11 citações sobre ciência para usar na redação

11 citações sobre ciência para usar na redação

De cientistas contemporâneos a filósofos e médicos da Grécia Antiga, confira todas as frases que vão te ajudar a alcançar a nota máxima na prova de redação

Tá precisando enriquecer seu repertório de citações? Então hoje é seu dia de sorte! O Portal do Estratégia Vestibulares listou 11 citações sobre ciência para usar na redação. As frases são de grandes nomes do ramo e você ainda pode conhecer melhor os feitos de cada um deles.

Mas antes de dar uma olhada nas citações, aqui vai uma dica sobre a definição de “ciência”, mesmo parecendo um conceito abstrato, o significado é bem concreto, viu? A palavra ciência vem do Latim scientia, que significa “conhecimento” ou “saber”. Ela diz respeito a todo o conhecimento adquirido a partir de um estudo ou prática, respeitando o método científico

Redações como a que foi tema do vestibular da Fuvest em 2020, “O papel da ciência no mundo contemporâneo”, ou a da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, “Reconhecimento da Contribuição das Mulheres nas Ciências da Saúde no Brasil”, podem exigir um repertório bem completo sobre o tema. Aproveite a lista a seguir e bons estudos.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Navegue pelo conteúdo

1- “Toda a nossa ciência, comparada com a realidade, é primitiva e infantil – e, no entanto, é a coisa mais preciosa que temos.” — Albert Einstein

Albert Einstein (1879 – 1955), é, provavelmente, o cientista mais conhecido dessa lista de citações. Nascido na Alemanha, formou-se em Matemática, mas dedicou seu trabalho à Física.

Durante sua formação, ele foi responsável pela publicação de vários artigos científicos que revolucionaram a ciência. Além disso, Einstein também desenvolveu a Teoria da Relatividade Geral e descobriu a Lei do Efeito Fotoelétrico, dois dos pilares dos estudos da Física. Seus trabalhos lhe renderam o Prêmio Nobel de Física, em 1921.

Einstein ainda foi o cientista responsável por calcular que a gravidade poderia distorcer o espaço-tempo e que um corpo de densidade muito alta poderia se esconder atrás de um horizonte de eventos. Ou em outras palavras, ele descobriu, mas não provou, a existência de buracos negros. Um século após sua descoberta, em 2019, um grupo de cientistas conseguiu capturar a primeira imagem de um buraco negro, provando a teoria de Albert Einstein.

Por ser judeu, o cientista deixou a Europa durante a Segunda Guerra Mundial e passou a trabalhar nos Estados Unidos. Em 1939, ele enviou uma carta ao então presidente do país, Franklin Roosevelt, alertando sobre a capacidade tecnológica dos nazistas de criar uma bomba nuclear com grande capacidade de destruição. A partir desse alerta, foi criado, sem a participação de Einstein, o Projeto Manhattan, que criou as bombas atômicas lançadas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão.

2- “Não há nada a temer na vida, apenas tratar de compreender.” — Marie Curie

A cientista Marie Curie (1867 – 1934) foi uma física e química que nasceu na Polônia, mas viveu e fez carreira na França. Curie desenvolveu seus trabalhos em uma época em que a ciência era totalmente dominada por homens, além da sociedade, num geral, prover poucos direitos às mulheres.

Ela foi a cientista responsável pela descoberta da radioatividade e dois novos elementos químicos: o Rádio e o Polônio. Graças a isso, tornou-se a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel, levando o troféu de Física em 1903, e a primeira pessoa a ganhá-lo duas vezes, ao receber o de Química, em 1911.

Marie ainda foi professora da Universidade de Paris e a responsável por estudar os usos terapêuticos da radioatividade. Ela também nunca patenteou o processo de isolamento do elemento Rádio, o que permitiu que mais cientistas pudessem estudar suas propriedades e utilidades.

3- “O começo de todas as ciências é o espanto de as coisas serem o que são.” — Aristóteles

O filósofo Aristóteles (384 a.C – 322 a.C) viveu durante o período clássico da Grécia Antiga e é considerado um dos fundadores da Filosofia ocidental, ao lado de Platão, que foi seu professor, e Sócrates, o tutor de seu mestre. 

Aristóteles foi fundador da Escola Peripatética e do Liceu. Seus estudos foram feitos em torno de diversas temáticas, entre elas a Física, Metafísica, Biologia, Economia, Linguística e Zoologia, além das leis da poesia e do drama, Música,  lógica, retórica, governo e ética.

