Prova Paraná Mais será nova forma de ingresso em universidades estaduais no PR

Prova Paraná Mais será nova forma de ingresso em universidades estaduais no PR

A nova forma de ingresso deriva da tradicional Prova Paraná e deve destinar 20% das vagas das universidades estaduais para seus participantes

O governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) assinou o decreto nº 5.835/24, que cria a Prova Paraná Mais e a institui como uma das formas de ingresso em universidades estaduais paranaenses.

A Prova Paraná é anualmente aplicada, pela Secretaria da Educação, aos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede estadual para avaliar a qualidade da educação pública. Já a Prova Paraná Mais, criada a partir do decreto, será uma extensão da atual avaliação, voltada para que os alunos do 3º ano do Ensino Médio usem suas notas para ingressar nas universidades do estado.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Como funcionará a Prova Paraná Mais?

De acordo com a agência de notícias do governo do Paraná, a matriz de conteúdo da avaliação será ampliada e será incluída uma prova de redação, que é critério de avaliação obrigatório para seleções de ingresso no Ensino Superior.

A previsão é que 20% das vagas nos cursos das universidades estaduais do Paraná (Unespar), de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Centro-Oeste (Unicentro), do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Norte do Paraná (Uenp) sejam destinadas aos estudantes que cursarem o Ensino Médio integralmente na rede pública, utilizando também os resultados da avaliação como critério de seleção.

O decreto assinado pelo governador determina que as secretarias estaduais da Educação (Seed) e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) elaborem um sistema automatizado que permita a publicação, o aproveitamento e a consulta pelos candidatos aos resultados da Prova Paraná. Porém, enquanto o sistema não estiver disponível, a Seed vai disponibilizar esses dados apenas às universidades. As instituições de Ensino Superior terão um prazo de 120 dias para regulamentar o processo de adesão à Prova Paraná Mais, a partir da publicação do decreto.

Como estudar para o vestibular?

Para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em diversos vestibulares brasileiros.

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre vários processos seletivos, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares:

Você pode gostar também