Temas de redação do vestibular da UFMS nos últimos anos

Temas de redação do vestibular da UFMS nos últimos anos

Confira os temas de redação da UFMS dos últimos anos, após a instituição voltar a realizar seu vestibular próprio

A Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) é uma das universidades públicas que possuem vestibular próprio como processo de ingresso a novos estudantes. No formato atual da prova, há uma divisão entre quatro áreas do conhecimento, como no Enem, com 15 questões cada, além da prova de redação.

O gênero da redação é o dissertativo-argumentativo, e o texto deve ser escrito em no máximo 30 linhas. A avaliação leva em conta aspectos como estrutura e desenvolvimento de um texto do gênero citado, organização e progressão textual, adequação ao tema, coesão e coerência textual e a utilização da norma padrão da língua portuguesa.

Na edição 2024 o tema de redação da UFMS foi “O direito às artes como direito à condição humana”. Já em 2023 o tema foi: “A cultura da paz e da não-violência como alicerce para o verdadeiro desenvolvimento”.

O vestibular da instituição foi retomado na edição 2018, após ter sido totalmente integrado ao Sisu, mas nas duas primeiras edições (2018 e 2019), não havia prova de redação. Confira mais detalhes sobre esses e outros temas abaixo.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

2024 — O direito às artes como direito à condição humana

O tema de redação da UFMS 2024 discutiu como as artes impactam a humanidade desde os tempos mais primórdios, citando pinturas rupestres das cavernas de Lascaux, na França e na Serra da Capivara, no Piauí, como elementos de referência para compor o texto. Além disso, a banca trouxe um trecho do discurso “O direito à literatura”, de Antonio Candido, sociólogo e crítico literário, em um congresso sobre direitos humanos.

2023 — A cultura da paz e da não-violência como alicerce para o verdadeiro desenvolvimento

O conceito de não-violência foi o centro do debate levantado pela banca no tema de redação da UFMS 2023, que utilizou alguns objetivos propostos pelo documento “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil, feito pela Organização das Nações Unidas (ONU) para promover sociedades pacíficas e reduzir índices de violência, além de destacar a atuação da própria instituição na vinculação de alguns desses objetivos em seus projetos de pesquisa. Somou-se aos dois trechos, um trecho do livro “Violências”, de Isabel da Silva Khan Marin.

2022 — A importância do episódio do “grito” de D. Pedro I para o Brasil ao longo dos séculos

No ano de comemoração dos 200 anos da proclamação da Independência do Brasil, a UFMS escolheu o tema para ser abordado em sua redação. Três trechos de obras distintas foram selecionados para compor a coletânea: artigo “A invenção do sete de setembro”, de Henrik Kraay, “Brasil: uma biografia”, de Lilia Moritz Schwarcz e Heloísa Murgel Starling, e uma estrofe do hino nacional brasileiro, composto por Joaquim Osório Duque-Estrada.

2021 — As possíveis razões para manifestações de intolerância, suas características e algumas de suas consequências para a sociedade como um todo

A UFMS discutiu, como tema central da sua redação no vestibular 2021, a intolerância, seja de forma individual ou coletiva, suas características e consequências. Em sua coletânea de textos selecionados, estão um trechos do livro “Dicionário de Filosofia”, de Nicola Abbagnano, do artigo “A intolerância linguística no sul do Brasil durante o Estado Novo”, de José Gaston Hilgert e do livro “O Mulato”, de Aluísio Azevedo.

2020 — Como as contribuições da ciência e da tecnologia se fazem presentes no cotidiano de todos nós

A ciência e tecnologia foram temas centrais na redação do vestibular UFMS 2020, discutindo, mais precisamente, tópicos como desenvolvimento humano, sustentabilidade, progresso industrial e econômico e desigualdades sociais. Como textos base foram utilizados: trecho do artigo “A ciência e tecnologia como estratégia de desenvolvimento”, disponível no site do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), trecho do artigo “Ciência e tecnologia são fundamentais para o avanço da sociedade”, publicado no Jornal da USP, e trecho do artigo “O impacto das novas tecnologias”, do Inovaparq.

Calendário UFMS: datas, inscrições, provas e resultados

Estude na UFMS

O Estratégia Vestibulares oferece uma estrutura completa para te preparar para o vestibular da Federal do Mato Grosso do Sul. Conheça o que a Coruja oferece:

  • Professores especializados na banca da UFMS;
  • Banco de Questões;
  • Aulas ao vivo, gravadas e gratuitas;
  • PDFs;
  • Correções ilimitadas de redações;
  • Monitorias;
  • Revisões de véspera; e
  • Muito mais!
Black November Lote 1
Você pode gostar também