7 séries para usar como repertório sociocultural na redação

7 séries para usar como repertório sociocultural na redação

O Estratégia Vestibulares preparou este artigo com sete séries que te ajudarão na argumentação e contextualização da sua redação!

O professor de Língua Portuguesa do Estratégia Vestibulares, Wagner Santos, preparou uma aula completa com diversas séries que podem ser usadas na redação dos vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Neste artigo reunimos os principais repertórios socioculturais citados pelo professor e como eles podem ser aplicados em diversos contextos e problematizações. Fique ligado!

Veja também: Inventando Anma: como usar na redação?

O que é Repertório Sociocultural?

Repertórios socioculturais são conhecimentos e referências adquiridos por meio de livros, filmes, séries, matérias, jornais, pesquisas, documentários, estudos, alusões históricas e muito mais. 

Os repertórios são usados, principalmente, nas argumentações de redações, em que os participantes utilizam referências para apoiar suas opiniões e contextualizar as propostas de redação.

Assim, o repertório é usado para fundamentar, argumentar e fortalecer o ponto de vista que o candidato defende. Os repertórios socioculturais são avaliados pelas bancas de correção de diversos vestibulares, como as redações do Enem, em que a Competência 3 avalia a capacidade do estudante de juntar informações externas ao defender seu ponto de vista.

Saiba mais:
7 citações coringas para utilizar em qualquer redação
5 alusões históricas coringa para usar na redação
9 frases filosóficas para usar na redação

Como citar séries?

É necessário que, ao citar uma série, o candidato indique o nome da série entre aspas. Além disso, se o candidato se recordar do nome dos personagens e qual plataforma de streaming a série pode ser encontrada, é interessante.

O professor exemplifica “tal ideia pode ser comprovada pelas relações humanas retratadas na série “Round 6”, exibida pelo Netflix”.

Para usar séries como repertório sociocultural, o candidato deve citar cenas específicas de episódios ou o contexto geral da série, com foco no tema.

A seguir, confira séries que podem ser usadas como repertório cultural para diversos temas de redação. Com essas indicações, é possível desenvolver argumentações e contextualização de temas relacionados a relações tóxicas, violências, manipulação, psicopatia, redes sociais, racismo, sistema carcerário, relações familiares e adoção.

Maid

A série “Maid” gira em torno de Alex (Margaret Qualley), uma jovem mãe que vive um relacionamento abusivo com o seu namorado e pai de sua filha. Depois de sofrer diversas violências, ela decide fugir com a filha para lhe dar um futuro melhor.

Com isso, a série poderia ser usada como repertório sociocultural para propostas de redação que envolvam dependência amorosa, relações tóxicas, bullying, bolhas sociais e violência simbólica. Além disso, “em redações que envolvam o olhar social, é possível realizar uma argumentação com responsabilização da sociedade a partir da série”, afirma.

Não obstante, a escala do processo de violência em uma casal, a ideia de que é melhor estar em um lar economicamente estável a estar fora dele, a desvalorização da violência simbólica como violência, a valorização da figura do homem na relação, incluindo na justiça, e a falta de informação para as mulheres abusadas são temas importantes presentes na série e que podem ser usados na argumentação da sua redação.

https://www.youtube.com/watch?v=M4nrGje_pyc

You

A série “You” retrata a vida de Joe Goldberg, interpretado por Penn Badgley, um rapaz bonito, simpático e romântico, mas que guarda diversos segredos obscuros ao ir em busca do amor. 

“Para citar em redação, a primeira temporada é a melhor pois o tema central é o stalkeamento na sociedade atual”, explica. Nesta temporada, Joe é manipulador ao ponto de roubar o celular e invadir a casa de uma mulher com quem ele se identificou, e de cara já ficou obcecado. 

Já na segunda temporada, ele encontra uma mulher, Love, com gostos semelhantes a ele. Ou seja, os dois são psicopatas e este ciclo de violência permanece por toda a trama. Assim, além de mostrar todo o drama envolvendo sua vida amorosa, a série apresenta a psicopatia e a sociopatia por parte de Joe e de Love. 

A produção da Netflix poderia ser utilizada para argumentação ou contextualização de temas que envolvam manipulação, stalkeamento, psicopatia, virtualização dos crimes, vulnerabilidade das pessoas em meio às redes sociais, relações tóxicas, fragilidade, abusadores como pessoas envolventes, idealização do amor e relacionamos na nova configuração de mundo. 

https://www.youtube.com/watch?v=prEl9IHo1aQ

Sex Education

A série “Sex Education”, produzida pela Netflix, conta a história de Otis (Asa Butterfield), um garoto socialmente inapto que mora com sua mãe, uma terapeuta sexual. Assim, mesmo sendo virgem, ele é especialista em sexo, e com sua colega de classe Maeeve (Emma Mackey), monta sua própria clínica de saúde sexual para ajudar e aconselhar os estudantes.

