11 filmes de Spike Lee para usar na redação dos vestibulares e Enem
Foto: Spike Lee no filme “Faça a Coisa Certa”/ Divulgação

11 filmes de Spike Lee para usar na redação dos vestibulares e Enem

Questões raciais, sociais e de gênero são temas comuns nos filmes de Spike Lee; confira 11 de suas obras para usá-las nas redações dos vestibulares e Enem

Spike Lee, renomado cineasta norte-americano, nasceu em Atlanta, na Geórgia, no ano de 1957. Ele já atuou como diretor, produtor, roteirista, ator e professor universitário. Seus filmes são marcados por sua abordagem única e provocativa para contar histórias, que normalmente exploram as questões raciais, sociais e de gênero. 

Além de sua abordagem narrativa, Lee possui um estilo visual característico, com cores vibrantes, planos sequência e montagem rápida. Em 2019, seu filme “Infiltrado na Klan (2018)” ganhou o Oscar e o BAFTA de Melhor Roteiro Adaptado. 

Já em 2015, recebeu o Oscar Honorário por sua contribuição ao cinema, mas não compareceu à premiação em protesto contra a falta de diversidade nas indicações da academia. Outros de trabalhos também já receberam prêmios diversos, como “O Plano Perfeito” (2006), “Os Diques se Romperam” (2006) e “Faça a Coisa Certa” (1989).

O Portal Estratégia Vestibulares separou 11 filmes dirigidos por Spike Lee, que debatem temas raciais, sociais, culturais e de gênero, para você usar nas redações dos vestibulares e do Enem. Acompanhe essa viagem cinematográfica!

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Faça a Coisa Certa (1989)

Spike Lee dirige e também atua no filme interpretando Mookie, um dos personagens centrais da trama, entregador de uma pizzaria tradicional do Brooklyn, comandada pelo ítalo-americano Sal. 

A história se passa durante um dia quente de verão, e acompanha as tensões raciais que culminam em um trágico confronto entre a comunidade negra, a comunidade ítalo-americana local e a polícia. Além disso, Spike Lee também examina a falta de oportunidades para os jovens negros, a brutalidade policial e a maneira como as pessoas lidam com a pressão social e as expectativas raciais.

Malcolm X (1992)

O filme narra a vida de Malcolm X, interpretado por Denzel Washington, desde sua juventude criminal até se tornar um dos líderes mais famosos na luta pelos direitos civis dos negros no Estados Unidos. 

A obra destaca a sua conversão ao islamismo enquanto estava na prisão, sua liderança e posterior ruptura com a Nation of Islam, sua peregrinação à Meca, a mudança em sua visão e ideais ao longo da vida e a sua trágica morte.

Infiltrado na Klan (2018)

O filme é baseado na história real de Ron Stallworth, um detetive afro-americano que se infiltrou na Ku Klux Klan nos anos 1970, com a colaboração de seu colega branco, vivido por Adam Driver, que se passa por ele nas reuniões presenciais do grupo racista.

O ator John David Washington atua como o personagem principal, que inicia a investigação contra a organização supremacista e consegue se tornar membro dela mesmo sendo negro. O filme aborda o racismo, a luta pelos direitos civis do povo negro e ironia da situação.

Chi-Raq (2015)

O título é uma combinação de “Chicago” e “Iraque”, refletindo a ideia de que a taxa de homicídios em certas partes de Chicago era tão alta que comparava-se a uma zona de guerra.

O filme é uma adaptação moderna da peça grega “Lisístrata”, de Aristófanes, ambientada na cidade de Chicago e centrada em torno da violência armada e das gangues. Na trama, após uma criança ser morta por uma bala perdida, a personagem Lysistrata, interpretada por Teyonah Parris, lidera um movimento em que as mulheres decidem fazer greve de sexo até que os homens das gangues concordem em acabar com a violência.

O filme, que mescla humor, música e poesia, aborda a violência urbana, a desigualdade racial, as políticas de controle de armas e os efeitos devastadores da violência de gangues em comunidades. Apesar de, no geral, ter sido bem recebido pela crítica, a obra também foi responsável por gerar controvérsias.

