11 citações sobre tecnologia para usar na redação

11 citações sobre tecnologia para usar na redação

Confira algumas citações sobre tecnologia que você pode usar como repertório sociocultural ou nas redações dos vestibulares brasileiros

A tecnologia é um conjunto de conhecimentos, processos e técnicas que visam facilitar tarefas e solucionar problemas humanos variados. Portanto, é possível notar a existência de processos, pessoas, propósito e organização em prol de uma melhoria.

Dentre as tecnologias da humanidade, podemos destacar o aprimoramento da agricultura, a invenção de carros, lâmpadas, iluminação elétrica, até computadores, internet e redes sociais.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O tema é comum nas redações de universidades brasileiras e foi abordado na Unicamp 2022, por exemplo, com os temas “superexposição de crianças e adolescentes na internet” e “corte de verbas na ciência e tecnologia”. Veja 11 citações sobre tecnologia para usar como repertório sociocultural e na redação.

Navegue pelo conteúdo

1 — “A tecnologia move o mundo”. — Steve Jobs

Jobs é conhecido no mundo por ter fundado a Apple, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo atualmente. É conhecido por reanimar os estúdios Pixar, que comprou na década de 80, e por revolucionar o design de computadores e celulares com a própria Apple, que ele tinha vendido anos antes de voltar à empresa, em 1997.

Steve Jobs se tornou o rosto da marca, referência em design e conceito no mundo da tecnologia, algo que ele conduziu até 2011, ano de sua morte, em decorrência de um câncer no pâncreas diagnosticado em 2003.

2 — “Se criou quase um fetiche de que devemos criar máquinas que substituam seres humanos. E isso tem uma conotação muito mais econômica: é a ideia de reduzir o custo que representa o trabalho humano para elevar o lucro ao infinito”. — Miguel Nicolelis

Miguel Nicolelis é um neurocientista brasileiro, que atualmente leciona e lidera estudos na área na Universidade Duke, nos Estados Unidos. Dentre suas pesquisas está a criação de um sistema que possibilita a criação de braços robóticos por meio de sinais cerebrais, auxiliando pessoas portadores de paralisia corporal.

Em 2020 lançou o livro “O verdadeiro criador de tudo: como o cérebro humano esculpiu o universo como nós o conhecemos”, em que busca explicar a história da humanidade por meio das funções cerebrais e suas propriedades.

3 — “Computadores são inúteis. Eles só podem dar respostas”. — Pablo Picasso

Conhecido por suas telas, Pablo Picasso foi um pintor, escultor e poeta espanhol, tido como um dos maiores mestres da arte no século XX. Foi também fundador do cubismo, movimento que desconstruía imagens e formas geográficas em suas obras.

Ao todo, estima-se que Picasso tenha deixado mais de 13.500 pinturas, 300 esculturas, 800 cerâmicas, 34 mil ilustrações em livros e 100 mil gravuras ou desenhos em seus 91 anos de vida.

4 — “A tecnologia é só uma ferramenta. No que se refere a motivar as crianças e conseguir que trabalhem juntas, um professor é um recurso mais importante”. — Bill Gates

Bill Gates é fundador da Microsoft, conhecida por seus softwares usados em todo o mundo. Ao longo dos anos, a empresa foi responsável por desenvolver sistemas para os primeiros computadores pessoais e aperfeiçoar uma série de inovações.

Atualmente, Gates é presidente não-executivo da Microsoft, além de ter forte atuação como filantropo, tendo doado parte de sua fortuna e apoiado projetos que envolvam sustentabilidade e melhoria de qualidade de vida pelo mundo.

5 — “Uma máquina consegue fazer o trabalho de 50 homens ordinários. Nenhuma máquina consegue fazer o trabalho de um homem extraordinário”. — Elbert Hubbard

Elbert Hubbard foi um filósofo e escritor estadunidense cuja maior obra foi o ensaio “Mensagem a Garcia”, escrita em 1899, e que critica a falta de pensar e agir do ser humano. 

Elbert se dizia anarquista e fundou a Roycroft em 1895, comunidade reformista de artistas e trabalhadores do movimento Arts and Crafts, nos Estados Unidos. Hubbard morreu em 1915 após ser atacado por um submarino alemão enquanto viajava com sua esposa pela costa da Irlanda.

6 — “Precisamos de mais modelos femininos que sejam bons em tecnologia, que sejam empreendedores. Hoje, poucas mulheres assim aparecem na mídia, e se as meninas não são representadas na televisão como inteligentes, boas em matemática e ciências, elas não têm referência à medida que crescem”. — Randi Zuckerberg

Randi é ex-diretora de desenvolvimento de mercado e porta-voz do Facebook, uma das empresas mais importantes do setor de tecnologia do mundo. É também fundadora da Zuckerberg Media, empresa que trabalha com produção e consultoria de marketing.