Desse modo, a produção pode ser usada como repertório sociocultural para redações que abordam temas como educação sexual, saúde pública, doenças sexualmente transmissíveis, aborto, métodos contraceptiveis, diversidade de gênero, sexualidade, afetividade vs sexo, e bullying.

Ainda assim, a temática poderia ser usada para redações envolvendo propostas de redação como a necessidade de falar-se sobre sexo com adolescentes, a saúde mental dos jovens, preconceito e visão ultrapassada, e relações normais para os adolescentes.

Segundo o professor, “a noção de temas relacionados aos gêneros é muito presente no decorrer da série, demonstrando um combate ao rótulo com uma discussão aberta sobre os temas”.

https://www.youtube.com/watch?v=46DLtYfJ6WI

Anne With an E

A série “Anne With an E” conta a história de Anne Shirley (Amybeth Mc Nulty), uma jovem órfã que passou por diversos abusos e casas de estranhos durante sua infância, e é enviada por engano a um casal de irmãos. Assim, temáticas como feminismo, empoderamento, identidade, bullying e preconceito são desenvolvidas ao longo da produção.

“Essa série é sensacional, onde a menina precisa construir uma nova menina, mostrando que ela é capaz de fazer tudo o que um menino pode fazer”, ressalta.

Dessa maneira, a série pode ser utilizada como repertório para propostas de redações que abordam temas como sistema adotivo, amadurecimento, organização abusiva do sistema de ação, permanência da esperança, relação de evasão pela imaginação incentivada pela literatura e bullying fundamentado na diferença visual e de vida da menina.

Olhos que Condenam

“A série “Olhos que Condenam”, baseada em uma história real, é uma das coisas mais absurdas que vocês podem encontrar para assistir e citar na redaçaõ”, afirma. O contexto da série se da em cinco jovens negros do Harlem que foram acusados injustamente de estuprar uma mulher no Central Park

A produção trata de assuntos sérios e conquista os telespectadores com um apelo sentimental, principalmente em meio aos dois últimos anos com o #BLACKLIVESMATTER. 

Temas relacionados a violência policial, racismo, relações familiares, suspeitos preferenciais, poder instituído e sistema carcerário podem ser usados como contextualização e argumentação em propostas de redação que envolvam as temáticas.

Outras propostas para usar a série como repertório são em temas como construção narrativa conveniente ao sistema opressor, tratamento desumano, confissão por meio de coerção policial, racismo estrutural, posicionamento político, sistema carcerário como reabilitador e punição exemplar vs reabilitação.

Round 6

A série “Round 6” é construída para ser uma caricatura de uma série de pensamentos e formas de organização e comportamentos sociais. A trama gira em torno de um grupo de pessoas com problemas financeiros convidadas a participar de um jogo de sobrevivência, mas que ao serem eliminados, são mortos. 

O contexto traz cenas fortes e apresenta uma série de temas que são abordados na série, como o desaparecimento das pessoas, invisibilidade, tráfico de órgãos,exploração da vulnerabilidade mental, vulnerabilidade social e econômica que leva à vulnerabilidade psicológica.

Temas que apresentados na série estão extremamente presentes na sociedade atual, sendo cobrados, por exemplo, em propostas que envolvem degradação humana a partir da relação econômica, exploração das fraquezas humanas e vulnerabilidade como saúde pública, relações interpessoais, machismo e imigração.

Modern Family

A série “Modern Family” conta a história da família Pritchett, mostrando sua diversidade e louca relação com os outros personagens. Desse modo, a série apresenta diversos temas contemporâneos e poderia ser usada como repertório sociocultural em redações com temáticas.

Alguns exemplos de assuntos abordados e que podem ser usados em sua argumentação são as questões de gênero, casamentos entre pares com idades distantes, nacionalismo piegas, adoção por casais homossexuais, imigração e relação entre inteligência e beleza.

Além disso, a série poderia, ainda, ser referência para propostas de redações que envolvam construções caricaturais, como críticas por meio do exagero.

Estude com o Estratégia Vestibulares

Agora você já sabe como usar séries como repertório sociocultural para fortalecer sua argumentação. Que tal se juntar ao Estratégia Vestibulares? Aqui você encontra diversos benefícios, como cursos, simulados e banco de questões que te ajudarão a conquistar a vaga dos seus sonhos!

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também
Leia mais

Como usar a coletânea da redação sem erro?

Saber dialogar com a coletânea de textos motivadores sem copiá-las é fundamental para uma redação nota mil. Neste post, você aprende como utilizá-la de forma correta