Tigres Asiáticos: o que são, importância, localização e questões

Tigres Asiáticos: o que são, importância, localização e questões

O termo Tigres Asiáticos se refere a quatro territórios da Ásia que apresentaram um crescimento brutal durante o século XX e que, atualmente, são um bloco econômico. Devido à agressividade e velocidade desse aumento econômico, são representados pela figura dos tigres, que são mamíferos de grande porte, vorazes e velozes. 

Cingapura, Hong Kong, Taiwan e Coreia do Sul são os quatro países destacados nos Tigres Asiáticos. A forma como a política econômica foi organizada favoreceu uma atração de negócios e melhora na produtividade.

No artigo abaixo, você entenderá melhor o processo de ascensão dessas nações, as principais decisões envolvidas no crescimento econômico e a relação entre os Tigres e a Guerra Fria. Confira também questões de vestibulares que utilizam esse tema como pano de fundo e base teórica!

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Resumo

A principal característica dos Tigres Asiáticos é o forte investimento externo em sua economia. A partir dos valores recebidos, a indústria pode se desenvolver, a mão de obra tornou-se mais qualificada e, com isso, a exportação de produtos se fortaleceu. 

É importante perceber que foi criada uma infraestrutura muito desenvolvida, que era atrativa para quem olhava de fora. As estruturas de energia, transporte e comunicação favoreciam o estabelecimento de indústrias, com grande potencial de lucratividade. 

Ao mesmo tempo, os trabalhadores tinham grande potencial de qualificação, mesmo que a mão de obra fosse barata. Fica claro, portanto, que o investimento fazia muito sentido para as empresas, indústrias e países externos; principalmente aqueles que necessitavam desse tipo de estrutura ou serviço.

O processo de industrialização e ascensão desses quatro territórios se intensificou a partir da segunda metade do século XX, pouco tempo depois da Segunda Guerra Mundial e próximo ao contexto da Guerra Fria.

A partir da década de 1960, outros países asiáticos passaram a investir em Cingapura, Hong Kong, Taiwan e Coreia do Sul. O Japão, por exemplo, foi um grande investidor do crescimento acelerado dessas nações.

As inovações se estenderam tanto no setor industrial como na área tecnológica e tudo isso pode ser observado no perfil econômico dos países. O gráfico abaixo demonstra claramente a curva de crescimento dessas localidades ao longo do tempo, entre 1950 e 2018. 

gráfico de PIB representando o crescimento dos Tigres Asiáticos
Imagem: Reprodução/Wikimedia

O termo produto interno bruto desses quatro países assumiu um crescimento acentuado no período observado. Ainda que houve algumas quedas e variações ao longo do tempo, podemos perceber que o saldo final é positivo, com um PIB per capita em ascensão contínua, a longo prazo.

Em termos numéricos, foi constatado que cada uma das quatro nações apresentou um crescimento de mais de 6% ao ano continuamente por cerca de trinta anos. Isso é suficiente para provar a continuidade do avanço econômico no grupo.

Por que “Tigres” Asiáticos?

Como já foi citado, o animal tigre pode ser interpretado como um símbolo de poder, força, velocidade, competitividade, energia, independência, ferocidade e outros adjetivos que demonstram intensa habilidade. A partir disso, o termo “Tigres” Asiáticos evidencia o potencial que está instalado nessas quatro nações.

Não esqueça também que o felino é típico da região asiática, o que demonstra uma relação de identificação com a própria fauna, com elementos típicos da cultura oriental para a construção desse conjunto de países.

Onde ficam os Tigres Asiáticos?

Os Tigres Asiáticos estão na porção leste e sudeste da Ásia, como mostra o mapa a seguir:

mapa dos Tigres Asiáticos
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Características dos Tigres Asiáticos

Em termos econômicos, Cingapura, Hong Kong, Taiwan e Coreia do Sul apresentam uma ampla intervenção estatal. O governo é responsável por fornecer as infraestruturas necessárias para o crescimento do país. Isso inclui os locais para instalação das indústrias, redes de energia eficientes, canais de comunicação funcionais, espaços para a comercialização, exportação e escoamento das mercadorias.

O Estado também está na responsabilidade por encontrar a melhor forma de distribuir os valores para cada setor, inclusive a respeito da distribuição de taxas e aplicações fiscais.

Nesse ponto, a estratégia estatal de desenvolver a educação e a profissionalização foi essencial para o resultado encontrado nesse grupo de países. Como a mão de obra é relativamente mais barata na Ásia do que em outros lugares do mundo, a qualificação era um chamativo a mais para os investidores estrangeiros.

O bloco econômico dos Tigres Asiáticos possui uma peculiaridade importante: as ZPEs, formalmente chamadas de Zonas de Processamento de Exportações. O único país do grupo que não adota essa estratégia é a Coreia do Sul.

Mas, afinal, o que são as ZPEs?

São estações industriais situadas nos litorais, para facilitar o escoamento e exportação das mercadorias. Nessas regiões, há grande incentivo para a instalação de multinacionais, porque a cobrança de impostos fiscais é diferenciada, por exemplo.

No início de seu crescimento, os Tigres já abrigavam indústrias importantes, que fabricavam produtos de alto valor, como automóveis e tecnologias novas para o momento. Depois, a expansão permitiu a chegada de ciências mais avançadas e, por isso, observam-se polos de indústrias de ponta nesta região.

A forma como as nações desse bloco econômico se organizam pode servir como inspiração e base para a criação de modelos políticos e financeiros em outras regiões do mundo. Afinal, o cenário dos Tigres Asiáticos representa características promissoras até os dias atuais.

Novos Tigres Asiáticos

Os Novos Tigres Asiáticos são cinco novas nações que também despontaram em grande ascensão no século XX; em 1990, um pouco depois do desenvolvimento dos países anteriores. Agora, os protagonistas são Filipinas,  Indonésia, Malásia, Tailândia e Vietnã.

Essas regiões foram financiadas, em partes, pelos Antigos Tigres Asiáticos. Os investimentos foram empregados em indústrias tradicionais e o objetivo de crescimento econômico se concretizou.

Alguns autores criticam que o desenvolvimento observado não teve boa gestão, ficando restrito à uma acumulação de capital e pouca aplicação em políticas que fossem benéficas para a população, como educação, saúde e etc.

+ Veja mais: Guerra do Vietnã: o que foi, características, contexto histórico e muito mais

Questão de vestibular sobre Tigres Asiáticos

UNIFOR/2008

Os “velhos tigres asiáticos”, entre os quais se destaca a Coréia do Sul, apresentaram uma situação bastante original: de simples montadores para exportação passaram a desenvolver tecnologia e, hoje, destacam-se como áreas de industrialização avançada. Pode-se apontar como um dos fatores responsáveis por essa transformação:

A) as abundantes jazidas de minérios e combustíveis fósseis.
B) a presença de sindicatos fortes e combativos.
C) os investimentos maciços em educação e em pesquisas tecnológicas.
D) o forte crescimento vegetativo que criou um grande mercado consumidor.
E) a presença de Estados democráticos que exaltam a participação popular.

Aprenda mais sobre ciências humanas para o vestibular

Se quiser aprender mais sobre a História da humanidade e suas nuances, bem como ver as questões sobre esse tema no seu vestibular, assine os cursos preparatórios do Estratégia Vestibulares! Tenha acesso aos materiais didáticos em pdf, com questões comentadas e muita explicação para cada disciplina de exatas, humanas ou biológicas. Clique no banner e saiba mais.

CTA curso Enem

Veja também:

Você pode gostar também