Metáfora no Enem: o que é, como é cobrado  e questões

Metáfora no Enem: o que é, como é cobrado e questões

Conhecer as nuances da linguagem é crucial para um bom entendimento de textos e poemas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares. Por isso, é importante que o vestibulando consolide seu aprendizado sobre metáfora, ironia, hipérbole, metonímia, antítese, paradoxo, entre outras figuras de linguagem. 

Ao notar isso, o Estratégia Vestibulares preparou um resumo com as principais informações sobre metáforas e seu aparecimento nas provas. Além disso, no fim deste artigo você pode treinar seu conhecimento por meio de questões resolvidas. Acompanhe!

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O que é metáfora?

O termo metáfora se refere a uma figura de linguagem que constrói uma similaridade entre duas ideias semelhantes – isso se dá por meio de uma comparação sutil, sem o uso de palavras comparativas. Metáfora também pode ser definida como uma transposição do sentido próprio para o sentido figurado.

Metáfora

Por exemplo, quando se diz que “Mateus está com uma fome canina”, o sentido do termo “canina” é figurado e faz uma referência ao forte desejo dos cães por comida. Assim, a frase traz o sentido de  “Mateus está com muita fome”

Metáfora ou comparação?

A metáfora e a comparação são figuras de linguagem muito semelhantes por relacionarem a similaridade entre dois objetos ou seres. Porém, esses conceitos diferem no uso ou não de termos comparativos. 

Dessa maneira, a metáfora compõe uma semelhança direta dos termos, como na frase “Ana Maria é uma flor”. Ao relacionar o sujeito ao termo flor, a frase constrói um sentido metafórico de semelhança direta.

Por outro lado, no enunciado “Ana Maria tem o toque delicado como o de uma flor”, ocorre a aproximação entre uma característica da flor e uma característica de Ana Maria – a presença da palavra como indica a presença da figura de linguagem de comparação. 

Emprego da metáfora

A metáfora é utilizada em poemas, músicas e textos de linguagem figurativa. Assim, é importante para a expressividade das obras. Na música abaixo, interpretada pelo cantor Wando, ocorrem metáforas para definir a interlocutora, veja:

“Você é luz
É raio estrela e luar
(é) Manhã de sol
(é) Meu iaiá,(é) meu ioiô
Você é ‘sim’
E nunca (é) meu ‘não’.”

Questões resolvidas

Enem 2011

Disponível em: http://www.wordinfo.info. Acesso em: 27 abr. 2010.

O argumento presente na charge consiste em uma metáfora relativa à teoria evolucionista e ao desenvolvimento tecnológico. Considerando o contexto apresentado, verifica-se que o impacto tecnológico pode ocasionar

a) o surgimento de um homem dependente de um novo modelo tecnológico.
b) a mudança do homem em razão dos novos inventos que destroem sua realidade.
c) a problemática social de grande exclusão digital a partir da interferência da máquina.
d) a invenção de equipamentos que dificultam o trabalho do homem, em sua esfera social.
e) o retrocesso do desenvolvimento do homem em face da criação de ferramentas como lança, máquina e computador.

A imagem metaforiza a evolução do homem desde os nossos antepassados comum até a atual era, em que o ser humano está muito relacionado aos equipamentos tecnológicos.

No contexto da charge, a realidade do homem não está destruída e a exclusão digital não aparece como um tema da imagem – o que exclui as alternativas B e C. Ao mesmo tempo,  não há uma associação entre o desenho e um possível contexto social ou retrocesso evolutivo – fatores que eliminam as letras D e E.
Na verdade, a criação dessa charge também se liga aos instrumentos mais importantes de cada época da evolução humana, dessa forma, o autor tem a intenção de criticar uma dependência cada vez maior da tecnologia, conforme a alternativa A.

Enem 2014 

Os meios de comunicação podem contribuir para a resolução de problemas sociais, entre os quais o da violência sexual infantil.

Nesse sentido, a propaganda usa a metáfora do pesadelo para

a) informar crianças vítimas de abuso sexual sobre os perigos dessa prática, contribuindo para erradicá-la.
b) denunciar ocorrências de abuso sexual contra meninas, com o objetivo de colocar criminosos na cadeia.
c) dar a devida dimensão do que é o abuso sexual para uma criança, enfatizando a importância da denúncia.
d) destacar que a violência sexual infantil predomina durante a noite, o que requer maior cuidado dos responsáveis nesse período.
e) chamar a atenção para o fato de o abuso infantil ocorrer durante o sono, sendo confundido por algumas crianças com um pesadelo.

A imagem faz a correlação entre o abuso infantil e um sonho ruim, convocando a população para uma reflexão sobre o assunto e a denúncia de qualquer caso evidente. 
Dessa forma, a propaganda foi feita para adultos lerem, o que exclui a alternativa A. 

Como não há uma denúncia direta de uma ocorrência do crime, a opção B também não é viável. 
Embora aborde o tema de pesadelo com uma linguagem metafórica, a imagem não dá ênfase ao abuso durante o sono ou durante a noite, ela apenas mostra uma realidade concreta de abuso independente do horário. Assim, as alternativas D e E não são corretas para responder o enunciado. Por fim, como a propaganda tem a função de conscientizar metaforicamente os leitores e incentivá-los à denúncia, a alternativa C é a resposta correta para a questão.

Precisa saber mais sobre Português para o Enem? Acompanhe o Blog do Estratégia Vestibulares e assista as aulas de Português do Estratégia Vestibulares:

Para conhecer nossos cursos preparatórios para o Enem, clique no banner abaixo:

CTA curso Enem

Veja também:

Você pode gostar também