11 questões sobre aquecimento global que já caíram nos vestibulares

11 questões sobre aquecimento global que já caíram nos vestibulares

Causado pela alta do efeito estufa, o aumento da temperatura na Terra é consequência de comportamentos humanos e responsável por catástrofes ambientais

Você sabia que o efeito estufa, responsável pelo aquecimento global, é um fenômeno natural e necessário para o planeta Terra? Ele é formado por uma camada de gases presentes na atmosfera terrestre, que permitem que uma quantidade da radiação solar seja absorvida pelo planeta e traga condições para a existência de vida por aqui, enquanto o resto da luz reflete de volta ao espaço.

Já o aquecimento global, é causado pela ação humana, e acontece quando há uma alta no efeito estufa. Ou seja, com uma camada de gases mais espessa, a luz solar não consegue refletir de volta, sendo absorvida em maior quantidade pela Terra e aumentando a temperatura do planeta.

De acordo com um estudo do serviço nacional de meteorologia do Reino Unido, o Met Office, a Terra aumentou 1,2ºC de temperatura desde a Revolução Industrial, quando a estimativa para o período era de menos de 0,85ºC. Aumento que já causou efeitos ambientais irreversíveis.

Confira, a seguir, como as principais bancas de vestibulares do Brasil abordam um tema de tamanha relevância atual e saiba como se preparar para as questões sobre aquecimento global.

Leia também:
9 questões sobre Revolução Industrial que já caíram no Enem e demais vestibulares
Saiba tudo sobre o aquecimento global e como ele pode cair no vestibular!
9 documentários sobre mudanças climáticas para usar como repertório sociocultural na redação

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Fuvest (2023) 

Revista Fapesp, 2022. Adaptado. 

Segundo os dados apresentados e seus conhecimentos, é possível afirmar que, no Brasil,

A) A agropecuária é a atividade econômica com maior emissão na forma de gás metano, resultante do processo fermentativo da digestão celulósica nos ruminantes.

B) Os resíduos agrícolas têm pouca contribuição no total emitido à atmosfera na forma de cloretos e sulfetos originados de seu intemperismo, com baixos teores de carbono

C) Os processos industriais contribuem com emissões significativas de GEE na forma de gás metano, resultante da atividade microbiana sobre os compostos nitrogenados.

D) As mudanças no uso da terra, em que há a substituição de florestas por áreas cultivadas, respondem por cerca de metade da emissão de GEE a partir de bactérias e fungos.

E) O setor de energia é um grande emissor de GEE na forma de óxido nítrico, metano e dióxido de carbono, resultantes de todos os processos de geração de energia.

Alternativa correta: A

Urca (2022)

Considerando os pressupostos estabelecidos pela Ecologia e a conservação da natureza, tem se tornado cada vez mais preocupante a extensa lista de ameaças ambientais. O desenvolvimento e a aplicação da ideia de sustentabilidade ambiental torna-se, nesse contexto, importante para a construção de uma visão comprometida e atuante da Ecologia. Neste sentido, considerando o histórico da evolução das ideias de conservação dos ambientes e dos recursos naturais, assinale a alternativa correta:

A) A conferência das Nações Unidas para o Ambiente Humano, realizada em 1972, em Estocolmo (Suécia), possuiu como ponto alto o reconhecimento da lista das substâncias responsáveis pela diminuição, ou depleção, da camada de ozônio e apresentação do conceito de desenvolvimento sustentável.

B) A conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, ECO – 92, também conhecida como Rio – 92, teve como objetivo acelerar a aplicação da agenda ecológica mundial, adotar um estilo de vida em que a emissão de gás carbônico fosse próxima de zero e diminuição da temperatura mundial.

C) Em 1997, por meio do Protocolo de Kyoto, até o período entre 2008 e 2012, os países industrializados se comprometeriam a reduzir em pelo menos 5% as emissões de gases intensificadores do efeito estufa em relação aos níveis de 1990.

D) Em 2002, em Johannesburgo (África do Sul), a Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, estabeleceu um acordo mundial mais consciente entre os países para diminuir a emissão de gases intensificadores do efeito estufa que causa aquecimento atmosférico, aumento da temperatura e chuvas ácidas.

