Fuvest 2025: professores do Estratégia pedem alteração de gabarito em questões de Química e Literatura

Fuvest 2025: professores do Estratégia pedem alteração de gabarito em questões de Química e Literatura

Confira as questões da Fuvest 2025 que podem sofrer alterações ou anulação, de acordo com a análise dos professores do Estratégia Vestibulares

Uma questão de Química e uma de Literatura da 1ª fase da Fuvest 2025 podem sofrer alterações em suas respostas, de acordo com os professores do Estratégia Vestibulares.

As questões que podem sofrer alterações em seus gabaritos são a 63 e a 82 da prova V1. Confira os recursos feitos pelos professores Gabriel Prazeres, Anna Cabral, Fernando Andrade e Luana Signorelli:

Pacote Fuvest

Conheça nosso curso

Questão 63 (Química) — Prova V1

questão63v1-fuvest-2025-vestibular-usp-química
Recurso (questão 63) — Gabriel Prazeres, professor de Química do Estratégia Vestibulares:

Segundo a banca, o gabarito da questão 63 é o item e). Provavelmente, a banca solicitava o raciocínio de carbono neutro, ou seja, a quantidade de emissão de carbono no processo de queima de CO2 é o mesmo de captação deste, para o etanol. 

Porém, ao utilizar o etanol ocorre um processo renovável entre os mesmos materiais. O dióxido de carbono liberado pelo etanol é capturado para formar biomassa e, posteriormente, etanol. Enquanto na imagem, ocorre consumo de combustível fóssil (não identificado) indicado na imagem por uma usina e formação de metano. 

O processo descrito na imagem não é renovável para o mesmo combustível. Ocorre conversão de um combustível fóssil em metano e esse processo não ocorre no etanol, portanto, analisando o ciclo do carbono, o processo não é equivalente ao do etanol.

O item d) afirma, de maneira geral, a utilização de uma matriz energética limpa que utilize H2. Se uma matriz energética utilizasse apenas o gás hidrogênio ocorreria liberação de água e não teria liberação de dióxido de carbono. Então, ao utilizar a técnica da imagem aliada ao uso da matriz de hidrogênio, ocorreria a retirada de gás carbônico da atmosfera.

Questão 82 (Literatura) — Prova V1

questão82v1-fuvest-2025-vestibular-usp
Recurso (questão 82) — Luana Signorelli, Fernando Andrade e Anna Cabral, professores de Literatura, Língua Portuguesa, Redação e Filosofia, do Estratégia Vestibulares

Segundo a banca, o gabarito da questão 82 é a alternativa D: “comprometem-se com a superação dos atrasos civilizacionais de seus países. Apesar de terem destinos diferentes, confrontam-se com o descompromisso de suas respectivas sociedades quanto às transformações sociais e econômicas”.

Essa interpretação, no entanto, apresenta falha. O comando determina que se deve considerar os protagonistas de cada uma das obras, Rubião e Gonçalo, respectivamente. A alternativa em questão afirma que eles se “comprometem” com a superação dos atrasos civilizacionais.

Segundo o dicionário online de português, comprometer-se significa “assumir compromisso”. Ora, Rubião, em sua trajetória, não se comprometeu em superar atrasos, muito menos civilizacionais, nem em promover transformações sociais e econômicas. Rubião era um pacato professor de Barbacena que, ao ganhar uma herança do falecido filósofo Quincas Borba, torna-se rico e vai morar na Corte (Rio de Janeiro). Torna-se um burguês, mas é sempre muito manipulado por todos ao seu redor, inclusive por Cristiano Palha, que acaba por lhe dar o golpe final, sendo este o verdadeiro arrivista do romance.

Tampouco Gonçalo, embora preocupado em restaurar a glória da família Ramires, compromete-se com o progresso nacional. Ele se candidata e acaba ganhando a eleição para sustentar a suposta grandeza de sua casa, mas sequer se importa totalmente com a sua própria família. Por exemplo, no fim do romance, ele vai para a África, enquanto Graça (Gracinha) fica para trás.