4- “Existem muitas hipóteses em ciência que estão erradas. Isso é perfeitamente aceitável, elas são a abertura para achar as que estão certas.” — Carl Sagan

Considerado o cientista estadunidense mais influente do século XX, Carl Sagan (1934 – 1996) foi astrônomo, biólogo e professor.  Sagan fez carreira em grandes instituições científicas dos Estados Unidos, como o Observatório Astrofísico Smithsonian, na National Aeronautics and Space Administration — a NASA —  e nas universidades de Harvard e de Cornell.

Uma parte de suas pesquisas foi focada na área de Exobiologia, pesquisando evidências de vida extraterrestre e realizando experimentos que captavam sinais do Cosmos. Já atuando na NASA, o cientista colaborou com os astronautas da missão Apollo 11, que desembarcou na Lua em 1969, liderou expedições investigativas pelo Sistema Solar e enviou a primeira mensagem física ao espaço.

Também foi de Carl Sagan a descoberta de que haviam oceanos de compostos líquidos em Titã, uma das luas do planeta Saturno. Além disso, foi ele quem propôs a existência de oceanos de água subterrâneos em uma lua do planeta Júpiter, a Europa, que poderia possibilitar a existência de vida.

Sem dúvidas, seu trabalho mais conhecido pela população interessada em ciência é o livro “Cosmos”, que passeia por 14 bilhões de anos de evolução cósmica e explora a origem da vida. Nos anos 80 o livro foi adaptado para uma série de TV homônima, que ganhou o Prêmio Emmy.

5- “A ciência progride quando as observações nos forçam a mudar as nossas ideias preconcebidas.” —  Vera Rubin

Vera Rubin (1928 – 2016) foi uma astrônoma, nascida dos Estados Unidos, pioneira no estudo das curvas de rotação de galáxias espirais, também foi ela quem comprovou a existência da matéria escura no universo. Por sofrer com a falta de espaços femininos no meio científico, Vera foi uma grande defensora da inclusão de mulheres na ciência, e chegou a dizer, em uma entrevista de 1989:  “Em vez de ensinar Física às meninas, deveríamos ensiná-las, desde cedo, que elas podem aprender tudo aquilo que quiserem”.

Depois da graduação em Astronomia, em que ela era a única mulher da turma no Vassar College, a cientista teve seu mestrado negado na Universidade de Princeton, que não aceitava mulheres na época. Mais tarde, já mestra e doutora pelas universidade de Cornell e Georgetown, respectivamente, Vera teve seus estudos no Observatório Palomar negados sob a justificativa de não haver banheiro feminino no prédio.

Graças a sua insistência, ela foi autorizada a pesquisar no lugar, que era o principal para a observação do céu na região. Uma vez dentro do prédio, a cientista foi a responsável por desenhar um símbolo de feminino no banheiro masculino.

Foi neste observatório que Vera e seu colega de trabalho, Kent Ford, estudaram a galáxia Andrômeda, vizinha da Via Láctea, e perceberam que as estrelas mais externas da galáxia giravam com a mesma velocidade das centrais, indo contra as leis de Newton. Foi assim que chegaram a comprovação da existência da matéria escura que influenciava no movimento das estrelas com sua força gravitacional, mesmo sendo invisível.

6- “Há verdadeiramente duas coisas diferentes: saber e crer que se sabe. A ciência consiste em saber; em crer que se sabe reside a ignorância.” — Hipócrates

Assim como Aristóteles, Hipócrates (460 a.C -370 a.C)  viveu no período clássico da Grécia Antiga. Ele é considerado o pai da Medicina, inspirando, inclusive, o Juramento de Hipócrates, proferido pelos médicos durante a formatura. No juramento, os novos profissionais afirmam, entre outras coisas, que “A Saúde do meu Doente será a minha primeira preocupação”.

O título foi atribuído a Hipócrates porque, diferentemente dos outros pensadores de sua época, que se dedicavam mais à Política, ele passou a estudar e trabalhar o funcionamento do organismo humano. E também, porque ele buscava explicações racionais e científicas para os males que atingem o corpo, deixando de lado as costumeiras justificativas místicas e baseadas na fé. 

7- “O cientista não é a pessoa que dá as respostas certas, mas quem faz as perguntas certas.” — Claude Levi-Strauss

Claude Levi-Strauss (1908 – 2009) foi um antropólogo belga conhecido por revolucionar os estudos no campo da Antropologia Social. Levi-Strauss é considerado o fundador da Antropologia Estruturalista, que defende que não há diferença na mente ou na intelectualidade dos seres humanos, independentemente da sociedade em que vivem.

