Método científico: o que é, etapas e importância

Método científico: o que é, etapas e importância

O método científico foi revolucionário para a história da ciência e da humanidade, pois permitiu maior credibilidade das informações e uma forma padronizada de testar hipóteses de conhecimento. 

Os cientistas utilizam o método científico até os dias atuais, conforme a área em que trabalham. Por essa razão, o tema é de grande relevância e pode aparecer nas provas de vestibular. Neste artigo, você conhecerá as principais etapas do método, com exemplos e resolução de uma questão da Fuvest sobre o assunto. Vamos lá?

O que é método científico?

O método científico é um conjunto de regras utilizadas durante a investigação científica. Ele é padronizado em diferentes etapas que, quando seguidas adequadamente, permitem ao cientista comprovar ou não uma hipótese. 

Quando a hipótese faz sentido, o pesquisador se dedica a criar uma teoria científica a respeito do assunto, e assim se constrói a ciência. Ao mesmo tempo, se a hipótese não se realizou durante o experimento, o cientista pode anotar essas observações como base para novos estudos posteriores. 

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

A comprovação de uma teoria se dá pela repetição massiva do experimento, de forma que os resultados obtidos sejam sempre semelhantes ao que propõe a pesquisa apresentada.

Etapas do método científico

Por questões de organização, o método científico é dividido em diferentes etapas, que se complementam entre si para concluir o estudo. São elas: observação, questionamento, criação de hipóteses e experimentação. 

Observação 

O primeiro passo para o desenvolvimento de uma pesquisa científica é observar os fenômenos. Geralmente, tal fato acontece de forma natural, quando um cientista trabalha com um tema e busca entendê-lo melhor. A descrição dos acontecimentos é importante para a construção de uma base de dados, que será útil no caso de experimentos. 

O pesquisador pode optar por descrever os eventos conforme suas características, como as etapas de um processo, a coloração de um material, o comportamento de um animal, entre outros exemplos. Além disso, a observação pode ser anotada de forma numérica e estatística, por exemplo anotar o número de indivíduos que fazem a escolha x ou a escolha y.

Questionamento 

No método científico, o pesquisador é um questionador. Nessa etapa, todas as observações anotadas podem ser questionadas, em termos de “o que acontece?”, “como ocorre?”, “por que ocorre?”, “quais os efeitos?”, “quais fatores influenciam no fenômeno”, entre outras perguntas.

Hipóteses

Depois de criar diversas perguntas sobre a observação, o pesquisador é responsável por criar hipóteses que solucionem essas questões. Nessa etapa, podem ser integrados conhecimentos prévios, produzidos por outros cientistas. 

Também é possível que novas hipóteses sejam criadas para refutar teorias anteriormente criadas — isso possibilita que a ciência seja sempre atualizada de tempos em tempos. Por isso, as ciências não são exatas, mas um conhecimento em constante evolução e aprimoramento. 

As hipóteses criadas no método científico são o norte para a criação do experimento.

Digamos, por exemplo, que um pesquisador observou uma semente caída no solo com presença de calcário, sempre germina; mas quando é plantada em solo sem calcário, a planta não se desenvolve.

Diante disso, o cientista questionou-se do porquê de tal acontecimento. A partir de então, ele cria a hipótese de que o calcário é essencial para o desenvolvimento daquela espécie vegetal — o que ele deve fazer, agora, é testar várias vezes a influência do calcário e sua concentração no solo para entender se o evento observado não foi um caso isolado e ao acaso. 

Veja mais: Botânica no Enem: características, temas e como pode cair na prova

Experimentos 

Os experimentos científicos são uma importante ferramenta para a testagem e comprovação ou reprovação de hipóteses. Como foi mencionado, depois que a hipótese foi criada, o cientista deve idealizar um experimento.

As experiências, geralmente, são construídas a partir de muitas variáveis. É importante que todos os fatores de influência sejam considerados antes que uma hipótese se comprove e a teoria se concretize.

No exemplo das plantas com calcário, seria importante constatar a influência de diversos fatores, como a luz disponível, umidade e profundidade do solo, outros nutrientes presentes na terra, presença de animais e outros pontos relevantes.

Uma forma de experimentar seria criar um ambiente adequado em laboratório, de maneira que tivéssemos algumas sementes separadas em diferentes formas de investigação.

  • Semente A em uma temperatura ambiente, com a umidade do solo considerada boa para aquela espécie, com uma concentração X de calcário;
  • Semente B em uma temperatura ambiente, com a umidade do solo considerada boa para aquela espécie, sem calcário;
  • Semente C em uma temperatura mais quente que a ambiental, com a umidade do solo considerada boa para aquela espécie, com uma concentração X de calcário;
  • Semente D em uma temperatura mais quente que a ambiental, com a umidade do solo considerada boa para aquela espécie, sem calcário;
  • Semente E em uma temperatura mais fria que a ambiental, com a umidade do solo considerada boa para aquela espécie, com uma concentração X de calcário; e
  • Semente F em uma temperatura mais fria que a ambiental, com a umidade do solo considerada boa para aquela espécie, sem calcário.

Nesse caso, estaríamos avaliando a influência da temperatura e do calcário na germinação dessas sementes. Isso seria importante para garantir que não é a temperatura o fator determinante para o desenvolvimento. 

Outras amostras poderiam ser adicionadas, com mais ou menos água, com mais ou menos calcário, em diferentes composições do solo. Cada uma dessas alterações proporciona maior segurança para a criação de uma possível teoria, ao fim do experimento.

Veja também:  11 citações sobre ciência para usar na redação

Questão de vestibular sobre método científico

Agora que você já sabe quais são as etapas do método científico, vamos resolver uma questão da Fuvest sobre o tema.

(FUVEST)

O tema “teoria da evolução” tem provocado debates em certos locais dos Estados Unidos da América, com algumas entidades contestando seu ensino nas escolas. Nos últimos tempos, a polêmica está centrada no termo teoria que, no entanto, tem significado bem definido para os cientistas. Sob o ponto de vista da ciência, teoria é:

a) Sinônimo de lei científica, que descreve regularidades de fenômenos naturais, mas não permite fazer previsões sobre eles.

b) Sinônimo de hipótese, ou seja, uma suposição ainda sem comprovação experimental.

c) Uma ideia sem base em observação e experimentação, que usa o senso comum para explicar fatos do cotidiano.

d) Uma ideia, apoiada no conhecimento científico, que tenta explicar fenômenos naturais relacionados, permitindo fazer previsões sobre eles.

e) Uma ideia, apoiada pelo conhecimento científico, que, de tão comprovada pelos cientistas, já é considerada uma verdade incontestável.

Uma teoria é estabelecida após experimentações científicas, de forma que a informação encontrada é apoiada no método científico, em conhecimentos importantes e permite prever acontecimentos e fenômenos.

Dessa forma, nunca é uma suposição sem base ou baseada em senso comum. Por outro lado, não é uma verdade incontestável, porque pode ser refutada por posteriores comprovações.

Nesse sentido, a melhor alternativa para responder a questão é a letra D. 

Estude para o vestibular com o Estratégia Vestibulares!

Nos cursos completos da Coruja você pode baixar as videoaulas e livros digitais, assim, você pode estar como, onde e quando puder. Além disso, disponibilizamos mapas mentais para você revisar o conteúdo sempre que necessário. Clique no banner e saiba mais!

CTA - Estratégia Vestibulares 1

Veja também:

Você pode gostar também