O governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) assinou o decreto nº 5.835/24, que cria a Prova Paraná Mais e a institui como uma das formas de ingresso em universidades estaduais paranaenses.
A Prova Paraná é anualmente aplicada, pela Secretaria da Educação, aos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede estadual para avaliar a qualidade da educação pública. Já a Prova Paraná Mais, criada a partir do decreto, será uma extensão da atual avaliação, voltada para que os alunos do 3º ano do Ensino Médio usem suas notas para ingressar nas universidades do estado.
Navegue pelo conteúdo
Como funcionará a Prova Paraná Mais?
De acordo com a agência de notícias do governo do Paraná, a matriz de conteúdo da avaliação será ampliada e será incluída uma prova de redação, que é critério de avaliação obrigatório para seleções de ingresso no Ensino Superior.
A previsão é que 20% das vagas nos cursos das universidades estaduais do Paraná (Unespar), de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Centro-Oeste (Unicentro), do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Norte do Paraná (Uenp) sejam destinadas aos estudantes que cursarem o Ensino Médio integralmente na rede pública, utilizando também os resultados da avaliação como critério de seleção.
O decreto assinado pelo governador determina que as secretarias estaduais da Educação (Seed) e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) elaborem um sistema automatizado que permita a publicação, o aproveitamento e a consulta pelos candidatos aos resultados da Prova Paraná. Porém, enquanto o sistema não estiver disponível, a Seed vai disponibilizar esses dados apenas às universidades. As instituições de Ensino Superior terão um prazo de 120 dias para regulamentar o processo de adesão à Prova Paraná Mais, a partir da publicação do decreto.
Como estudar para o vestibular?
Para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em diversos vestibulares brasileiros.
Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre vários processos seletivos, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares: