5 filmes sobre o tema de tecnologia para aumentar o seu repertório sociocultural

5 filmes sobre o tema de tecnologia para aumentar o seu repertório sociocultural

O Estratégia Vestibulares preparou esse artigo com repertórios sociocultural do eixo temático de tecnologia para ajudar na sua argumentação!

Você já pensou em como tornar sua redação ainda melhor? Conquistando a tão sonhada nota mil? Confira esse artigo que o Estratégia Vestibulares preparou com repertórios culturais para fortalecer, justificar e sustentar sua argumentação sobre o tema de tecnologia!

O que é Repertório Sociocultural?

Repertório sociocultural é o conjunto de conhecimentos e referências adquiridos por meio de livros, filmes, séries, matérias, jornais, pesquisas e muito mais. Os repertórios são usados, principalmente, nas argumentações de redações, em que os participantes utilizam referências para apoiar suas opiniões em fontes de autoridade. 

Dessa maneira, o repertório é usado para fundamentar, argumentar e fortalecer aquilo que está sendo dito no texto. Os repertórios socioculturais são avaliados pelas bancas de correção de diversos vestibulares, diversas redações, como no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por exemplo, em que Competência 3 avalia a capacidade do estudante de juntar informações externas ao defender seu ponto de vista.

A seguir, confira filmes e séries que podem ser usados como repertório cultural ao argumentar sobre o tema de tecnologia. Com essas indicações, é possível desenvolver argumentações com temas relacionados a uso excessivo de redes sociais, tecnologia, manipulação de dados e usuários, consumismo e muito mais!

5 filmes e séries para aumentar o seu repertório sociocultural sobre o tema de  Tecnologia

1 – Dilema das Redes (2020)

O documentário “O Dilema das Redes” retrata os problemas que as redes sociais, sites e aplicativos podem causar à saúde mental das pessoas. Nele, ex-funcionários da área de tecnologia explicam como funcionam os algoritmos e como os mesmos influenciam nas redes. 

Esses especialistas confirmam que a dependência tecnológica prejudica a saúde mental, ao passo que os usuários são moldados pelas plataformas que acessam e como o uso excessivo da tecnologia resulta em problemas como dependência e doenças crônicas.

Temas que envolvem tecnologia e saúde mental estão presentes na sociedade atual, sendo cobrados, por exemplo, na proposta de redação “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, tema do Enem 2018, e no Enem 2011 “Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado”

2 – Rede de Ódio (2020)

O filme “Rede de ódio” é um thriller e drama polonês descreve a história de um estudante que é conhecido por promover campanhas de ódio nas redes sociais, entretanto, sua crueldade virtual acabava acarretando problemas no mundo real.

O filme pode ser usado como citação em diversos temas de redação, como do Enem 2010 “O trabalho na construção da dignidade humana” e do Enem 2018, que discutiu “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Além disso, temas como “Há limites para a liberdade de expressão”, proposta de redação da Unicamp 2018, poderiam utilizar o filme como argumentação.

3 – Black Mirror (2011)

A série americana “Black Mirror”, conta com cinco temporadas e aborda ficção científica distópica ao refletir sobre como a tecnologia pode influenciar no cotidiano da sociedade, relações sociais e problemas ambientais. 

O seriado foi usado como repertório em diversas redações do Enem 2018, que abordavam o tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Lucas Felpi, um dos estudantes que garantiu nota mil na redação do Enem desta edição, disse “sempre uso Black Mirror em muitas redações”. 

4 – Criança, A Alma do Negócio (2008)

O documentário “Criança, A Alma do Negócio” traz a temática da publicidade infantil e como as crianças são influenciadas, tornando- se o principal alvo da publicidade no Brasil. 

Analisando os efeitos negativos da exploração comercial infantil e a influência que crianças têm no consumo familiar, o filme ouve especialistas, educadores, pais e crianças relatando o consumismo infantil, obesidade infantil e até mesmo a erotização precoce.

Assim, temas que envolvem publicidade infantil, como “Como, logo existo?” “Publicidade infantil em questão no Brasil” e “Consumismo” temas de redação da Unesp 2019, Enem 2014 e Fuvest 2011, respectivamente, poderiam utilizar o documentário como referência para a proposta de redação.

5 – Star Wars (1977)

A saga “Star Wars”, com nove filmes, conta a história de Leia, uma princesa que é mantida refém por Darth Vader, com isso, Luke Skywalker e Han Solo precisam libertá-la e restaurar a justiça e a liberdade da galáxia. 

Com isso, diversos filmes da saga podem ser usados como repertórios em suas redação. O desenvolvimento científico e a tecnologia, apesar de benéficos, também possuem um lado sombrio, que é abordado no filme. Além disso, temas como religião, uso da violência e transtornos mentais estão presentes na saga.

Dessa maneira, a saga pode ser utilizada como repertório para redações que abordam temas como, por exemplo, ”As utopias: indispensáveis, inúteis ou nocivas?”, cobrado na Fuvest 2016, e até mesmo “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”, do Enem 2016. 

Agora que você já sabe o que são repertórios culturais e exemplos, que tal se preparar com o Estratégia Vestibulares para conseguir nota máxima? Confira nossos artigos sobre redação, cursos e simulados!

Cursos de Redação Estratégia Vestibulares
Você pode gostar também