

Todos os anos o Enem cobra temas da história e sociedade do Brasil, as funções matemáticas, temáticas ambientais, entre outros conteúdos. Nos cursos preparatórios da Coruja, você terá acesso a aulas específicas, de acordo com o conteúdo programático de cada disciplina, com professores especializados e material didático acessível em diversos dispositivos (tablet, notebook, celular e etc). Clique no banner abaixo e saiba mais!

CTA - Estratégia Vestibulares 1
Você pode gostar também