E) Em 2022, foi realizada a Estocolmo+50, na qual teve como objetivo impulsionar ações em prol de um planeta saudável para a prosperidade de todos e todas, essencial para o progresso social e econômico, o bem-estar e a criação da Agência Internacional de Proteção Ambiental (EIPA).

Alternativa correta: C

Uece (2022)

No que diz respeito ao efeito estufa, é correto afirmar que é um fenômeno

A) Por meio do qual toda a radiação solar que incide no planeta Terra é absorvida pela superfície terrestre e pelos oceanos.

B) Responsável pelo resfriamento do planeta Terra, sem o qual não haveria a vida como a conhecemos.

C) No qual parte da radiação infravermelha refletida pela superfície terrestre é absorvida por gases atmosféricos e irradiada de volta para a superfície.

D) Intensificado pelo aumento do desmatamento, que aumenta a quantidade de CO2 na atmosfera e faz com que a temperatura do planeta diminua.

Alternativa correta: C

Unitau (2020)

Frear as mudanças climáticas é um desafio contemporâneo de nível mundial que envolve a cooperação entre as esferas públicas e a sociedade. Os impactos dessa transformação do clima recaem sobre a população do planeta Terra, uma vez que as consequências das mudanças climáticas resultam em desastres ambientais que afetam desde a produção de alimentos até o clima.

Adaptado de: http://www.alagoas24horas.com.br/1247090/climao-inibir-a-destruicao-da-camada-de-ozonio-e-um-desafio-da-atualidade/.Acesso em out. 2019.

A camada de ozônio, que está localizada em uma região da atmosfera chamada estratosfera, entre 20 km e 35 km da superfície da Terra, está diretamente relacionada com a manutenção da vida no planeta. Essa camada chega a filtrar mais de 90% dos raios UV do Sol, que são nocivos aos seres vivos, impedindo que a maior parte dessa radiação chegue até a superfície terrestre.

Adaptado de: https://brasilescola.uol.com.br

Sobre a camada de ozônio e os raios UV, é INCORRETO afirmar:

A) Na troposfera, o ozônio participa do smog fotoquímico, que é um fenômeno de poluição atmosférica.

B) Raios UV, quando atingem a superfície terrestre, podem causar aumento da frequência de ativações da replicação do vírus herpes em indivíduos infectados.

C) Óxido nítrico (NO) e óxido nitroso (N₂O) estão entre as substâncias químicas que favorecem a formação da camada de ozônio.

D) A quantidade de O₃ da camada de ozônio é constantemente modificada pelos raios UV, que, ao atingirem a camada, promovem a separação de um dos oxigênios do ozônio, liberando O₂.

E) A incidência de raios UV pode provocar cegueira, pelo aumento da catarata em indivíduos que apresentam tendência ao desenvolvimento dessa enfermidade.

Alternativa correta: C

Uerj (2020)

Várias mudanças ambientais interferem no ciclo biogeoquímico do carbono. Sabe-se que a maior parte desse elemento está armazenada nas rochas e sedimentos da crosta terrestre, como indica a tabela.

A exploração intensa dos recursos naturais acelera o processo de conversão do carbono encontrado em rochas e sedimentos, em compostos de carbono que circulam nos outros reservatórios.

Uma consequência desse processo é:

A) Redução da eutrofização

B) Aumento do efeito estufa

C) Aumento da camada de ozônio

D) redução da fixação de nitrogênio

Alternativa correta: B

PUC-SP (2019)

O Brasil é signatário do Acordo de Paris, aprovado por 195 países com o intuito de estabelecer um controle sobre os gases de efeito estufa e, com isso, evitar as consequências negativas de uma possível mudança climática global. Dentre as medidas a que o país se comprometeu a implementar, nesse contexto, está a restauração e o reflorestamento de 12 milhões de hectares de florestas. 

Essa medida é condizente com os propósitos do referido acordo, pois: 

A) A vegetação captura gás carbônico, em virtude do processo de fotossíntese. 

B) As florestas são o pulmão do mundo, aumentando a taxa de oxigênio na atmosfera. 

C) Os gases liberados pelas plantas ajudam a reparar a camada de ozônio ao redor do planeta. 

D) A umidade liberada pela transpiração vegetal nas florestas estabiliza o clima global. 

