O tema de redação do Encceja 2020 para aqueles que inscritos na prova do Ensino Médio foi “Combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes no Brasil”, já para aqueles que estavam inscritos no exame do Ensino Fundamental o tema cobrado foi “Abandono afetivo do idoso no Brasil”.
O gênero escolhido foi a redação dissertativa-argumentativa. Para garantir uma boa nota, os candidatos deveriam seguir algumas orientações, são elas:
- Produzir uma redação dissertativa-argumentativa;
- Desenvolver um texto coerente e coeso;
- Não fugir do tema proposto;
- Respeitar o limite de linhas (25 para o Ensino Fundamental e 30 para o Médio).
“Quanto mais próximo o participante estiver de cumprir com todas as exigências, mais perto estará de alcançar uma boa nota. Ao todo, são quatro competências exigidas, no caso da prova para ensino fundamental, e cinco, para os participantes que buscam certificação do ensino médio”, explicou o órgão em nota.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep), as provas tinham 1.328.608 inscritos no Ensino Médio e 301.438 inscritos no Ensino Fundamental. O exame foi aplicado neste domingo (29) para mais de 1,6 milhão de candidatos.
Ainda de segundo informações do Inep, o caderno de prova e o gabarito oficial serão divulgados na próxima quarta-feira, em 1º de setembro.
Veja também: + Encceja 2020 ou Encceja 2021: qual é a prova correta? + Encceja 2020: Inep divulga cartilha de redação com dicas para inscritos