Inep divulga local de prova do Encceja 2022

Inep divulga local de prova do Encceja 2022

O local de prova do Encceja 2022 já está disponível para os inscritos no exame; veja como acessar o Cartão de Confirmação

O Inep afirmou que divulgou nesta terça-feira (16) o local de prova do Encceja 2022, prova do governo federal que certifica jovens e adultos. A informação foi dada pelo Ministério da Educação (MEC). Os candidatos inscritos no exame, que será realizada em 28 de agosto de 2022, podem consultar também o Cartão de Confirmação.

⚠️ Atenção: apesar da indicação do Inep da divulgação do Cartão de Confirmação e dos locais de prova do Encceja 2022 no dia 16 de agosto, muitos inscritos afirmaram não conseguir acessar seu local de prova. 
Na noite de sexta-feira, 19 de agosto, o Inep liberou oficialmente a consulta ao local de prova e ao Cartão de Confirmação.

Para ajudar os inscritos na prova, o Estratégia Vestibulares liberou gratuitamente até o dia da prova o curso completo do Encceja Básico 2022, com aulas sobre todos os temas que serão cobrados na prova.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Como ver o local de prova do Encceja 2022?

Para acessar o local de prova e o cartão de confirmação do Encceja 2022, siga o passo a passo:

  • Acesse a Página do Participante do Encceja;
  • Faça o seu login com o Gov.br, site de login único do governo;
  • Pronto! Assim que for liberado, você poderá conferir o seu local de prova e o cartão de confirmação do Encceja.

Como ver o Cartão de Confirmação do Encceja 2022?

Além do local de prova do Encceja 2022, o Inep também divulgou o Cartão de Confirmação, em que estão todas as informações sobre a prova. Para acessá-lo basta seguir o mesmo passo a passo da consulta dos local do exame.

O que é o Encceja?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova aplicada uma vez ao ano com o intuito de ajudar aqueles que desejam receber o diploma do Ensino Fundamental ou Médio sem a necessidade de fazer um curso supletivo.

  • Encceja Nacional: para residentes no Brasil;
  • Encceja Nacional PPL: para residentes no Brasil privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas; 
  • Encceja Exterior: para brasileiros residentes em outros países;
  • Encceja Exterior PPL: para residentes no exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas.

Quantas questões tem o Encceja?

O Encceja é formado por quatro provas, em que cada uma avalia uma área do conhecimento. Cada prova tem 30 questões objetivas, ou seja, de múltipla escolha.

Aqueles que selecionarem todas as provas durante a inscrição, terão que responder a 120 questões objetivas e realizar a produção de uma redação.

Tire as suas dúvidas: Veja qual é o formato de prova do Encceja e quantas questões tem o exame

Qual é a nota mínima para estar aprovado no Encceja?

Para o candidato ser aprovado no exame, é preciso alcançar a nota mínima de 500 pontos em cada uma das provas objetivas e conseguir, no mínimo, a nota cinco na redação.

Caso o candidato não alcance a nota mínima nas provas de múltipla-escolha ou na redação, será necessário refazer o exame apenas dessa área do conhecimento na próxima edição do Encceja ou realizar a matéria em específico via algum curso supletivo ou EJA, que é focado na educação de jovens e adultos.

Além disso, no caso do Ensino Médio, caso o inscrito não alcance a nota mínima na redação, será necessário realizar a prova de redação e de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Qual é a diferença entre o certificado e declaração parcial de proficiência?

Caso o candidato não tenha sido aprovado em todas as áreas do conhecimento ou já tenha o certificado parcial de outras matérias, é possível solicitar a “declaração parcial de proficiência”.

Nela, constará as informações do inscrito e qual as notas das matérias em que ele foi aprovado. Essa declaração também é emitida pela instituição certificadora escolhida durante a inscrição.

Como estudar para o Encceja no Youtube?

Agora que você está por dentro do calendário do Encceja, uma opção para se preparar para as provas é acompanhar as aulas gratuitas oferecidas pelo Estratégia Vestibulares, um dos maiores cursos pré-vestibulares on-line, no YouTube!

Todos os dias, os professores do Estratégia realizam aulas ao vivo de assuntos cobrados em diversos vestibulares, inclusive no Encceja.

Além disso, caso você tenha interesse em seguir os estudos com o acompanhamento de uma equipe de professores, ainda é possível assinar o Pacote Encceja do Estratégia Vestibulares. Veja o que está incluso no curso:

  • Aulas completas com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares:

curso encceja

Saiba mais sobre o Encceja

Você pode gostar também