11 filmes para assistir e comemorar o dia do estudante

11 filmes para assistir e comemorar o dia do estudante

O Portal Estratégia Vestibulares separou onze filme que te darão um gostinho de infância ao assistir e comemorar o dia do estudante

O dia do estudante é comemorado no Brasil no dia 11 de agosto. Essa data é celebrada desde 1927, após 100 anos do marco de quando o Imperador D. Pedro I instituiu os dois primeiros cursos de Ensino Superior voltados à área jurídica e social no Brasil, localizados  na Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo.

Segundo o Censo Escolar 2021, há mais de 9,4 milhões de estudantes matriculados em escolas da rede de ensino fundamental, médio e médio técnico no Brasil. Enquanto isso, no nível superior o número já ultrapassa a marca dos 8 milhões.

Pensando nisso, o Portal Estratégia Vestibulares separou 11 filmes de diversas temáticas, que podem ser usados em redações, repertórios socioculturais e até mesmo passar assistir em uma sessão da tarde, e que podem alegrar seu dia e dar até mesmo um gostinho de saudade. Confira: 

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

A Creche do Papai

A clássica comédia “A Creche do Papai”, estrelado por Eddie Murphy, foi estreada em 2003 e até hoje continua em alta nas principais plataformas de streaming. O filme conta a história de Charlie e Phil, dois pais que após perderem o emprego abrem uma creche em uma de suas casas. 

A produção apresenta desde as aventuras que os pais vivem ao lidar com seus próprios filhos e os filhos de outras pessoas, mas também a dificuldade em encontrar lugares de confiança para deixar seus filhos sob cuidados.

As Vantagens de Ser Invisível

Atualmente disponível na plataforma de streaming “Netflix”, o filme “ As Vantagens de Ser Invisível” conta a história de um estudante que sofre de depressão e precisa lidar com diversos problemas após seu melhor amigo cometer suicidio.

Falando assim parece super triste o filme, não é? Mas com o desenvolvimento da história, descobrimos que com ajuda de amigos e a descoberta do primeiro amor, o estudante consegue se reerguer e buscar viver mais momentos especiais ao lado de quem ama.

Diário de um Banana

Com mais de dezesseis livros lançados, o “Diário de um Banana” possui três filmes lançados e que os fãs já aguardam ansiosamente por mais produções. A história gira em torno da vida de Greg Heffley, que está começando o Ensino Fundamental e passa por experiências nada agradáveis.

Com seus amigos e familiares, Greg enfrenta as mais diversas situações e passa a escrever todas em seus diários, como suas aventuras, opiniões e desabafos. Seu irmão mais velho, Rodrick, é seu maior aliado, mas também seu maior inimigo, pois nunca cansa de se aproveitar do irmão.

Escola do Rock

A produção “Escola do Rock” está disponível na plataforma de streaming “HBO Max” e é um fenômeno desde seu lançamento em 2004. Dewey é um guitarrista que foi expulso de sua banda e passa a ser professor de uma escola particular.

Com seu jeito entusiasmado e único, o professor forma uma banda com seus alunos com o objetivo de participar da “Batalha das Bandas”. Ao passar do tempo, seus interesses pessoais em se tornar um astro do rock são deixados de lado, pois percebe que o amor por seus alunos e o laço que criaram é maior do que isso.

Escritores da Liberdade

O filme “Escritores da Liberdade”, baseado no livro “O Diário dos Escritores da Liberdade”, retrata um bairro do subúrbio de Los Angeles violento e agressivo. Para ajudar seus alunos e conseguir sucesso no desenvolvimento das suas aulas, a professora Gruwell, vivida por Hilary Swank, busca didáticas alternativas.

Com isso, a professora Gruwell mostra outra visão de mundo aos estudantes, como por exemplo que eles podem aprender mais e ir além dos conflitos gerados por questões prévias e rixas entre grupos já marginalizados, o que acontece muito na região e época apresentados no filme.

