Textos verbais e não verbais: o que são e como interpretar?

Textos verbais e não verbais: o que são e como interpretar?

Textos verbais e não verbais são partes do cotidiano da humanidade, de forma que constituem a base da comunicação e compreensão entre os seres humanos. Por meio desses recursos, é possível estabelecer relações entre pessoas de diferentes idades, etnias e até mesmo de outras culturas e países.

Nesse sentido, conhecer e saber interpretar textos verbais e não verbais é uma habilidade importante a ser desenvolvida em estudantes, profissionais e cidadãos. Para guiar neste aprendizado, o Estratégia Vestibulares construiu este artigo, com as principais informações sobre o tema, além de exemplos de questões de vestibulares nacionais que cobram o tema, com resolução e gabarito. Leia mais!

O que são textos verbais?

Textos verbais são textos construídos por meio de palavras escritas ou enunciadas pela voz. É o conceito mais popular de texto, como este artigo ou outros livros didáticos, poemas, obras literárias diversas, entre outros. 

Além da linguagem escrita, os textos verbais também estão presentes no cotidiano. As conversas estabelecidas diariamente, e até as aulas ministradas por professores nas faculdades são formas de textos verbais expressos pela voz. 

A espécie humana possui uma capacidade bem desenvolvida de se comunicar por meio de palavras, inclusive com conceitos abstratos. Grande parte dessa comunicação se deve pelos textos verbais e as diferentes palavras criadas nos idiomas, que permitem associar um vocábulo a uma ideia concreta ou abstrata. 

Como interpretar textos verbais?

Como os textos verbais, diversas técnicas já foram desenvolvidas para a interpretação desse tipo de escrita. No geral, é importante obter uma gama ampla de vocabulário, para estar a par do significado das palavras. 

Ao mesmo tempo, o contexto deve ser lido com cautela para uma compreensão abrangente do texto verbal. Afinal, na Língua Portuguesa, uma mesma palavra pode apresentar significados diferentes a depender da frase em que está inserida ou das classes gramaticais que a acompanham.

Por exemplo, na frase “choveu enquanto eu estava assistindo Ana ontem à noite”, o verbo “assistir” deve ser corretamente interpretado dentro de seus dois sentidos principais: quando aparece na forma transitiva direta, tem o significado de “assistir = ajudar”, se é apresentado com preposição (transitivo indireto), é sinônimo de ver e ouvir. 

Uma leitura inicial pode trazer a ideia de assistir um espetáculo ou filme chamado Ana. Entretanto, os conhecimentos complementares do leitor direcionam a interpretação da frase de forma que o enunciador ajudou Ana em algo na noite anterior. 

Entretanto, se o contexto for completo, como em: “Maria me ligou e pediu para socorrer sua filha Ana, pois o pneu de seu carro havia furado. O grande problema foi que choveu enquanto eu estava assistindo Ana ontem à noite”, a interpretação é facilitada. 

+ Veja mais: Interpretação de textos teóricos e científicos: como fazer?
Texto Expositivo: estrutura e exemplos

O que são textos não verbais?

Os textos não verbais são construídos sem o uso de palavras propriamente ditas. Então, são formas de comunicação que exploram recursos como sons, figuras, símbolos, gestos, desenhos, charges e caricaturas, entre diversas outras formas de transmitir uma mensagem sem o uso de vocábulos.

texto não verbal - símbolos
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Inclusive, uma parte dos símbolos é compreendida universalmente, por exemplo as placas que determinam os banheiros femininos e masculinos nos estabelecimentos públicos, que são semelhantes em diversas partes do mundo, o que facilita a comunicação entre pessoas de culturas completamente diferentes.  

Outro uso comum dos textos não verbais no cotidiano são as placas de trânsito. No processo de formação dos condutores, existem aulas específicas para o estudo dessas placas e seus significados. Assim, as empresas responsáveis pelo trânsito podem delimitar em quais locais é permitido ou não ultrapassar, indicar a presença de curvas na via, apontar lombadas próximas, entre outros avisos importantes aos motoristas.

Como interpretar textos não verbais?

proibido fumar - não verbal
Imagem: Reprodução/Wikimedia

A interpretação de textos não verbais depende de um conhecimento prévio de símbolos e seus significados, em geral. Por exemplo, para compreender a placa que indica que é proibido fumar, é necessário entender que um círculo cortado ao meio refere à proibição, enquanto que o desenho no centro deve ser compreendido como um cigarro. 

Em geral, esse é o processo de interpretação de um texto não verbal: é necessário captar o significado de cada símbolo separadamente e, por fim, concluir o raciocínio juntando todos esses elementos. 

Em algumas questões de vestibulares, os símbolos utilizados não são comuns, mas é necessário que o aluno avalie o desenho e tente aproximar de objetos ou conceitos de seu cotidiano. Nesses casos, todos os elementos da imagem devem ser considerados, como a expressão dos personagens, a posição de seus corpos, o cenário construído, além de valorizar as informações apresentadas no enunciado. Veja um exemplo a seguir. 

Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo – FATEC (2023)

Analise a charge.

questão de textos verbais e não verbais

A charge utiliza a linguagem verbal e não verbal na construção de uma

A) narrativa sintética, pois estão implícitas as ações desempenhadas pelo personagem cuja biografia representa o sucesso das políticas sociais do país.
B) crítica social, pois tematiza a fome na sociedade brasileira, evidenciada pelo prato vazio no lugar da esfera celeste da bandeira nacional.
C) descrição mimética, devido à caracterização fiel da realidade vivenciada por cidadãos pobres ao redor do mundo.
D) crônica reflexiva, já que o autor evidencia um posicionamento imparcial sobre o aumento da segurança alimentar no Brasil.
E) caricatura, pois há uma distorção exagerada de uma realidade individual amplificada grotescamente para gerar humor no leitor.

Resposta: A imagem demonstra um garoto de expressão cansada, de sofrimento, em questionamento, como se estivesse à procura de algo. Observe que o braço do personagem está inserido dentro de um círculo que representa, ao mesmo tempo, um prato e o centro da bandeira do Brasil. Assim, a toalha de mesa simboliza o losango da bandeira nacional, enquanto os talheres reforçam a concepção que se trata de uma refeição. 

É importante notar que a temática principal do desenho está em uma refeição não concluída porque não há alimentos. Dessa forma, observe como o autor da charge busca associar a questão da fome com o cenário da nação brasileira.

Alternativa correta: B. 

Textos mistos: verbal e não verbal

Em algumas situações, há uma associação entre a linguagem verbal e não verbal em um mesmo objeto de comunicação. Assim, a compreensão fica facilitada de forma simbólica e não verbal, como também para a leitura e interpretação linguística do texto. Abaixo estão alguns exemplos. 

placa mista
Imagem: Reprodução/Wikimedia
placa de obras
Imagem: Reprodução/Wikimedia
texto verbal e não verbal
Imagem: Reprodução/Wikimedia
texto de proibido entrar sem camisa
Imagem: Reprodução/Wikimedia

+ Veja mais: Texto não literário: o que é, tipos e diferença de texto literário 

Estude para o vestibular com o Estratégia!

Gostou do conteúdo? Tenha acesso a diversos resumos e explicações didáticas sobre assuntos de gramática em Inglês e Português, além de um vasto material de todas as outras disciplinas importantes para os vestibulares. Tudo isso está disponível nos cursos da Coruja, em PDFs ou aulas. Conheça mais agora mesmo!

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também