Temas de redação Unicamp 2024 abordam direitos de empregadas domésticas e acolhimento a refugiados

Temas de redação Unicamp 2024 abordam direitos de empregadas domésticas e acolhimento a refugiados

Neste domingo (03) aconteceu o primeiro dia da segunda fase do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) 2024. Os candidatos precisaram realizar, além da prova de redação, seis questões de Língua Portuguesa e Literatura, duas questões interdisciplinares de Inglês e duas questões de Ciências da Natureza.

Veja também:
+ Vestibular Unicamp 2024: cadernos de prova da 2ª fase estão disponíveis
+ Unicamp 2024: cadernos de prova estão disponíveis; veja o gabarito
+ Gabarito Unicamp 2024: correção da 2ª fase do vestibular

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Temas de redação Unicamp 2024

Os temas de redação da Unicamp 2024, abordaram os direitos de empregadas domésticas e acolhimento a refugiados, solicitando uma carta-denúncia no primeiro tema e um discurso no segundo. Confira com detalhes cada proposta:

Proposta 1: direitos de empregadas domésticas

Na proposta 1, a Unicamp solicitou aos candidatos que elaborassem uma carta-denúncia após uma visita a um colega de classe em que o estudante percebeu a presença de uma empregada doméstica trabalhando de dia e de noite e sendo considerada “parte da família”. Foi necessário descrever a situação testemunhada que pode ser considerada crime, argumentando a favor dos direitos daquela pessoa e se apropriando de conceitos expostos nos textos base.

+ Trabalho escravo contemporâneo e como o tema pode cair no vestibular
+ 13 dados que poderiam ser usados como repertório na redação do Enem 2023

Como textos base foram citados seis itens: um trecho da matéria “135 anos após a Lei Áurea, trabalho análogo à escravidão tem ápice em 12 anos“, e “Escravidão hoje: mulheres afetadas pelo trabalho escravo lutam por indenização“, com depoimento de uma escravizada, ambas da Folha de São Paulo; trecho do capítulo “A criação da ralé de novos escravos como continuação da escravidão no Brasil moderno”, do livro “">A Elite do Atraso“, de Jessé Souza; Ilustração com a personagem do Sítio do Picapau Amarelo, Tia Nastácia (veja abaixo); trecho do livro “A doméstica imaginária: literatura, testemunhos e a invenção da empregada doméstica no Brasil“, de Sônia Roncador; e trecho da matéria “PEC das Domésticas completa 10 anos com queda no número de vagas com carteira assinada“, do Brasil de Fato.

Proposta 2: acolhimento a refugiados

A proposta 2 abordou a questão dos refugiados, em que o estudante estuda em uma escola que participa do Modelo de Simulação da ONU para o Ensino Médio (Monuem), projeto do Ministério das Relações Exteriores com simulações de rodadas de negociação entre representantes das Nações Unidas. O candidato é, nesse caso, representante da delegação brasileira e precisa responder o delegado da Hungria, país contrário à políticas de acolhimento a refugiados, escrevendo um discurso em resposta que rebata tal posição húngara, defenda o acolhimento aos refugiados e apoia as práticas das relações internacionais do Brasil.

+ 11 filmes sobre refugiados para usar como repertório sociocultural na redação
+ O que são refugiados e como a questão é tratada no mundo
+ 6 citações sobre refugiados para usar na redação

A proposta também contou com seis textos base: explicação dos termos “refugiados” e “migrantes” no setor de perguntas frequentes da agência da ONU para refugiados; trecho das matérias “Hungria diz que refugiados podem trazer terrorismo e destruir identidade europeia” e “Orbán diz que discurso contra migração é ‘questão cultural‘”, respectivamente do portal Observador e do jornal DW Brasil; charge de @alirezapakdel_artist e pesquisa sobre a percepção dos brasileiros sobre os refugiados (veja imagens abaixo), do artigo “Brasileiros veem recepção a refugiados como obrigação humanitária, mas obstáculos a acolhimento persistem“, do jornal O Globo, trecho da Constituição Brasileira de 1988; e trecho da matéria “Como países como o Brasil podem se beneficiar da vinda de refugiados“, da BBC News Brasil.

Formato da 2ª fase da Unicamp 2024

As provas da 2ª fase são constituídas por questões dissertativas, distribuídas em dois dias. No primeiro dia, serão aplicadas as questões comuns a todos os candidatos, enquanto no segundo há uma parte comum e uma parte diversificada, de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido:

1º dia – comum a todos os candidatos

  • Prova de Redação (composta por duas propostas de textos para que o candidato eleja e execute apenas uma proposta);
  • Prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, com 6 questões;
  • Prova interdisciplinar com 2 questões de Língua Inglesa e 2 questões interdisciplinares de Ciências da Natureza.

2º dia – comum a todos os candidatos

  • Prova de Matemática: com 6 questões para os cursos das áreas de Ciências Exatas/Tecnológicas; 4 questões para os cursos das áreas de Ciências Biológicas/Saúde e 4 questões para os cursos das áreas de Ciências Humanas/Artes;
  • Prova Interdisciplinar: com 2 questões interdisciplinares de Ciências Humanas.

2º dia – provas de conhecimentos específicos, conforme a opção de curso

  • Candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde: prova de Biologia com 8 questões; prova de Química, com 6 questões;
  • Candidatos da área de Ciências Exatas/Tecnológicas: prova de Física, com 6 questões; prova de Química, com 6 questões;
  • Candidatos da área de Ciências Humanas/Artes: prova de Geografia, com 6 questões; prova de História, com 6 questões; prova de Filosofia, com 1 questão; prova de Sociologia, com 1 questão.

Calendário Unicamp 2024

  • Publicação do edital: 24/07/2023;
  • Pedidos de isenção da taxa: 15/05 a 05/06/2023;
  • Resultado dos pedidos de isenção: 28/07/2023;
  • Pedidos de redução da taxa: 02 a 04/08/2023;
  • Inscrições: 31/07 a 31/08/2023 – prorrogada até 06/09/2023;
  • Locais de prova: 17/10/2023;
  • Prova da 1ª fase: 29/10/2023;
  • Provas da 2ª fase: 03 e 04/12/2023;
  • Provas de habilidades específicas: 07 e 09/12/2023;
  • Resultado: 29/01/2024
  • Matrícula: 30/01 e 31/01/2024

Como estudar para conseguir uma vaga na Unicamp?

Agora que a largada foi dada, é a hora de focar nos estudos e, para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Vestibular da Unicamp!

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Vestibular Unicamp 2025, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA Curso Vestibular Unicamp
Você pode gostar também