Quando a Universidade de São Paulo (USP) foi fundada, em 1934, Claude foi convidado para ser professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFLC). Morando no Brasil, o antropólogo pôde se dedicar ainda mais ao Estrtuturalismo, ao trabalhar com populações indígenas nos estados do Mato Grosso e do Amazonas.

8- “A ciência é a chave do nosso futuro e, se você não acredita em ciência, está nos impedindo.” — Bill Nye

Muito conhecido por seu trabalho na televisão, William Sanford “Bill” Nye (1955), que além de engenheiro mecânico é apresentador e ator, teve um programa infantil de divulgação científica chamado Bill Nye the Science Guy, de 1993 a 1998. O trabalho chegou a ser transmitido no Brasil, também nos anos 90, com o nome de Eureka.

Na Engenharia, Bill trabalhou para a empresa aeronáutica Boeing, onde, entre outras coisas, desenvolveu um supressor de ressonância de pressão hidráulica e atuou em filmes de treinamento da empresa. Depois, Nye passou a trabalhar como consultor na indústria aeronáutica.

9- “A ciência e a vida cotidiana não podem e não devem ser separadas.” — Rosalind Franklin

Rosalind Franklin (1920 – 1958) foi uma química britânica responsável por pesquisas que levaram à compreensão do DNA e do RNA viral. Assim como todas as mulheres de sua área, em especial às que se lançaram na ciência durante seus primórdios, Rosalind teve que insistir para cursar sua graduação no Newnham College, uma das faculdades da Universidade de Cambridge que não aceitava mulheres.

Quatro anos depois de formada, Franklin conquistou seu doutorado com uma pesquisa sobre a porosidade do carvão, muito relevante para a Inglaterra durante o período da Segunda Guerra Mundial. Foi a partir desse estudo que ela desenvolveu o entendimento acerca de estruturas moleculares de outros objetos, desde o grafite ao RNA viral, descobrindo, por fim, a estrutura do DNA.

10- “Nada se compara a ser a primeira pessoa da história do mundo a compreender algo.” Cecilia Payne-Gaposchkin

A cientista Cecilia Payne-Gaposchkin (1900 – 1979) foi uma astrônoma e astrofísica estadunidense responsável por refutar a ideia de que o Sol possuía a composição química similar à do Planeta Terra. Em 1925 ela foi a primeira pessoa a obter o título de doutorado em Astronomia pelo Radcliffe College, hoje parte da Universidade de Harvard.

Foi em sua tese de doutorado que Cecília comprovou que o Sol era formado primariamente por Hidrogênio e que esse se tratava do elemento mais abundante do universo. Sua pesquisa revelou, ainda que Silício, Carbono e alguns outros metais estavam presentes nas mesmas quantidades no Sol e na Terra, entretanto, o Hélio e particularmente o Hidrogênio eram muito mais abundantes 

11- “A ignorância gera mais confiança do que o conhecimento: são os que sabem pouco, e não os que sabem muito, que afirmam positivamente que esse ou aquele problema nunca pode ser resolvido pela ciência.”  —  Charles Darwin

Um dos mais conhecidos biólogos, naturalistas e geólogos do mundo, Charles Darwin (1809 – 1882) foi um pesquisador inglês que participou de uma expedição científica da Marinha Britânica, a bordo do navio HMS Beagle, em 1831. Sua viagem passou pela América do Sul, África e Oceania, e a partir dela, Darwin escreveu o livro Origem das espécies por meio da seleção natural.

A proposição do cientista na obra é que a Seleção Natural é responsável pela evolução das espécies. Ou seja, as espécies estão em constante busca pela sobrevivência, e escapam da morte apenas aquelas que estão mais adaptadas ao ambiente onde vivem. 

O livro de Darwin chegou a ter sua primeira versão descartada antes da publicação, uma vez que tal teoria por ele defendida contrariava totalmente a visão ocidental sobre a criação divina do mundo e dos seres vivos.

Leia mais sobre redação:

Prepare-se para a redação com o Estratégia Vestibulares

Você sabia que o Estratégia Vestibulares oferece correções ilimitadas de redações? Você estuda com nosso material e treina quantas vezes quiser, sempre recebendo o feedback sobre suas produções. Não é incrível?

Com os cursos da Coruja você se prepara para o vestibular com um material completo e atualizado, aulas dinâmicas e funcionais, além de contar com Banco de Questões, revisões de véspera, salas VIP, monitorias e muito mais.

Cursos de Redação Estratégia Vestibulares

Veja citações para usar na redação

Você pode gostar também