11 questões sobre Revolução Francesa que já caíram nos vestibulares e no Enem

11 questões sobre Revolução Francesa que já caíram nos vestibulares e no Enem

As questões foram retiradas diretamente do Banco de Questões do Estratégia Vestibulares; Confira!

A Revolução Francesa marca uma série de acontecimentos em território francês entre os anos de 1789 e 1799 que romperam com o absolutismo existente e modificou estruturas sociais da época para novos modelos políticos e organizacionais.

Sob o lema iluminista “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, a Revolução Francesa promoveu uma série de mudanças como a retirada de privilégios da aristocracia e do alto clero, separação dos poderes, declaração de uma constituição, fortalecimento do comércio e, consequentemente, da burguesia local e o fim da servidão dos camponeses para com os nobres.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O tema tem grande relevância na construção da forma com que fazemos política atualmente, além de ter sido inspiração para diversos movimentos parecidos ao redor do mundo ao longo das décadas e séculos. Confira algumas questões sobre Revolução Francesa que já caíram em vestibulares brasileiros e no Enem nos últimos anos.

+ Revolução Francesa: o que foi, contexto histórico, importância e questões

Uefs (2011)

A Revolução Americana, a Revolução Industrial e a Revolução Francesa apresentam como fator comum de ligação

A a luta contra a opressão de países estrangeiros.
B o fortalecimento do tráfico de escravos como base segura de lucros.
C a promoção de medidas que levaram ao imperialismo colonial.
D a inserção no mesmo contexto histórico que registrou a ascensão do capitalismo.
E a crítica à doutrina econômica da Igreja Católica, favorável à divisão da grande propriedade.

Alternativa correta: D

UFPR (2012)

Foi a Revolução Francesa, e não a Americana, que ateou fogo ao mundo, e foi, consequentemente, do curso da Revolução Francesa, e não do desenrolar dos acontecimentos na América, ou dos atos dos “Pais Fundadores” que o atual uso da palavra revolução recebeu suas conotações e matizes em todos os lugares, inclusive nos Estados Unidos.
(ARENDT, Hannah. Da Revolução. RJ: Ática e UnB, 1988, p. 44.)

A respeito do texto acima, considere as seguintes afirmativas:

  • No seu uso atual, a palavra “revolução” significa uma profunda transformação política e social, capaz de romper com as estruturas do passado e criar algo novo, tal como fez a Revolução Francesa.
  • A Revolução Francesa extinguiu o Antigo Regime e a estrutura feudal da França, enquanto que a Revolução Americana ficou restrita a mudar a realidade das 13 colônias.
  • O fato de a Revolução Americana não ter se baseado em ideais iluministas não a caracteriza como uma revolução igual à Francesa.
  • A Revolução Americana teve menor influência política e social fora da América, enquanto que a Revolução Francesa influenciou movimentos sociais nas Américas e em quase toda a Europa.

Assinale a alternativa correta.

A Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
B Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
C Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
D Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
E Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

Resposta: Questão comparativa que demanda conhecimentos sobre a Revolução Americana e a Francesa.

A afirmativa I é correta, na idade moderna o termo “revolução” possuía outra concepção, dava nome aos movimentos das órbitas celestes na teoria de Copérnico, tinha um sentido cíclico. É só com as grandes revoluções, a Francesa, a Inglesa e a Americana, que o termo passa a significar uma mudança política, brusca, nas estruturas.

A alternativa II é correta, a Revolução Francesa colocou fim ao Antigo Regime e a estrutura desigual dos três estados, já a Revolução Americana instaurou uma república federativa.

A afirmativa III é incorreta, tanto a Revolução Americana como a Francesa romperam com as estruturas, a primeira com o colonialismo inglês e a segunda com o Antigo Regime.

A afirmativa IV é correta, a Revolução Americana teve uma influência restrita, mais nos países da América Latina, como na Conjuração Mineira. Já a Francesa, influenciou movimentos revolucionários na Europa e também em outros continentes, como a América.

Alternativa correta: D

+ Independência dos EUA: contexto histórico, causas e consequências
+ 7 citações sobre liberdade de expressão para usar na redação

Unespar (2015)

A Revolução Francesa, impulsionada pelas ideias iluministas, é considerado um dos mais importantes movimentos revolucionários do mundo ocidental.

É correto afirmar sobre a Revolução Francesa que:

A A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi o resultado de um acordo entre os filósofos Iluministas e do Antigo Regime, preconizando a manutenção da autoridade da nobreza sobre as terras da França e dos burgueses sobre as cidades;
B O lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, representou, no contexto da época, interesses diversos, como igualdade social, com o fim da sociedade de classes;
C Defendia as instituições democráticas para a renovação e restabelecimento da monarquia;
D A democracia conseguiu chegar a sua plenitude máxima, universalizando todos os direitos sociais;
E A crise financeira provocada pelas guerras externas, pelos gastos excessivos internos e pela crise no abastecimento de gêneros alimentícios foram fatores que propiciaram a eclosão da Revolução.

