Assessoria ou acessoria: qual é a diferença?

Assessoria ou acessoria: qual é a diferença?

O Portal Estratégia Vestibulares preparou este artigo para te ensinar qual é a maneira correta de escrever os termos “assessoria” e “acessoria”

Você sabe qual é a maneira correta de escrever os termos “assessoria” e “acessoria”?  Com sons iguais, na hora de escrever uma frase bate aquela dúvida e podem nos confundir, não é? Para te ajudar, o Portal Estratégia Vestibulares preparou este artigo para sanar suas dúvidas!

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Assessoria e acessoria: qual é a diferença?

A seguir, confira algumas classificações e regras básicas dos termos que te ajudarão:

  • Assessoria: termo derivado da palavra “assessor”, com o sufixo “ia”
  • Acessoria: desvio linguístico, ou seja, está errado!

Assessoria: como usar?

A palavra “assessoria” é formada pelo termo “assessor” e o sufixo “ia”, indicando uma profissão, ajuda ou local em que é exercida uma atividade. O termo ainda pode ser considerado um adjetivo, quando direcionado a pessoa que desempenha-se como assessora, e vem do verbo “assessorar”, que significa dar suporte, assistência ou organizar.

  • Ela buscava trabalhar com assessoria de imprensa.
  • Prontamente ofereci assessoria ao estudante.
  • João precisou de uma boa assessoria jurídica.
  • Preciso da sua assessoria para finalizar o trabalho.

Acessoria: como usar?

Já o termo“ acessoria” é um desvio linguístico e, portanto, não deve ser usado. Por isso, quando quiser utilizar a palavra, deve-se escrever “assessoria”, com duas letras S. Portanto, se bater a dúvida na hora de escrever em sua redação, você pode usar sinônimos como ajuda, auxílio, colaboração e serviço.

Vale ressaltar que existe a palavra “acessório”, e podemos nos confundir ao escrevê-las. O termo “acessório” é usado para designar algo que segue ou complementa o principal, e que não é fundamental.

Mais dicas de estudo

Estude com o Estratégia Vestibulares

Que tal conferir mais dicas de Português? Com o Estratégia Vestibulares você tem acesso a benefícios exclusivos, como cursos, simulados preparatórios, redações corrigidas e revisões que te ajudarão a conquistar a vaga dos seus sonhos!

Você pode gostar também