Texto jornalístico: entenda esse gênero textual

Texto jornalístico: entenda esse gênero textual

O texto jornalístico possui diversos tipos e pode ser cobrado tanto no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) quanto em outros vestibulares, seja com questões de interpretação ou até mesmo na proposta de redação. Por isso, não perca esse conteúdo que o Estratégia Vestibulares preparou para que você possa entender tudo sobre esse tipo textual.

O que é um texto jornalístico?

Um texto jornalístico é aquele em o principal objetivo é a divulgação de informações pelos veículos de comunicação, que pode se apresentar de forma audiovisual, impressa ou até mesmo digital.

Quais as características de um texto jornalístico?

Um texto jornalístico deve ter uma linguagem clara e simples para o facilitar o entendimento do leitor, além de apresentar os fatos de maneira direta e sucinta, evitando, assim, que o texto fique prolixo e cansativo.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Como fazer?

Para escrever um texto jornalístico é necessário lembrar que cada tipo possui uma estrutura textual única. Logo, para escrever bem, estude a construção e as características do formato escolhido, além de usar uma linguagem de fácil compreensão e conteúdo que chame a atenção do leitor.

texto jornalístico

Quais os tipos? 

Os textos jornalísticos são divididos entre três principais tipos, de acordo com o objetivo de cada um. Veja quais são e exemplos deles a seguir:

  • Interpretativo: relacionado com a análise e com o aprofundamento de determinados assuntos, sendo os principais textos desse gênero, a crítica – ou resenha – e a reportagem;
  • Opinativo: como o nome sugere, nesse tipo de texto, são levados em conta a opinião e o ponto de vista do autor, e seus principais textos são o artigo, a crônica e o editorial; e
  • Informativo: o gênero informativo tem como principal objetivo a divulgação de informações, mas de forma considerada imparcial. Seus principais textos são a entrevista, a nota e a notícia.

Contudo, dentre os diversos gêneros de textos jornalísticos vistos acima, a reportagem e a crônica são os textos que mais aparecem nas provas do Enem e dos vestibulares, por isso, vamos aprofundar cada um deles abaixo:

  • Reportagem: são textos de aprofundamento de determinada notícia, geralmente com mais detalhes e produzidos por um jornalista, podendo contar com entrevistas, dados estatísticos e pesquisas, com o intuito de informar e de passar credibilidade ao leitor; e
  • Crônica: é um gênero que retrata acontecimentos cotidianos, geralmente adaptado para a forma narrativa e pode conter traços de humor e apresentar uma linguagem mais simples. Além disso, uma característica interessante é que a crônica pode se alternar entre o ficcional e o não ficcional.

Atenção! O gênero textual crônica já foi pedido na prova de redação pelo vestibular da Unicamp 2020, na segunda fase.

Exemplos de textos jornalísticos

Para entender melhor o que é uma crônica, leia a seguir o fragmento da obra “Os discos voadores” da autora Rachel de Queiroz e repare no discurso narrado em primeira pessoa e na comicidade da história:

“Eu por mim acredito. Por que não acreditaria? Nada vejo que justifique a descrença. Acredito em tudo. Que têm 15 metros de diâmetro, que são feitos de um metal desconhecido, brilhante como prata polida, que se compõem de três círculos concêntricos dos quais só um __ o do meio __ gira, fazendo o engenho mover-se; acredito que deixam um rastro luminoso por onde andam __ decerto a poeira fosforescente dos mundos siderais que percorreram. E acredito, principalmente, que sejam pilotados por homúnculos de meio metro de estatura, macrocéfalos, horrendos, vindos sabe Deus de que planeta, Marte, Vênus ou Saturno.

 Ah, acredito. Por que não seria verdade? Todo o mundo os tem visto, no Oriente e no Ocidente, no Pacífico e no Atlântico, nas costas da Califórnia, no Peru e no Amazonas, em Maceió, no Uruguai; e até mesmo aqui no Rio teve um cavalheiro que os viu durante 45 minutos; viu-os com os seus olhos que a terra há de comer, se me permitem a expressão, e por sinal chamou a radiopatrulha, no que se mostrou homem muitíssimo avisado.

Agora, leia o trecho de uma reportagem, outro tipo de texto jornalístico, do Jornal “O Globo” que conta uma história de superação através dos estudos, e perceba a linguagem informativa e detalhista do texto:

Nesta segunda-feira é a vez de Jair Roberto da Silva, faxineiro obrigado por dificuldades econômicas a abandonar cinco vezes a escola, mas ele não desistiu.

Das 7h às 16h. A rotina de Jair Roberto da Silva, faxineiro de um prédio em São Paulo, é cansativa. Mas, no fim de cada dia, ele ainda encontra disposição para estudar. “Com a educação, a gente pode almejar coisas maiores, se nós temos informação, nós podemos chegar onde quisermos.”

Foi com essa determinação que ele recuperou os anos perdidos. Na infância, abandonou os estudos cinco vezes, mas isso é passado. Jair voltou para a sala de aula, completou o ensino médio e, no fim do ano, termina o curso técnico de informática.

Gostou do conteúdo que o Estratégia Vestibulares preparou para você ir bem na prova do seu vestibular? Então não perca nossos próximos artigos! Aproveite para conhecer os nossos cursos, que são pensados para você alcançar seu sonho de entrar na universidade. Clique no banner abaixo e confira!

CTA curso Enem

Veja também:

Você pode gostar também