7 filmes sobre violência urbana para usar como repertório sociocultural na redação

7 filmes sobre violência urbana para usar como repertório sociocultural na redação

Confira filmes que podem ser usados como repertórios socioculturais em redações com propostas de redação relacionadas a violência urbana

A violência urbana é um fenômeno social que gera algumas das violações penais de maior recorrência no Brasil. Este fenômeno ocorre por múltiplos fatores, como problemas estruturais, desigualdade socioeconômica e descaso com a educação, segurança pública e saúde.

Para te ajudar nos estudos, o Portal Estratégia Vestibulares reuniu 7 filmes e séries sobre violência urbana que podem contribuir na sua argumentação e contextualização, além de te ajudar na hora de escrever uma redação sobre o tema e aumentar seu repertório sociocultural.

A seguir, confira filmes, séries e documentários que poderiam ser usados como repertório sociocultural em propostas de redação que abordam questões sobre violência urbana.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Um Dia de Fúria (1993)

Em “Um Dia de Fúria”, William Foster (Michael Douglas) é um homem de meia-idade estressado, que está desempregado e em processo de divórcio. Já irritado com seus problemas pessoais, o homem fica enfurecido após seu carro quebrar em um engarrafamento em uma das rodovias de Los Angeles.

Para conter sua raiva e atitudes violentas, o policial Prendergast (Robert Duvall) arrisca sua vida para deter o homem em seu último dia de trabalho antes de se aposentar.  

Cidade de Deus (2002)

O filme “Cidade de Deus” conta como o crime organizado chegou e se desenvolveu na Cidade de Deus, uma comunidade da zona oeste do Rio de Janeiro (RJ) e que se transformou em uma das favelas mais violentas do estado em meados dos anos 80. 

A história é narrada por Buscapé (Alexandre Rodrigues), um dos moradores da região, que consegue se desvincular do crime ao tornar-se um fotógrafo e utiliza do seu dom para acompanhar o dia a dia daqueles que convivem na violência.

Carandiru (2003)

A produção “Carandiru” foi baseada no livro Estação Carandiru, do médico Drauzio Varella, que compartilha e descreve a realidade dos presídios brasileiros. Um médico (Luiz Carlos Vasconcelos) se oferece para trabalhar na prevenção de AIDS no presídio Carandiru, o maior da América Latina, e enfrenta desafios ao se deparar com situações jamais vistas.

Ao acompanhar o cotidiano dos presos, o médico observa a violência, superlotação de celas, instalações precárias e hierarquias estipuladas no local. Com a convivência, o médico percebe que os prisioneiros não são figuras terríveis descritas por fora das prisões, e sim pessoas que buscam viver e histórias de vida que não podem ser descartadas.

Falcão – Meninos do Tráfico (2006)

O documentário “Falcão – Meninos do Tráfico” retrata a vida de jovens de favelas brasileiras que estão envolvidos no tráfico de drogas. Visitando diversas comunidades do Brasil, a obra possui gravações de 1998 a 2006, mostra a realidade e cotidiano dessas pessoas.

Apresentando o ambiente hostil que esses jovens vivem, o documentário ainda nos ensina sobre termos e funções dos moradores da região no tráfico. Por exemplo, o falcão é aquele que vigia a comunidade e deve informar aos demais quando a polícia ou grupo de risco se aproxima.

Tropa de Elite (2007)

Em “A Tropa de Elite”, o capitão Roberto Nascimento (Wagner Moura) é designado para comandar uma equipe que busca apaziguar o Morro do Turano. Enquanto busca um substituto para atuar em seu lugar, ele precisa cumprir as ordens.

No meio de um tiroteio, sua equipe regata Neto Gouveia (Caio Junqueira) e André Mathias (André Ramiro), dois oficiais da Polícia Militar, que se impressionam com a eficiência e capacidade da equipe e se candidatam para o curso de formação da Tropa de Elite.

Última Parada 174 (2008)

O filme “Última Parada 174”, baseado em fatos reais, relata a vida de Sandro Nascimento (Michel Gomes), um garoto e morador de rua que sobreviveu à chacina da Candelária, em 1993.Anos após esse episódio, o jovem sequestra um ônibus no Rio de Janeiro, mantendo uma mulher sob a mira de seu revólver.

Em 2008, a obra foi escolhida pelo Ministério da Cultura para competir a uma indicação ao Oscar como melhor filme internacional. Entretanto, o título não se concretizou, mas a produção é considerada um dos melhores retratos de trajetórias reais brasileiras.

Coringa (2019)

Apresentando como os problemas pessoais podem influenciar e atrapalhar a convivência humana, o filme “Coringa”, conta a história de Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), um homem que trabalha como palhaço em uma agência de talentos, mas que enfrenta problemas mentais e precisa comparecer semanalmente a um agente social.

Após ser demitido de seu trabalho, e com a posse de uma arma fornecida por um colega de trabalho, Fleck é espancado por três homens em um metro por se irritar com sua gargalhada, que revida atirando nos três.

Estude com o Estratégia Vestibulares

Agora que você sabe filmes e séries sobre violência urbana, que tal tentar aplicá-los na redação? Com o Estratégia Vestibulares você tem acesso a diversos benefícios que auxiliam nos seus estudos, como correção de redações, cursos e simulados preparatórios.

Você pode gostar também