A alternativa A reflete com maior fidelidade as intenções literárias de Machado de Assis e Eça de Queirós: “representam, respectivamente, a ascensão política da burguesia brasileira durante a segunda metade do século XIX e a decadência da aristocracia portuguesa no mesmo período”.
Comecemos por Rubião. 

No Jornal da USP, no artigo “Quincas Borba expõe novas e velhas formas de exploração” (disponível em artigo do Jornal da USP), Hélio de Seixas Guimarães, professor de Literatura Brasileira do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, afirma que Rubião “na condição de novo-rico, ele começa a alimentar sonhos de grandeza e torna-se vítima tanto da sua própria ambição e da sua imaginação desenfreada quanto da avidez e da crueldade dos falsos amigos que o cercam”. 

O professor acrescenta: “o leitor pode atentar para as conexões entre esse enredo e a circunstância histórica e social do Brasil da segunda metade do século XIX.” A velha aristocracia brasileira que se fazia representar na política e que defendia os interesses das oligarquias escravocratas estava dando lugar a uma burguesia urbana sem projeto, que via a política como forma de justificar o status social e benefícios econômicos. 

A trajetória política de Rubião pode expressar isso, quando ele é instado a se candidatar por causa da influência de Camacho no capítulo C (100), que via nessa possível aliança política um ganho econômico, haja vista que Rubião financiava o seu jornal Atalaia.

Já Gonçalo Ramires representa o ápice da decadência da aristocracia portuguesa no mesmo período, o que já vinha acontecendo progressivamente na história de sua família e torna-se mais evidente no século XIX. A derrocada da casa de Ramires começa em 1580, quando o reino passa às mãos dos Felipes da Espanha, e a decadência dos Ramires começa a se revelar pela glutonaria. É a alternativa mais plausível para responder ao comando teórico que cobrava, respectivamente, as trajetórias dos protagonistas nas obras. 

Portanto, a alternativa A deve ser considerada como a resposta correta.

As duas questões são, nos outros cadernos, os números 54 e 73 (prova V2), 38 e 57 (prova V3) e 23 e 42 (prova V4).

Veja também:
+ Gabarito Fuvest 2025: correção da 1ª fase do Vestibular da USP
+ Fuvest 2024: quantas questões é preciso acertar para passar na 1ª fase?
+ Curso preparatório para Fuvest: saiba mais detalhes e como escolher o seu

Resolução comentada: assista ao vivo da 1º fase da Fuvest 2025

Agora que você já tem em mãos o gabarito Fuvest 2025, o Estratégia Vestibulares também realiza a correção ao vivo da 1º fase do Vestibular da USP 2025. Assista em tempo real a correção ao vivo da Fuvest 2025:

+ Gabarito prova V1 Fuvest 2025: confira a correção do modelo
+ Gabarito prova V2 Fuvest 2025: confira a correção do modelo
+ Gabarito prova V3 Fuvest 2025: confira a correção do modelo
+ Gabarito prova V4 Fuvest 2025: confira a correção do modelo

Calendário Fuvest 2025

  • Divulgação do edital: 13/08/2024 – Veja o edital;
  • Solicitação de redução ou isenção da taxa de inscrição: 14/05 a 12/07/2024;
  • Inscrições Fuvest 2025: 19/08 a 08/10/2024;
  • Pagamento da taxa de inscrição: até 08/10/2024;
  • Divulgação dos locais de prova da 1ª fase: 01/11/2024;
  • 1ª Fase Fuvest 2025: 17/11/2024;
  • Divulgação dos locais de prova da 2ª fase e do resultado da 1ª fase: 02/12/2024;
  • 2ª Fase Fuvest 2025: 15 e 16/12/2024;
  • Provas de habilidades específicas: entre 09/12/2024 e 09/01/2025, a depender da carreira;
  • Divulgação do resultado da Fuvest 202524/01/2025; e
  • Matrícula não-presencial da 1ª chamada: Ainda não foi divulgado.

Como estudar para o Vestibular Fuvest 2025?

Se você quer focar nos estudos e garantir uma vaga na USP em 2025 o Estratégia Vestibulares pode te ajudar!

Além de oferecer diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no vestibular da Fuvest, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre a seleção da Fuvest 2025, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

Imagem de lançamento da campanha do Black November do Estratégia Vestibular
Você pode gostar também