Resposta: A França pré-Revolução passou por uma dura crise financeira, provocada pelos gastos excessivos com guerras e com a manutenção de determinados privilégios da nobreza e do clero. Somado a isso, ocorreu uma séria escassez alimentícia, fruto de um panorama climático de seca. Deste modo, instalou-se o caos econômico no país, que elevou os ânimos da população e fomentou um clima social propício para a eclosão da Revolução.

Alternativa correta: E

PUC-Rio (2014)

“A Revolução Francesa constitui um dos capítulos mais importantes da longa e descontínua passagem histórica do feudalismo ao capitalismo. Com a Revolução (científica) do século XVII e a Revolução Industrial do século XVIII na Inglaterra, e ainda com a Revolução Americana de 1776, a Grande Révolution lança os fundamentos da História contemporânea.”
[Mota, C. G. A Revolução Francesa].

Entre as transformações promovidas pela Revolução na França, iniciada em 1789, é CORRETO afirmar que:

A os privilégios feudais e o regime de servidão foram abolidos destruindo a base social que sustentava o Antigo Regime absolutista francês.
B a Revolução aboliu o trabalho servil e fortaleceu o clero católico instituindo uma série de medidas de caráter humanista.
C os revolucionários derrubaram o rei e proclamaram uma República fundamentada no igualitarismo radical na qual a propriedade privada foi abolida.
D a Revolução rompeu os laços com a Igreja católica iniciando uma reforma de cunho protestante que se aproximava dos ideais da ética do capitalismo moderno.
E a Revolução, mesmo em seu momento mais radical, não foi capaz de romper com as formas de propriedade e trabalho vigentes no antigo regime.

Alternativa correta: A

+ 9 questões sobre Revolução Industrial que já caíram no Enem e demais vestibulares

UVA (2015)

Sobre a sociedade francesa às vésperas da Revolução Francesa, podemos dizer que:

A estava dividida em três Estados: o primeiro Estado representando o clero, o segundo Estado,a nobreza, e o terceiro Estado, a burguesia e o resto do povo.
B era composta de vários grupos sociais divididos em Estados: o primeiro Estado representando toda a burguesia industrial; o segundo, a nobreza Clerical e mais alguns elementos da corte; o terceiro, Estado os camponeses.
C quem representava toda a sociedade era o povo, pois o rei se submetia a assembléias de caráter popular.
D o setor mais dinâmico que exigia mudanças políticas ora a nobreza cortesã.

Alternativa correta: A

Uece (2022)

Atente para o seguinte excerto, que revela a importância da Revolução Francesa para o mundo contemporâneo: “A Revolução Francesa é assim a revolução de seu tempo, e não apenas uma, embora a mais proeminente, do seu tipo. E suas origens devem, portanto, ser procuradas não meramente em condições gerais da Europa, mas sim na situação específica da França”.
Hobsbawm, Eric. A Era das Revoluções: Europa 1789-1848. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977.

Sobre a Revolução Francesa, é correto dizer que

A a Reação Termidoriana foi o golpe de Estado que derrubou os jacobinos e instalou o governo do Diretório.
B a queda da bastilha assinalou não só o seu início, mas também a instalação do governo dos jacobinos, que eram apoiados pelos sans-culottes.
C a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi aprovada assim que os jacobinos tomaram o poder.
D a Convenção dirigida pelos monarquistas constitucionais tentou salvar o rei e a rainha, mas não obteve êxito.

Alternativa correta: A

Unemat (2012)

A Revolução Francesa de 1789 foi um processo que levou aproximadamente duas décadas para se consolidar.

Sobre as etapas dessa revolução, assinale a alternativa correta.

A O período do Diretório (1795-1799) é considerado o mais radical e no qual o rei da França, Luís XVI, foi guilhotinado.
B Os girondinos, republicanos radicais, apoiaram Napoleão no golpe que derrubou os jacobinos e os tirou do poder.
C Durante o período da Convenção Nacional (1792-1795), o fato mais marcante foi a aliança entre a monarquia e os republicanos radicais.
D No período napoleônico (1799-1812), a França conheceu um período de paz, no plano externo, e tranquilidade pública, no plano interno.
E O período do “terror”, durante o governo da Convenção Nacional (1792-1795), tinha como objetivo combater os contrarrevolucionários, prendendo-os e executando-os. 

