11 citações sobre conhecimento para usar na redação

11 citações sobre conhecimento para usar na redação

Adicione no seu repertório sociocultural 11 citações sobre conhecimento que você pode usar na redação dos vestibulares e do Enem

Conhecimento é um termo que vem do latim “cognoscere”, que significa ato de conhecer. Dentre seus significados descritos nos dicionários estão também “ato de perceber ou compreender por meio da razão e ou da experiência”, “fato ou condição de estar ciente ou consciente de algo” e “ciência, informação, notícia”.

É também o domínio, seja ele teórico ou prático, de uma ciência, técnica, ou até mesmo de uma arte. Na filosofia é a faculdade do pensamento que permite a mecanismos cognitivos como a classificação, a intuição, a contemplação, a experimentação, a analogia, entre outros.

Muitas pessoas estudam e abordam sobre o conhecimento em si e a importância da busca pela razão das coisas. Vale ressaltar que somente seres humanos são dotados da capacidade de de conhecer algo de forma efetiva e racional, organizada, elaborada e codificada para que a transmissão de saber seja contínua e efetiva.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O Portal Estratégia Vestibulares listou 11 citações sobre conhecimento que podem ser usadas em uma redação, além de compor seu repertório sociocultural para os vestibulares e o Enem. Confira!

“A Educação, qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática.” — Paulo Freire

Paulo Reglus Neves Freire é considerado o patrono da educação brasileira, sendo considerado um dos maiores teóricos da pedagogia no mundo todo. Paulo Freire escreveu mais de 30 livros, dentre eles, “Pedagogia da Autonomia”, de onde esta frase foi retirada.

+ 24 citações de Paulo Freire sobre educação para usar na redação
+ Quem foi Paulo Freire e por que ele é considerado o patrono da educação

“O início do conhecimento é a descoberta de qualquer coisa que não entendemos” — Frank Herbert

Nascido em 1920, Frank Herbert foi escritor de ficção científica estadunidense, responsável pela obra “Duna”, uma das inspirações de diversos escritores posteriores à ela e uma das primeiras publicações do gênero. A livro, inclusive, foi adaptado duas vezes para o cinema, a última em 2022.

+ Oscar 2022: temas principais e como usar os indicados na sua redação

“Existe apenas um bem: o conhecimento, e um mal: a ignorância” — Sócrates

Sócrates é considerado o pai da filosofia ocidental e um dos nomes mais importantes tanto do assunto como do período conhecido como Grécia Antiga. Ali surgiram ideias que vão desde a democracia até a formação intelectual científica e concepção de escola.

+ Sócrates: quem foi, filosofia e características

“O conhecimento fala, mas a sabedoria ouve” — Jimi Hendrix

James Marshall “Jimi” Hendrix é considerado um dos maiores guitarristas da história, além de ter sido cantor e compositor. De estilo experimental, Hendrix desenvolveu diversas técnicas e usou equipamentos novos em suas músicas, além de ter construído seu próprio estúdio.

“Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias.”— Lao-Tsé

Conhecido também como Lao Zi, o chinês foi filósofo e escritor da China antiga, além de ter sido o fundador do taoísmo filosófico. Lao-Tsé é considerado uma divindade e uma figura lendária chinesa, com diversas visões históricas e releituras de suas ideias e princípios.

“A ignorância gera mais frequentemente confiança do que o conhecimento: são os que sabem pouco, e não aqueles que sabem muito, que afirmam de uma forma tão categórica que este ou aquele problema nunca será resolvido pela ciência.” — Charles Darwin

Charles Robert Darwin foi um biólogo, geólogo e naturalista britânico, responsável pela teoria da evolução humana e diversos avanços científicos em suas áreas de conhecimento. Darwin viajou o mundo todo e escreveu diversas obras, dentre elas “A Origem das Espécies”, sua obra-prima, e “A Descendência do Homem e Seleção em Relação ao Sexo”, de onde a frase acima foi retirada.

+ 11 citações sobre ciência para usar na redação
+ Teoria da Evolução: entenda o que é!
+ 9 livros que mudaram a história da humanidade

“O conhecimento serve para encantar as pessoas. Não para humilhá-las.” — Mário Sérgio Cortella

Mário Sérgio Cortella é palestrante, filósofo e autor de vários livros considerados best sellers. Foi orientado por Paulo Freire e, em suas obras, aborda temas como ética, felicidade, educação e relações de poder.

+ Filósofos brasileiros: veja 17 pensadores que você precisa conhecer

“O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.” — Immanuel Kant

Immanuel Kant é um dos filósofos mais importantes da era moderna e foi o autor da primeira teoria moderna do Sistema Solar. Kant filosofava sobre o conhecimento em si, e foi o autor de três obras sobre a razão humana: Crítica da Razão Pura, Crítica da Razão Prática e Crítica do Juízo.

+ 180 citações por temas para usar na redação
+ 9 citações filosóficas para usar na redação

“Conhecimento não é aquilo que você sabe, mas o que você faz com aquilo que você sabe.” — Aldous Huxley

Autor de “Admirável Mundo Novo”, Aldous Leonard Huxley foi escritor inglês e escreveu textos de diversos gêneros como contos, guias, poesias e literatura de viagem. Além disso, Huxley era pacifista e humanista, com visão utópica e distópica em algumas obras.

“Não há conhecimento sem esforço.” — Pierre Lévy

Pierre Lévy é sociólogo e filósofo francês atuante na área da cibernética e antropologia. Com diversas experiências feitas através da internet, Lévy já esteve no Brasil e atualmente é professor do departamento de hipermídia da Universidade de Paris-Nanterre.

“Um povo sem conhecimento, saliência de seu passado histórico, origem e cultura é como uma árvore sem raízes.” — Bob Marley

O cantor e compositor jamaicano Bob Marley é conhecido mundialmente por ser o principal difusor do reggae, estilo musical da ilha, e do rastafari, religião local que ganhou adeptos ao redor do mundo. Marley cantava sobre suas origens e pregava a paz, tocando em temas sociais e políticos da época através de suas músicas e posicionamentos. 

Adquira conhecimento com o Estratégia Vestibulares

No Estratégia Vestibulares você tem acesso aos conhecimentos necessários para conquistar a sua vaga nos principais vestibulares e instituições de ensino do país. Confira nossos materiais exclusivos, serviços variados e tenha o melhor suporte possível até a sua aprovação.

Você pode gostar também
Leia mais

Tema de Redação: "Violência"

Olá, queridos. Sou a Prof. Celina Gil, e trago neste artigo mais uma proposta de tema de redação.…