MEC oficializa apenas uma edição do Sisu em 2024; entenda as mudanças

MEC oficializa apenas uma edição do Sisu em 2024; entenda as mudanças

A partir do próximo ano, o programa disponibilizará as vagas para o primeiro e segundo semestre em apenas uma edição anual

O Ministério da Educação (MEC) oficializou nesta sexta-feira (29), através do Diário Oficial da União (DOU), as mudanças no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A partir de 2024, o Sisu terá apenas uma edição anual e selecionará estudantes com base na Lei 14.723/23, que atualizou a Lei de Cotas de 2012, e foi sancionada pelo Presidente da República no último mês de novembro.

Leia também:
+ MEC divulga edital do Sisu 2024
+ Lei de Cotas: o que muda com a atualização?

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O que muda no Sisu em 2024?

Número de edições

O Sisu terá apenas uma edição anual. Nela, serão oferecidas as vagas para ingresso no primeiro e no segundo semestre do ano. A ideia é diminuir o número de vagas ociosas nas instituições de Ensino Superior, que são abandonadas quando o participante do programa se matricula na primeira edição e consegue uma vaga diferente na segunda.

Lei de Cotas

Dentre as várias mudanças aprovadas na atualização da Lei de Cotas em 2023, a que afeta o Sisu é a da Ampla Concorrência. A partir da próxima edição do Sisu, todos os participantes, inclusive os que têm direito à reserva de vagas (cotas), concorrerão juntos. A reserva de vagas só será usada caso o participante não atinja nota suficiente para conseguir uma vaga em ampla concorrência.

O que é o Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um sistema informatizado de ingresso criado pelo Ministério da Educação em 2010 por meio do qual instituições públicas de Ensino Superior — sejam universidades, institutos ou faculdades — oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Por meio do Sisu, os alunos podem se inscrever para as vagas disponíveis nas universidades e instituições brasileiras participantes do sistema. A utilização da nota do Sisu como vestibular e meio de ingresso pelas universidades brasileiras é opcional, por isso algumas instituições ainda contam com processos seletivos próprios e não aderem ao Sisu.

Qual a diferença entre Sisu, Prouni e Fies?

Confira abaixo qual a diferença entre os principais programas do governo federal de acesso ao Ensino Superior brasileiro:

  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu): programa de acesso a todas as universidades e institutos federais brasileiros e também para diversas outras universidades estaduais.
  • Programa Universidade Para Todos (Prouni): programa do governo que oferece bolsas de estudo de 50% e 100% em faculdades e universidades privadas brasileiras para estudantes do Ensino Médio público.
  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): programa voltado para o financiamento das mensalidades em faculdades e universidades privadas.

Calendário do Sisu 2024

  • Divulgação do edital: 29/12/2023;
  • Período de inscrição: 22 a 25/01/2024;
  • Resultado da lista única: 30/01/2024;
  • Período para participar da lista de espera: 30/01 a 07/02/2024. 

Como estudar para o Enem e participar do Sisu?

Quer fazer parte do time de aprovados do Estratégia Vestibulares? Além de oferecer aulas e revisões gratuitas no nosso canal no YouTube, a plataforma conta com cursos específicos para as bancas dos principais vestibulares do Brasil, e muito mais vantagens:

  • Livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Banco de Questões;
  • Mapas mentais e muito mais.

Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

Imagem de lançamento da campanha do Black November do Estratégia Vestibular
Você pode gostar também