O primeiro capítulo da república como forma de governo no Brasil foi após a Proclamação da República, evento que ocorreu no dia 15 de novembro de 1889. Na ocasião, havia uma insatisfação de diversos setores da sociedade com a monarquia.
Parte dessas insatisfações estavam alocadas no setor militar, que exigia melhorias em suas carreiras após o êxito na Guerra do Paraguai. Após algumas censuras da monarquia sobre opiniões públicas políticas dos militares, a ala passou a reivindicar uma “modernização do Brasil”, que seria um governo republicano ditatorial.
Após uma série de eventos que geraram insatisfação, o marechal Deodoro da Fonseca lidera tropas até o Campo do Santana, exige a demissão do Visconde de Ouro Preto, que era presidente do gabinete ministerial e, logo na sequência, o prende.
No mesmo dia, o vereador José do Patrocínio proclama a república no Rio de Janeiro, sob festa e com a posterior nomeação de Deodoro da Fonseca como presidente do País. Dois dias depois, 17 de novembro, a família real foi expulsa e mandada de volta para Lisboa.
Para relembrar a data, o Portal Estratégia Vestibulares trouxe 7 citações sobre a república, forma de governo mais utilizada atualmente no mundo, para utilizar em redações e compor o repertório sociocultural para os vestibulares, inclusive o Enem. Confira!
Navegue pelo conteúdo
1 — “Digam ao povo que a República está feita.” — Marechal Deodoro da Fonseca
Marechal Deodoro da Fonseca foi o primeiro presidente do Brasil e um dos principais responsáveis pela Proclamação da República, no dia 15 de novembro de 1889. Logo após este fato, Deodoro estabeleceu o Congresso Nacional e elaborou a primeira constituição republicana do País após longo período monárquico.
Deodoro também cunhou a seguinte frase: “Até ontem, a nossa missão era fundar a república; hoje, o nosso supremo dever perante a pátria e o mundo é conservá-la e engrandecê-la”.
+ 9 frases marcantes na história do Brasil
+ O Governo de Manuel Deodoro da Fonseca (1889-1891)
+ República Velha: contexto, características, revoltas
2 — “As repúblicas acabam pelo luxo; as monarquias, pela pobreza.” — Montesquieu
Charles-Louis de Secondat, o Barão de Montesquieu, viveu no século XVIII e foi político iluminista, além de escritor e filósofo. Suas teses sobre a organização política de tripartição dos poderes (Legislativo, Judiciário e Executivo) ajudaram a compor a Revolução Francesa, que ocorreu 34 anos após sua morte.
+ 11 questões sobre Revolução Francesa que já caíram nos vestibulares e no Enem
3 — “O Brasil é Império, será República e depois será Império novamente.” — Eça de Queiroz
O escritor e diplomata português Eça de Queiroz é o autor de obras como “Os Maias” e “Primo Basílio”, foi o principal representante do realismo no País. Suas obras possuem como características a objetividade, anti romantismo e forte crítica social.
4 — “A República não precisa de fazer-se terrível, mas de ser amável; não deve perseguir, mas conciliar; não carece de vingar-se, mas de esquecer; não tem que se coser na pele das antigas reações, mas que alargar e consolidar a liberdade.” ― Rui Barbosa
Conhecido também como Águia de Haia, por conta de sua participação na Segunda Conferência Internacional da Paz de Haia, nos Países Baixos, Rui Barbosa foi jurista, diplomata, jornalista e escritor. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras (ABL) e tinha postura abolicionista, sendo um dos líderes do movimento.
+ Escravidão na Primeira República: desigualdade, racismo, Revolta da Chibata e mais
+ Conheça 5 abolicionistas importantes para o fim da escravidão no Brasil
5 — “A causa que defendemos, não é só nossa, ela é igualmente a causa de todo o Brasil. Uma República Federal baseada em sólidos princípios de justiça e recíprocas conveniências uniria hoje todas as Províncias irmãs, tornando mais forte e respeitada a Nação Brasileira.” ― Bento Gonçalves
Bento Gonçalves foi militar e um dos líderes da chamada Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos, processo que buscava a independência da província do Rio Grande do Sul e que durou dez anos (1835 a 1845).
+ Revoltas Regenciais: definição, Balaiada, Cabanagem, Farroupilha, Malês e Sabinada
6 — “Há muito poucas repúblicas no mundo, e mesmo assim elas devem a liberdade aos seus rochedos ou ao mar que as defende. Os homens só raramente são dignos de se governar a si mesmos.” — Voltaire
Voltaire, pseudônimo conhecido de François Marie Arouet, também faz parte dos grandes nomes da Revolução Francesa, com seus ideais filosóficos sobre direitos como liberdades de expressão, religiosa e política.
7 — “Restaurar a democracia é restaurar a República. É edificar a Nova República, missão que estou recebendo do povo e se transformará em realidade pela força não apenas de um político, mas de todos os cidadãos brasileiros.” ― Tancredo Neves
Tancredo Neves foi um dos nomes mais importantes no processo de redemocratização do Brasil na década de 80. Foi eleito presidente do Brasil em 1985, na última eleição indireta do país, por meio de um colégio eleitoral. Em sua carreira política, foi também vereador de São João del Rei, sua cidade natal, deputado estadual e federal por Minas Gerais, ministro da Justiça no segundo governo de Getúlio Vargas e Senador.
+ Constituição Federal: conheça as 7 que o Brasil já teve
+ Era Vargas: três momentos importantes para entender o período
+ Golpe Militar no Brasil: o marco inicial da ditadura no país
Estude com o Estratégia Vestibulares
No Estratégia Vestibulares você tem acesso a cursos diversos que te ajudam a conquistar a sua vaga nos principais vestibulares e instituições de ensino do país. Confira nossos materiais exclusivos, serviços variados e tenha o melhor suporte possível até a sua aprovação.