Lute pela coisa certa (1988)

“Lute pela coisa certa” é uma comédia musical que aborda questões de raça, classe, gênero e identidade em uma universidade historicamente negra. A trama segue um grupo de estudantes que representam diferentes “panelinhas” dentro da comunidade estudantil, cada uma com suas próprias preocupações e conflitos. 

Temas como a hierarquia social dentro da comunidade negra, a influência da cultura afro-americana e as tensões entre os alunos mais politizados e os mais preocupados com a imagem e o status são destaques da obra.

A Hora do Show (2000)

A trama gira em torno de Pierre Delacroix, um produtor de televisão negro, vivido por Damon Wayans, que está descontente com a falta de oportunidades para projetos afro-americanos na TV. 

Como protesto, ele propõe um programa de variedades extremamente estereotipado, estrelado por dois artistas negros interpretados por Savion Glover e Tommy Davidson, que se apresentam com blackface.

O programa, intitulado “Mantan – The New Millennium Minstrel Show”, torna-se um sucesso surpreendente, levantando questões sobre a exploração da cultura negra e os estereótipos raciais na mídia.

Destacamento Blood (2020)

O filme segue um grupo de veteranos afro-americanos da Guerra do Vietnã que retornam ao país décadas depois em busca dos restos mortais de seu antigo líder de esquadrão e de um tesouro enterrado.

A história aborda temas como o impacto duradouro da guerra nos soldados, o racismo enfrentado pelos veteranos afro-americanos e a busca por redenção e justiça. Além disso, a obra faz referência à história dos Estados Unidos, incluindo eventos como o assassinato de Martin Luther King Jr. e a guerra do Vietnã.

Os Diques se Romperam (2006)

O documentário, realizado em quatro partes, aborda as consequências do Furacão Katrina em 2005, que devastou a cidade de Nova Orleans, nos Estados Unidos, especialmente afetando a comunidade negra e de baixa renda.

A partir de entrevistas com sobreviventes, autoridades locais, especialistas e ativistas, imagens de arquivo e cobertura jornalística da época, Spike Lee examina as falhas do governo e das agências de resposta a desastres na preparação e resposta ao furacão, destacando questões de raça, classe e política.

Crianças Invisíveis (2006)

“Crianças Invisíveis” é um filme composto por sete curtas-metragens dirigidos por sete renomados diretores, incluindo Spike Lee. O filme aborda a questão dos direitos das crianças ao redor do mundo, com cada curta-metragem se concentrando em uma história diferente e em uma região diferente do planeta.

O curta dirigido por Spike Lee, chamado “Jesus Children of America”, acompanha a história de uma jovem portadora de HIV em Nova York e seu relacionamento com um garoto soropositivo. São abordadas questões como estigma, discriminação e esperança em face da doença.

A obra foi produzida em colaboração com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e teve o objetivo de aumentar a conscientização sobre os direitos das crianças e a necessidade de protegê-las em todo o mundo.

+ HIV: desenvolva repertórios socioculturais para o vestibular

Extra: Public Enemy – Fight The Power (videoclipe)

O videoclipe da música “Fight the Power” do Public Enemy foi dirigido por Spike Lee e lançado em 1989, fazendo parte da trilha sonora do filme “Faça a Coisa Certa” (1989), também dirigido por ele.  

A música e o videoclipe são conhecidos por sua mensagem política e socialmente consciente, abordando questões de racismo, desigualdade e resistência. “Fight the Power” tornou-se um hino para o movimento de conscientização racial e social da época e é considerada uma das músicas mais emblemáticas do Public Enemy.

Arrase na redação com o Estratégia Vestibulares

Você quer ter todas as suas redações corrigidas e com feedback? Saiba que o Estratégia Vestibulares oferece isso! Aqui você pode enviar um número ilimitado de redações para serem corrigidas por nossos professores, que respondem com dicas de onde e como melhorar.

Além disso, a Coruja oferece aulas dinâmicas, um Banco de Questões super completo, salas VIP, monitorias e cursos focados em diversas bancas de vestibulares do Brasil. Clique no banner e conheça melhor o Estratégia Vestibulares!

CTA - Estratégia Vestibulares 2
Você pode gostar também