9 citações sobre tabagismo para usar na redação

9 citações sobre tabagismo para usar na redação

Confira algumas citações sobre tabagismo, tema que voltou ao debate com o aumento no uso de cigarros eletrônicos, e veja como usá-las na redação

O tabagismo é, de acordo com a Fiocruz, “o ato de consumir cigarros ou outros produtos que contenham tabaco, cuja droga ou princípio ativo é a nicotina”. O vício no uso dessa substância é reconhecido como uma doença crônica, causada justamente pela dependência da nicotina presente nesses artigos.

Isso faz com que o tabagismo integre o grupo de transtornos mentais, comportamentais ou do neurodesenvolvimento, de acordo com a Revisão da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID 11).

Ao todo são mais de quatro mil substâncias tóxicas que podem estar presentes em cigarros, 43 delas cancerígenas, incluindo arsênio, cádmio, chumbo e outros, além de termos registrado mais de 50 doenças relacionadas ao consumo, com riscos maiores de um fumante adoecer de câncer de pulmão, infarto, derrame cerebral e outras enfermidades.

O tema voltou à tona nas discussões pelo Brasil com a popularização e aumento do consumo de cigarros eletrônicos, artigos que não são permitidos no País, mas estão presentes no cotidiano de milhares de brasileiros, atingindo principalmente jovens e adolescentes.

Por conta disso, o consumo de cigarro e adjacentes pode ser um tema mais frequente nos vestibulares brasileiros e no Enem. Confira 9 citações sobre tabagismo para usar na redação e construa repertório sociocultural sobre o assunto.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Navegue pelo conteúdo

1 — “Eu não estou proibindo ninguém de fumar, quem quiser fumar pode fumar na sua casa, pode fumar na rua”. — Paulo Maluf

Paulo Salim Maluf é político e empresário brasileiro que, em sua trajetória, foi deputado federal, prefeito de São Paulo e governador de São Paulo. A frase foi dita em uma entrevista para o programa Roda Viva, da TV Cultura, em 1995, quando era prefeito da capital paulista, e tinha acabado de proibir o uso de cigarros em ambientes públicos fechados na cidade.

2 — “Fica proibida a comercialização, a importação e a propaganda de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar, conhecidos como cigarros eletrônicos. Estão incluídos na proibição quaisquer acessórios e refis destinados ao uso em qualquer dispositivo eletrônico para fumar”. — Resolução nº 46, de 28 de agosto de 2009 da Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) visa promover a proteção da saúde da população brasileira por meio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária. A medida foi tomada por precaução, “devido a inexistência de dados científicos que comprovassem as alegações atribuídas a esses produtos”, segundo artigo da agência.

+ 7 citações sobre saúde para usar como repertório sociocultural na redação
+ 11 citações sobre saúde mental para usar na redação
+ Quais são os principais cursos da área da saúde?

3 — “Eu ia pra esteira correr, pra tentar evitar essa angústia que é o parar de fumar. É muito difícil parar de fumar, foi uma das coisas mais difíceis que fiz na vida. Me sinto orgulhosa de ter conseguido, mas sei que não é uma tarefa fácil”. — Adriane Galisteu

A apresentadora e atriz Adriane Galisteu comentou sobre seu vício em cigarros em entrevista para o Estadão, confessando que “descontava a ansiedade no cigarro” e contando como foi seu processo para parar de fumar. 

4 — “É um absurdo não se preocuparem com a saúde dos funcionários, dos garçons, que passam seis, oito horas no meio da fumaça”. — Drauzio Varella

Médico oncologista e escritor brasileiro, Drauzio Varella é um dos maiores nomes do País na propagação de informação médica. Drauzio comentou sobre o tabagismo em diversos vídeos e entrevistas e essa frase foi dita para uma matéria da Folha, em 2008.

5 — “De modo algum o cigarro eletrônico (ou vape) pode ser considerado uma alternativa para redução de danos do cigarro convencional. Se trata de um produto novo que causa uma dependência intensa e rápida”. —  Jaqueline Scholz

Jaqueline Scholz é cardiologista, diretora do Programa Ambulatorial de Tratamento do Tabagismo do Instituto do Coração (InCor) e professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). A frase foi dita em entrevista para o site Medscape.

+ 9 palavras e expressões que NÃO devem ser usadas na redação
+ Redação nota 1000: leia 10 redações da última edição do Enem

6 — “Desde os meus 20 anos, nunca mais voltei a fumar. O cigarro aconteceu na minha vida pois queria me encaixar em um grupo, em um mundo, que não tinha nada a ver comigo. Tão logo me libertei disso e do mal que fazia, nunca mais voltei” — Gisele Bündchen

Gisele Bündchen é modelo e empresária brasileira com vasta carreira e reconhecimento internacional. Em entrevista a Vogue Brasil, contou sobre sua relação curta com o cigarro e os processos de aceitação frequentes na juventude.

7 — “Eu não fumo nem cigarro. Aquela reportagem na Jamaica que repercutiu foi um trabalho, eu tive que assinar um compromisso para participar do ritual”. — Glória Maria

Glória Maria foi uma das mais importantes jornalistas da história do Brasil e tem passagens por literalmente quase todos os países do mundo. Em uma dessas viagens, foi à Jamaica, onde experimentou maconha, erva utilizada em um ritual sagrado dos Rastafari, religião existente na ilha. A frase foi dita em uma entrevista para o jornal Extra, em 2011.

8 — “O que se arrecada em impostos com a indústria do tabaco é muito aquém dos gastos com a saúde, com tratamento e com as doenças decorrentes da utilização do tabaco”. — Luiz Augusto Maltoni

Luiz Augusto Maltoni é diretor executivo da Fundação do Câncer e cirurgião oncológico. A frase foi dita em matéria da Agência Brasil que tem como tema a campanha “Precisamos de comida, não de tabaco”, da Organização Mundial da Saúde (OMS).

9 — “Abri mão do cigarro em 2019, da heroína em 1978, da cocaína em 2006, mas ainda gosto de beber”. — Keith Richards

Keith Richards é guitarrista, cantor e compositor, sendo integrante dos Rolling Stones, e considerado um dos maiores nomes da música. Ao longo da carreira, Keith foi largando alguns de seus vícios, como demonstrado na frase acima, dita em entrevista para o jornal The Telegraph, às vésperas de completar 80 anos de idade.

+ 180 citações por temas para usar na redação
+ Repertório Sociocultural: conheça 7 citações coringa para redação

Adquira conhecimento com o Estratégia Vestibulares

No Estratégia Vestibulares você tem acesso a cursos diversos que te ajudam a conquistar a sua vaga nos principais vestibulares e instituições de ensino do país. Confira nossos materiais exclusivos, serviços variados e tenha o melhor suporte possível até a sua aprovação.

Você pode gostar também