Alternativa correta: A

UEG (2019)

O planeta retratado por Mafalda na charge apresentada seguiu uma evolução determinada pelas forças geológicas desde a sua origem, há cerca de 4,5 bilhões de anos. Ao longo dessa jornada, passou por transformações significativas em sua crosta e atmosfera. A partir de 1950, o desenvolvimento humano e suas implicações no ecossistema terrestre crescem exponencialmente, conforme retratado em estudos da nova era geológica, denominada de Antropoceno, podendo provocar um “adoecimento” no planeta.

Mafalda cuida do planeta em função das diversas intervenções que ele sofreu e sofre. Este “adoecimento” planetário se deve a que?

A) À mudança na integridade da biosfera.

B) À estabilidade das mudanças climáticas.

C) À perda e ao ganho de ozônio estratosférico.

D) À carga equilibrada de aerossóis na atmosfera.

E) À redução do uso dos recursos naturais pela população.

Alternativa correta: A

Fatec (2019)

A fim de controlar os diversos problemas ambientais de cunho antrópico detectados na Terra a partir de meados do século XX, os governos dos países membros da ONU têm se reunido em grandes conferências em busca de soluções e metas comuns.

Assinale a alternativa correta a respeito dessas conferências. 

A) Durante a Eco–92 foram levantados recursos para a recuperação de pelo menos 92% da camada de ozônio nas regiões de clima temperado.

B) Um produto da Eco–92 foi a Agenda–21, documento em que constam programas para um desenvolvimento mais sustentável durante o século XXI. 

C) Na Rio+20, mais vinte bacias hidrográficas (incluindo a do Uruguai) entraram para o regime especial de proteção de águas continentais da ONU. 

D) A Rio+20 determinou maior fiscalização em usinas nucleares, a fim de evitar acidentes atômicos como os de Chernobyl, Goiânia e Fukushima. 

E) Após a Rio+20, Canadá, Rússia e China deixaram a ONU, alegando discordâncias com políticas que interfeririam na autonomia dos países desenvolvidos.

Alternativa correta: B

UEA (2019)

A compreensão dos ciclos da matéria nos ecossistemas do planeta permite que o ser humano formule as melhores soluções para impactos ambientais cada vez mais preocupantes. Na natureza, o desequilíbrio verificado no ciclo do elemento carbono relaciona-se

A) À inversão térmica nas grandes cidades.

B) À degradação da camada de ozônio na atmosfera.

C) À eutrofização dos ambientes aquáticos.

D) Ao efeito acumulativo de poluentes ao longo das cadeias alimentares.

E) À intensificação do efeito estufa.

Alternativa correta: E

Uerj (2019)

Tendo em vista a posição da maioria da comunidade científica, a situação retratada nos quadrinhos contribui diretamente para o agravamento do seguinte problema ambiental:

A) Erosão dos solos

B) Aquecimento global

C) Contaminação lacustre

D) Assoreamento dos rios

Alternativa correta: B

Fuvest (2019)

O processo de acidificação dos oceanos, decorrente das mudanças climáticas globais, afeta diretamente as colônias de corais, influenciando na formação de recifes. Assinale a alternativa que completa corretamente a explicação para esse fenômeno. 

O dióxido de carbono dissolvido no oceano

A) Gera menor quantidade de íons de hidrogênio, o que diminui o pH da água, liberando maior quantidade de íons cálcio, que, por sua vez, se ligam aos carbonatos, aumentando o tamanho dos recifes. 

B) É absorvido pelo fitoplâncton, entrando no processo fotossintético, e o oxigênio liberado permanece na água do mar, oxidando e matando os recifes de coral. 

C) Leva à formação de ácido carbônico, que, dissociado, gera, ao final, íons de hidrogênio e de carbonato, que se ligam, impedindo a formação do carbonato de cálcio que compõe os recifes de coral. 

D) É absorvido pelo fitoplâncton, entrando no processo fotossintético, e o oxigênio liberado torna a água do mar mais oxigenada, aumentando a atividade dos corais e o tamanho de seus recifes. 

E) Reage com a água, produzindo ácido carbônico, que permanece no oceano e corrói os recifes de coral, que são formados por carbonato de cálcio. 

Alternativa correta: E

Prepare-se para a prova com o Estratégia Vestibulares 

O Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem nos principais vestibulares do Brasil! 

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece cursos preparatórios focados em cada uma das bancas, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA banco de questões estratégia vestibulares
Você pode gostar também