9 citações sobre cultura do cancelamento e tolerância para usar na redação

9 citações sobre cultura do cancelamento e tolerância para usar na redação

Confira algumas citações sobre cultura do cancelamento e tolerância que podem ser usadas nas redações de vestibulares e do Enem

A cultura do cancelamento é uma espécie de boicote a pessoas que tomam atitudes consideradas questionáveis ou até mesmo erradas por um ou vários grupos sociais, grupos esses que podem ser de tamanhos variados, com impactos também distintos. 

O julgamento é, por muitas vezes, virtual, mas os tais impactos afetam também a vida pessoal do cancelado em sua vida cotidiana, seja com a perda de influência, de patrocinadores e de poder, a depender do status em que essa pessoa se encontra, já que geralmente isso acontece com celebridades ou pessoas conhecidas por um certo público.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O cenário criado é, por muitas vezes, de intolerância, o que leva a reflexão sobre a importância do diálogo e da compreensão. Mas, em muitos casos, o que é reproduzido pela pessoa cancelada pode ser uma série de preconceitos, ataques pessoais, ameaças e até mesmo incitação a crimes, o que amplia o debate sobre o que é liberdade de expressão e o que é censura.

Só que nem sempre é assim. Muitos comportamentos ou frases que geram cancelamentos também podem trazer à tona atitudes restritivas de forma exagerada, por um erro considerado banal ou com julgamentos distintos de acordo com aspectos como o âmbito sociocultural, financeiro, histórico e material da pessoa cancelada.

Até porque muitas vezes os “tribunais” virtuais são cheios de incoerências. E os julgamentos acabam expondo a realidade de uma sociedade patriarcal, racista, homofóbica e cheia de preconceitos, ao julgar casos parecidos com pesos completamente distintos. E, por conta desses detalhes que o assunto se torna complexo e importante de ser debatido, inclusive com a possibilidade de aparecer nos vestibulares.

O Portal Estratégia Vestibulares listou 9 citações sobre tolerância e cultura do cancelamento que expõem problemáticas do debate e que podem ser utilizadas na redação ou como repertório sociocultural. Vamos lá?!

+ O que é fake news: veja como identificar informações falsas na internet
+ 6 profissões para quem quer trabalhar pela Internet

Navegue pelo conteúdo

1 — “O sucesso reside em três coisas: decisão, justiça e tolerância”. — Johann Goethe

Johann Wolfgang von Goethe foi um escritor alemão cuja sua obra mais famosa é “Fausto”, uma peça de teatro trágica escrita em duas partes, que é considerada um dos mais importantes clássicos da literatura de seu País. É considerado o principal escritor da escola literária do Romantismo na Alemanha.

2 — “Cancelar é uma maneira de reconhecer que você não precisa ter o poder de mudar a desigualdade estrutural. Você nem precisa ter o poder de mudar todos os sentimentos do público. Mas, como indivíduo, você ainda pode ter poder o suficiente para se fazer ser ouvido”. — Anne Charity Hudley 

Anne Harper Charity Hudley é professora de educação da escola de pós-graduação na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Também foi membro do comitê executivo da Sociedade Linguística da América entre 2017 a 2020. A frase foi retirada de uma matéria feita pelo Portal Vox.

3 — “A cultura do cancelamento está enraizada numa característica do ser humano. O ser humano gosta de jogar pedra nos outros. Ele gosta porque, nesse momento, é quase como se ele sentisse que é puro”. — Luiz Felipe Pondé

Luiz Felipe Pondé é recifense e é filósofo, escritor, professor e palestrante. Atualmente, é colunista na Folha e leciona em instituições de Ensino Superior. Suas obras possuem influências de Nietzsche e do existencialismo. A frase foi retirada do vídeo “A cultura do cancelamento na internet”, de seu canal pessoal no YouTube.

+ 9 citações filosóficas para usar na redação
+ 180 citações por temas para usar na redação

4 — “Há sempre um limite além do qual a tolerância deixa de ser uma virtude”. — Edmund Burke

Edmund Burke foi um político e filósofo irlandês do século XVIII. Era um crítico ferrenho do que considerava excessos da monarquia britânica e foi um símbolo político dos liberais de sua época. Foi também um crítico do que chamava de “simplismo do iluminismo”, criticando o principal movimento de inspiração da Revolução Francesa.

5 — “O cancelamento revela muito dos nossos tempos, de impossibilidade do debate a partir da lógica da ‘lacração’. E mais: quem não cancela, está ‘passando pano’, como se não houvesse várias nuances aí dentro”. — Filipe Campello

Filipe Campello estuda o assunto na Universidade Federal de Pernambuco e é professor no departamento de Filosofia da instituição. A frase foi dita em uma entrevista para o Portal Uol.

+ Tema de redação UFSM 2023/2: “A felicidade por meio das interações nas redes sociais”
+ Tema de redação Unitins 2023/2: “positividade tóxica nas redes sociais” e “limpeza social no Brasil”
+ 7 documentários sobre redes sociais para aumentar seu repertório sociocultural

6 — “O mais alto nível de educação, é a tolerância”. — Platão

Platão foi um dos filósofos mais importantes da Grécia Antiga, sendo considerado o maior discípulo de Sócrates. Dentre suas ideias há o idealismo platônico, uma construção filosófica que abarca o que ele chama de Mundo das Ideias. Foi o responsável por escrever os diálogos socráticos, além de ter escrito “A República” e ter fundado o Idealismo.

7 — “Existem pessoas cujos erros são tolerados e pessoas cujos erros não são tolerados. É interessante ficar atento ao modo como o racismo e o machismo vão aparecer nesses discursos, no apontamento desse erro ou no perdão”. — Izabel Accioly

A antropóloga Izabel Accioly é mestra na área pela UFSCar e atua também como palestrante e consultora em diversidade étnico racial e antirracismo. A fala foi extraída em entrevista para o portal de notícias da CNN Brasil.

+ 9 citações sobre inclusão social para usar na redação
+ 15 citações sobre desigualdade social para usar na redação

8 — “Tolerância é a consequência necessária da percepção de que somos pessoas falíveis: Errar é humano, e estamos o tempo todo cometendo erros”. — Voltaire

Voltaire foi escritor e filósofo francês, tido como um dos nomes mais importantes do iluminismo e do século XVII. Foi um grande defensor da ciência e do progresso, além de ter combatido o absolutismo francês e criticado o poder do clero católico e da aristocracia da época.

9 — “A cultura do cancelamento é uma cultura de polarização, bom e mal, certo e errado, e tudo isso é muito nocivo para nossa vida social”. — Thiago Soares

Thiago Soares é pesquisador e professor do departamento de comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e tem como principais temas a análise em música e audiovisual, sendo autor do livro “A Estética do Videoclipe”, entre outros. A fala foi retirada de uma entrevista para o Portal Brasil de Fato.

Conte com o Estratégia Vestibulares!

Com o Estratégia Vestibulares você tem acesso a cursos exclusivos, com materiais multimídia, Livros Digitais Interativos (LDI) e desenvolvidos de acordo com cada banca de vestibular. Além disso, é possível ter o apoio do Banco de Questões do EV, com mais de 275 mil perguntas respondidas, mentorias personalizadas e muito mais!

CTA - Estratégia Vestibulares 1
Você pode gostar também