É irmã mais velha de Mark Zuckerberg, fundador do Facebook e foi contratada para cuidar do marketing e mídias da empresa, tornando-se referência pela personalidade extravagante e atuação preponderante no conglomerado.

7 — “Qualquer tecnologia suficientemente avançada é equivalente à mágica”. — Arthur C. Clarke

Arthur C. Clarke foi um escritor e inventor britânico, além de ter ficado conhecido por fazer previsões sobre a tecnologia do futuro. Dentre elas, a de que seria possível se comunicar de forma instantânea com qualquer pessoa do mundo.

Seu conto mais famoso, “O Sentinela”, foi uma das bases para o filme “2001: Uma Odisseia no Espaço”, de Stanley Kubrick. Clarke morreu em 2008, o que permitiu que pudesse presenciar a realização de algumas de suas profecias.

8 — “O espírito humano precisa prevalecer sobre a tecnologia”. — Albert Einstein

O físico teórico alemão Albert Einstein é um dos cientistas mais famosos e marcantes da história da humanidade. Dentre seus acertos estão o limite de velocidade universal, buracos negros e como atuam, vórtice gravitacional e como o sol pode influenciar sinais de rádio.

Nascido em 1879, na cidade de Ulm, Einstein fugiu da Alemanha nazista e se mudou para os Estados Unidos, e seus estudos em física nuclear foram importantes para compor a teoria que resultou na criação de bombas atômicas. Também venceu o Nobel de Física em 1921, décadas antes de sua morte, em 1955, em Nova Jersey.

9 — “Você não precisa ter uma discussão filosófica cada vez que coloca os dedos em um teclado, mas como a computação está se espalhando cada vez mais longe na vida das pessoas, é preciso pensar sobre isso”. — Karen Sparck Jones

A britânica Karen Sparck Jones é a responsável pelo conceito “frequência inversa do termo”, que é a base dos sistemas de busca e localização, ou seja, quando você pesquisa algo em um site e recebe diversas respostas em questão de segundos. Ela inverteu a lógica: ao invés de ensinar pessoas a usar códigos, ela ensinou os computadores a entender uma linguagem acessível, comum.

Feminista, Karen também cunhou a frase “a computação é muito importante para ser deixada aos homens”. Trabalhou, ao longo de três décadas, na Universidade de Cambridge, antes de falecer, aos 71 anos, no condado de Cambridgeshire.

10 — “O perigo de verdade não é que computadores passem a pensar como humanos, mas sim que humanos passem a pensar como computadores”. — Sydney Harris

Sidney Harris é um cartunista estadunidense autor do livro “A Ciência Ri”, uma série de cartuns dele sobre o tema. Ao longo da carreira, Harris contribuiu em revistas voltadas ao público comum como “The New Yorker”, “Playboy” e de caráter científico, como “Discover”, “Science”, “American Scientist” e “Chronicle of Higher Education”.

A frase, bem humorada, de Harris, reflete sobre a inversão do debate se a inteligência das máquinas pode ser superada a de um cérebro humano. Ainda que não tenha formação científica, seu trabalho é intuitivo e baseado em sua experiência desenhando sobre ciência e seus desdobramentos.

11 — “Acredito que continuaremos no comando da tecnologia por um período razoável de tempo, e o potencial dela de resolver muitos dos problemas globais será concretizado”. — Rollo Carpenter

Rollo Carpenter é especialista em inteligência artificial e criador do Cleverbot, software que aprende e imita conversas humanas. Em 2020, lançou o site Thoughtscreen, que permite conversas com uma IA e entre pessoas.

Carpenter acredita que uma inteligência artificial plena será alcançada nas próximas décadas, mas diz que não é possível saber exatamente o que acontecerá se uma máquina “superar nossa inteligência”: “não sabemos se ela nos ajudará para sempre ou se nos jogará para escanteio e nos destruirá”.

Leia sobre tecnologia e muito mais no Estratégia Vestibulares

Com o Estratégia Vestibulares você se informa sobre tudo que acontece nos maiores vestibulares do país e tem diversas opções de cursos e outros produtos para qualificar seus estudos até a aprovação. Confira tudo o que podemos te oferecer e seja um Coruja agora mesmo!

CTA - Estratégia Vestibulares 2

Veja citações para usar na redação

Você pode gostar também