Alternativa correta: E

UCB (2017)

A Revolução Francesa transformou radicalmente tanto o saber a respeito da política quanto a prática. A classe burguesa ascendente, impedida pela aristocracia de governar durante o Antigo Regime, a partir de argumentos tradicionais ou religiosos, impôs uma nova maneira de ver o mundo, fundamentada na razão e na observação da realidade.
SILVA, A. et al. Sociologia em movimento. 1ª. ed. São Paulo: Moderna, 2013, com adaptações.

Considerando essa nova 1d8ea2d” class=”textannotation disambiguated wl-thing” itemid=”https://data.wordlift.io/wl110249/entity/geometria”>forma de compreender o mundo e os princípios construídos a partir da Revolução Francesa, assinale a alternativa correta.

A Com a Revolução Francesa, foram alcançados plenamente os princípios de liberdade, fraternidade e igualdade na França e na Europa.
B Com o fortalecimento da burguesia e, consequentemente, do sistema capitalista, o princípio de igualdade ficou estabelecido entre todos os cidadãos franceses, que passaram a formar uma classe social única.
C Embora a Revolução Francesa tenha estabelecido a igualdade econômica entre todos os cidadãos, o direito à participação política permaneceu restrito ao grupo social dos nobres.
D A exploração dos servos pelos senhores foi totalmente eliminada pelo princípio de fraternidade. O novo modelo se estabeleceu sob o regime de reciprocidade entre patrões e operários, com salários mais justos e lucros compartilhados entre todos.
E O fim da servidão estabeleceu uma liberdade apenas formal, que desaparece diante da necessidade de sobrevivência dos trabalhadores, que recebem um pequeno salário em troca de longas jornadas de trabalho.

Alternativa correta: E

+ O que é a cidadania e os movimentos sociais?
+ 11 citações sobre cidadania para usar na redação como repertório sociocultural

UFRGS (2020)

Considerando o contexto histórico e os desdobramentos da Revolução Francesa, assinale a alternativa que caracteriza a “Era Napoleônica”.

A Consolidação da revolução burguesa na França, por meio da contenção dos inimigos internos (monarquistas e jacobinos), e sua expansão para a Europa.
B Retorno da monarquia absolutista ao poder, por intermédio da extinção da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
C Ascensão política das camadas populares, conhecidas como sans-culottes, o que provocou a radicalização do processo.
D Fim do Antigo Regime e implementação da Monarquia Constitucionalista, inspirada nos ideais jacobinos.
E Início da Assembleia dos Estados Gerais, repressão aos monarquistas e derrota da Primeira Coligação Europeia Antifrancesa.

Resposta: A alternativa A está correta, haja visto que Napoleão chegou ao poder durante a fase mais burguesa da Revolução Francesa, chamada de Diretório. Foi o período no qual os girondinos governaram a França, pondo em prática políticas voltadas para a alta burguesia e criando sérios conflitos internos com os jacobinos (radicais) e monarquistas. A ascensão de Napoleão marcou a estabilização destes problemas, além de reafirmar a soberania francesa contra os inimigos externos, permitindo que a ideologia burguesa se expandisse para além dos limites franceses. Portanto, Napoleão permitiu a consolidação do projeto burguês.

Alternativa correta: A

Unitins (2021)

A imagem e o texto a seguir fazem referência à Revolução Francesa.

Caderno de Terceiro Estado da paróquia de Longey-en-Dunois, França.

“Nós, habitantes da paróquia de Longey abaixo-assinados, tendo-nos reunido em virtude das ordens do Rei, na sexta-feira, dia 6 do presente mês de maio de 1789, resolvemos o que segue: pedimos que todos os privilégios sejam abolidos. Declaramos que se alguém merece ter privilégios e gozar de isenções, são estes, sem contradição, os habitantes do campo, pois são os mais úteis ao Estado, porque por seu trabalho o fazem viver. Que até hoje foram quase os únicos a pagar os exorbitantes impostos de que esta província está carregada”.
MATTOSO, Kátia M. de Q. Textos e documentos para o estudo de História Contemporânea. São Paulo: Edusp, 1976.

Sobre a Revolução Francesa, analise as afirmativas a seguir e considere V (Verdadeiro) ou F (Falso).

(   ) A base ideológica da Revolução Francesa foi o Iluminismo, movimento intelectual que defendia o uso da razão e maior liberdade econômica e política.

(   ) São causas da Revolução Francesa a insatisfação popular com a crise econômica e política da França, no final do século XVIII, bem como a grande desigualdade social gerada pela monarquia absolutista.

(   ) A Revolução Francesa teve a duração de dez anos e foi encerrada pelo Golpe de 18 de Brumário, quando Napoleão Bonaparte assumiu o poder.

(   ) Apesar de sua duração, a Revolução Francesa não influenciou a queda do regime absolutista na Europa.

