O último mês do ano foi cheio de acontecimentos que podem aparecer entre os assuntos da atualidade na sua próxima prova de vestibular. Conflitos geopolíticos, avanços científicos, discussões sobre acesso à direitos e mais. Confira, a seguir, os principais fatos do noticiário de dezembro para incluir na sua lista de estudos:
Veja também:
+ Novembro de 2025: atualidades e acontecimentos que podem cair no vestibular
Navegue pelo conteúdo
Como as atualidades são cobradas no vestibular?
Quando pensamos em atualidades nos vestibulares, logo nos vem à mente o tema de redação, que muitas vezes é baseado em assuntos de relevância no momento do processo seletivo, mas as questões também podem abordar tópicos da atualidade.
As perguntas costumam trazer atualidades de forma contextualizada e interdisciplinar e não apenas cobrando conhecimentos do fato em si. Por exemplo, a prova pode usar acontecimentos sobre saúde para formular questões de Biologia ou de medidas geopolíticas para cobrar conhecimentos de Geografia.
Veja as atualidades do mês de dezembro
Queda de energia em São Paulo
Por conta da passagem de um ciclone extratropical pelo Brasil, entre os dias 02 e 05 de dezembro, a cidade de São Paulo e pelo menos mais sete municípios da região metropolitana sofreram interrupção no abastecimento de energia elétrica.
Durante os dias do ciclone, que teve ventos de até 85 km/h, a Entidade Nacional de Energia Elétrica (Enel) recebeu 2,8 milhões de notificações de falta de energia elétrica, sendo 1,2 milhões delas registradas simultaneamente.
A Enel é uma empresa italiana que possui a concessão para oferecer o serviço de energia em diversas cidades do Estado de São Paulo, e por conta das interrupções durante o ciclone de dezembro, recebeu multas da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) e do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), por deixar alguns endereços sem abastecimento por até 72 horas.
Durante todo o ano de 2025, a capital paulista, que é a maior cidade da América Latina em população, e sua região metropolitana registraram outros três grandes eventos de interrupção do fornecimento de energia em massa: em janeiro, com cerca de 600 mil clientes afetados; em março, com 300 mil atingidos; e em agosto, com 450 mil ocorrências.
Marco Temporal
No dia 09 de dezembro, o Senado Federal aprovou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 48/2023 que estabelece o Marco Temporal. A tese jurídica do Marco Temporal defende que os povos indígenas brasileiros só têm direito às terras que já estavam em sua posse ou sob disputa judicial até a data da promulgação da Constituição Federal de 1988, impedindo, assim, novas demarcações.
Já em 17 de dezembro, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) formaram maioria, com seis votos a zero, para determinar a inconstitucionalidade do Marco Temporal. O STF já havia se posicionado da mesma maneira em 2023, mesma época em que o Presidente Lula (PT) vetou parte de uma lei na qual o Congresso havia validado a regra.
Saiba mais:
+ Marco temporal: entenda o que está em jogo e como isso pode chegar aos vestibulares
+ Tema de redação Unemat 2024 aborda o projeto de lei do Marco Temporal
Alesc extingue cotas raciais
A Assembléia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou, em 10 de dezembro, o Projeto de Lei (PL) nº 753/2025, que proíbe cotas raciais em universidades públicas do Estado e em instituições que recebem recursos estaduais. Agora, a norma aguarda a sanção ou veto do governador Jorginho Mello (PL), e passa por acompanhamento Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que determinará sua constitucionalidade.
A Lei, de autoria do deputado Alex Brasil (PL), determina que as universidades que mantiverem cotas raciais poderão pagar multa de R$ 100 mil por vestibular e perder verbas públicas. As reservas de vagas para pessoas com deficiência, de escola pública e por critérios socioeconômicos serão mantidas.
A proibição vale para a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), instituições do sistema Acafe e faculdades privadas que recebem bolsas do programa Universidade Gratuita e do Fundo de Apoio à Educação Superior (Fumdesc).
Acesse também:
+ Quais são as cotas disponíveis no vestibular?
Ataque na Austrália
Dois atiradores realizaram um ataque contra pessoas que participavam do festival judaico de Hanukkah, no dia 14 de dezembro, em Sydney, na Austrália. Os dois suspeitos, que eram pai e filho, assassinaram 15 pessoas e feriram 40. O mais velho dos homens foi morto pela polícia, enquanto o segundo,foi preso.
O Primeiro Ministro da Austrália, Anthony Albanese (Partido Trabalhista), e a polícia de Nova Gales do Sul — Estado onde ocorreu o ataque —, classificaram a ação como um ato terrorista e antissemita.
O que é antisseminismo?
O termo refere-se ao preconceito, discriminação e ódio contra judeus apenas por serem judeus.
Leia ainda:
+ Holocausto: o que foi, significado e contexto
Foguete comercial no Brasil
Em 17 de dezembro, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou o primeiro lançamento de um foguete comercial privado, a partir de uma base localizada no território brasileiro. O foguete da operação foi denominado como “Hanbit-Nano” e pertence à empresa sul-coreana “Innospace”.
O objetivo da missão, denominada “Operação Spaceward”, foi o de levar satélites para a órbita baixa da Terra (LEO), a uma altitude de aproximadamente 300 km e inclinação de 40 graus.
A diferença deste lançamento, em comparação aos outros que o Estado Brasileiro já realizou, é que trata-se da primeira vez em que uma base brasileira oferece apenas seus serviços logísticos, como uma espécie de “porto”, em vez de enviar seus próprios foguetes para missões científicas.
Transmissão vertical de HIV no Brasil
O Brasil recebeu, em 18 de dezembro, a certificação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) que indica que o País eliminou a transmissão vertical do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), causador da doença da Aids, como problema de saúde pública.
A transmissão vertical ocorre quando o vírus é passado da mãe para o bebê durante a gravidez, o parto ou a amamentação. E para conquistar a certificação, o Brasil manteve a taxa desse tipo de transmissão abaixo de 2%, e a incidência da infecção em crianças inferior a 0,5 caso por mil nascidos vivos, seguindo critérios da OMS.
Além disso, o Brasil também alcançou mais de 95% de cobertura em pré-natal, testagem para HIV e oferta de tratamento às gestantes que vivem com o vírus.
Veja também:
+ HIV: desenvolva repertórios socioculturais para o vestibular
Exercício militar chinês próximo a Taiwan
Fechando o mês, nos dias 29 e 30 de dezembro, a China realizou exercícios militares utilizando tropas, navios de guerra e aviões próximo à costa de Taiwan. As atividades incluíram disparos reais e simulados contra alvos terrestres e marítimos, além de exercícios para cercar a ilha e bloquear seus principais portos.
As tensões entre China e Taiwan não são novas e remontam à Revolução Chinesa de 1949. Enquanto o governo de Pequim, na China Continental, reconhece a ilha como uma de suas províncias, Taiwan entende-se como independente, possui governo e forças armadas próprias, além de fortes relações com os Estados Unidos e o Ocidente. No entanto, a ilha não é reconhecida como um Estado independente pela Organização das Nações Unidas (ONU), por exemplo.
Leia mais:
+ Tigres Asiáticos: o que são, importância, localização e questões
+ Ásia: relevo, demografia e outras características
Como estudar com o Estratégia Vestibulares?
Se você quer focar nos estudos e garantir uma vaga no curso dos seus sonhos, o Estratégia Vestibulares pode te ajudar!
Além de oferecer diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em mais de 70 vestibulares, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece cursos preparatórios exclusivos sobre diversos vestibulares e universidades, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!