Veja também: 9 filmes sobre Educação para incluir no repertório sociocultural para redação

Extraordinário

Em “Extraordinário”, Auggie Pullman, interpretado por Jacob Tremblay, é um garoto que nasceu com uma deformidade facial e passou por  27 cirurgias plásticas. Com dez anos, Auggie passa a frequentar uma escola regular pela primeira vez, e os medos de sua família são tomados logo no início da trama.

Realizando o quinto ano do Ensino Fundamental, o garoto precisa se encaixar em sua nova realidade e lidar com os problemas e até mesmo opiniões de seus colegas de sala. Mesmo com a dificuldade em volta da fase de adaptação, o filme apresenta como Auggie encontrou amigos e superou seus medos com a ajuda de seus colegas e familiares.

Matilda

O filme de comédia e fantasia “Matilda”, lançado em 1996, é referência até os dias de hoje, e foi baseado em um romance do escritor britânico Roald Dahl. Inclusive, a plataforma de streaming “Netflix” está produzindo um musical baseado no filme que é muito aguardado pelos fãs.

Matilda é uma garota de apenas seis anos que vive com pais grosseiros e que não tratam a garota bem, desenvolvendo habilidades telecinéticas que a ajudam a lidar com esses problemas. Seu amor por livros que vão muito além do típico para outras crianças da sua idade chama a atenção desde as primeiras cenas. Sendo obrigada a frequentar a Escola Crunchem, Matilda descobre que mesmo as pequenas coisas fazem diferença e passa a viver uma nova vida.

Mental Lords

Lançado em 2022 na plataforma de streaming “Netflix”, o filme “Mental Lords” conta a história de um grupo de amigos que são excluídos no colégio onde estudam. Apesar dos problemas com a rejeição, a forte amizade entre eles mostra como a união, amadurecimento, primeiro amor e heavy metal são importantes para enfrentarem desafios.

Buscando vencer o festival da escola e conquistar a admiração daqueles que anteriormente nem sequer os viam, Hunter e Kevin formam uma banda que muda drasticamente suas vidas.

Moxie: Quando as Garotas Vão à Luta

“Moxie: Quando as Garotas Vão à Luta” é uma comédia dramática e musical lançada pela plataforma de streaming “Netflix” em 2021. O filme aborda temáticas como sexismo, machismo, transfobia, empoderamento feminimo e racismo. 

Ao se deparar com o passado de sua mãe, que era uma antiga integrante do feminismo punk nos anos 90, Vivian decide que fará mudanças em sua escola. Após espalharem textos anônimos na escola, as garotas do colégio conseguem falar sobre os problemas que circulam em seu colégio e denunciar aqueles que cometeram crimes.

O Menino Que Descobriu o Vento

O filme “O Menino Que Descobriu o Vento” conta a história de um jovem de Malawi que está cansado de ver seus colegas e familiares do vilarejo passarem por dificuldades. Ao se inspirar em um livro de ciência, o garoto desenvolve uma turbina eólica para salvá-los da fome. Mesmo com dificuldades e a falta de apoio e confiança dos demais, o garoto busca estudar cada vez mais e conseguir ajudar seu vilarejo.

10 Coisas que Eu Odeio em Você

Disponível na plataforma de streaming “Disney+”, o filme “10 Coisas que Eu Odeio em Você”, é um clássico lançado em 1999. Bianca Stratford é a irmã mais velha de Kat Stratford e encontra dificuldades para namorar, pois não pode namorar antes de sua irmã mais velha.

Cameron, que está apaixonado por Bianca, suborna seu amigo para que ele saia com Kat e os dois não tenham problemas com os pais da menina. Inesperadamente, Kat e este amigo se dão bem e passam a viver aventuras juntos.

Estude com o Estratégia Vestibulares

Agora que você já sabe alguns filmes para assistir neste dia tão especial, que tal acompanhar o Estratégia Vestibulares? Você pode ter acesso a banco de questões, cursos e simulados preparatórios para te ajudar nos estudos!

pacotes-intensivos-cta
Você pode gostar também