(   ) A Queda da Bastilha, ocorrida em 14 de julho de 1789, em Paris, marcou o início de um ciclo revolucionário conhecido como Revolução Francesa.

A opção que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é:

A F, V, V, V e F.
B V, F, V, V e F.
guated wl-creative-work” itemid=”https://data.wordlift.io/wl110249/entity/celsius”>C F, F, V, V e V.
D V, F, V, F e V.
E V, V, V, F e V.

Resposta: A questão aborda a Revolução Francesa. A imagem é uma pintura muito representativa do movimento revolucionário – durante a tomada da Bastilha, em 1789 (essa edificação era um pres-fe1bff0b-c0da-44d3-a0ac-2cd02c5b4fbc” class=”textannotation”>ídio e símbolo máximo do Absolutismo francês). Além disso, o texto traz depoimentos de cidadãos urbanos de Paris, em meio ao levante contra os privilégios do Primeiro e do Segundo n id=”urn:enhancement-6d685932-152c-4a2c-b76b-53ed74956841″ class=”textannotation”>Estado francês, que gozavam de isenções fiscais enquanto o Terceiro Estado sustentava majoritariamente o Estado francês por meio de impostos.

Assim, de acordo com isso, analisemos as afirmações e marquemos verdadeiro ou falso:

I. Correto. O iluminismo foi a base intelectual que fundamentou a Revolução Francesa e a Independência Americana, com preceitos racionais e liberais.

II. Correta. A crise econômica e política foi gerada pela má gerência dos reis Bourbon no Estado francês, em que eles cobravam sobretaxas ao 3º Estado, enquanto concediam isenções de impostos a nobreza e o clero, despertando revolta entre membros da Burguesia comercial francesa e os camponeses, contra o sistema do Antigo Regime.

III. Correto. Enquanto a Revolução acontecia e os franceses iam conquistando novos inimigos no exterior, temido pelo processo revolucionário francês, um jovem soldado, chamado Napoleão Bonaparte, aos poucos foi subindo na hierarquia militar. Sua exímia habilidade o fez um líder militar, e em 1799, ele por meio do Golpe de 18 Brumário encerrou de uma vez a Revolução Francesa.

IV. Incorreta. Após a Revolução Francesa, nos países vizinhos, ocorreu também um avanço dos processos de derrubada das monarquias absolutistas europeias, em detrimento dos Estados burgueses liberais.

V. Correta. A tomada da Bastilha por camponeses iniciou de vez a Revolução na França.

Alternativa correta: E

+ Era Napoleônica: o que é e principais acontecimentos

Enem (2010)

O movimento operário ofereceu uma nova resposta ao grito do homem miserável no princípio do século XIX.

A resposta foi a consciência de classe e a ambição de classe. Os pobres então se organizavam em uma classe específica, a classe operária, diferente da classe dos patrões (ou capitalistas). A revolução Francesa lhes deu confiança; a Revolução Industrial trouxe a necessidade da mobilização permanente.
HOBSBAWM, E. J. A era das revoluções. São Paulo: Paz e Terra, 1977.

No texto, analisa-se o impacto das Revoluções Francesa e Industrial para a organização da classe operária.

Enquanto a “confiança” dada pela Revolução Francesa era originária do significado da vitória revolucionária sobre as classes dominantes, a “necessidade da mobilização permanente”, trazida pela Revolução Industrial, decorria da compreensão de que.

A a competitividade do trabalho industrial exigia um permanente esforço de qualificação para o enfrentamento do desemprego.
B a completa transformação da l110249/entity/economia”>economia capitalista seria fundamental para a emancipação dos operários.
C a introdução das máquinas no processo produtivo diminuía as possibilidades de ganho material para os operários.
D o progresso tecnológico geraria a distribuição de riquezas para aqueles que estivessem adaptados aos novos tempos industriais.
E a melhoria das condições de vida dos operários seria conquistada com as manifestações coletivas em favor dos direitos trabalhistas.

Resposta: O crescimento do movimento operário e de ideologias alternativas ao capitalismo fomentado pela Revolução Industrial está vinculado a um contexto marcado pelo crescimento da produtividade industrial e da desigualdade social, cenário típico de meados do século XIX. Assim, apenas uma completa transformação da economia capitalista daria conta de emancipar os operários.

Alternativa correta: B

Conquiste sua aprovação com o apoio do Estratégia Vestibulares

Com o Estratégia Vestibulares você aumenta suas possibilidades de aprovação nos vestibulares e no Enem, com cursos direcionados para cada prova, materiais exclusivos e em formatos variados, Banco de Questões com mais de 270 mil perguntas e diversos serviços desenvolvidos para atender vestibulandos de todo o país. Confira agora mesmo!

Você pode gostar também